Saiba Do Que O Seu Cabelo Precisa!

Até alguns meses (uns três anos, na verdade) atrás eu não sabia quase nada sobre cabelos, vivia fazendo besteira e gastava os tubos pra dar conta do meu loiro.

A coisa mudou quando conheci um cabeleireiro que “fazia mágica” no meu cabelo, porque o que parecia é que ele entendia o que o cabelo “estava pedindo”, e isso fez uma diferença enorme, porque passei a gastar menos e a ter cabelos mais bonitos, mais fortes e mais brilhosos.

Quando questionei qual era o mistério, que borogodó era aquele, ele me disse que eu precisava “ouvir” o meu cabelo e sentir o que ele estava pedindo. Lógico que achei que ele tinha tomado umas, porque né, cabelo não fala e não pede nada!

Mas, com o tempo, fui entendendo o que ele quis dizer, aprendendo a “interpretar os sinais” que o meu cabelo enviava e foi aí que aprendi a cuidar dele de verdade.

E é isso que eu quero que vocês aprendam! Vamos começar?

Começando do começo (oi?)

Vá para frente do espelho e observe seu cabelo. Como ele está? Qual o estado geral dele? Ele está seco? Muito seco? Poroso? Frágil? Caindo? Quebrando? Sem vida? Sem brilho? Sem balanço? Desbotado? Elástico? Cresce rápido ou devagar? Com frizz? Seca rápido ou devagar? Embaraça fácil? Muito volumoso? Ralo? Oleoso? Com caspa?

Feito isso, é hora de analisar o histórico do seu cabelo.

Quais químicas você já aplicou? Já fez luzes? Descoloriu? Pintou? Fez mechas? Alisou? Fez progressiva? Relaxamento?

Quais ativos você utilizou nas químicas? Formol? Carbocisteína? Ácidos diversos? Tioglicolato? Guanidina? Hennê?

Seu cabelo é liso, cacheado, afro, “indefinido”, volumoso, ondulado, ralo, oleoso, seco?

Quais produtos você usa? Quais os ativos desses produtos? Usa quais finalizadores? Seus produtos são para o seu tipo de cabelo ou não?

Após isso, é preciso analisar como é a sua rotina…Trabalha exposta ao sol? No ar-condicionado? Frequenta muita praia e piscina? Usa muito secador e muita chapinha?

Parece questionário de agente de saúde, né? Mas é que só assim, listando tudo, colocando tudo no “papel” que a gente vai saber ao certo a quantas anda o nosso cabelo, o que ele está “falando” e do que está precisando.

Qual a Importância disso?

Lógico que o ideal é que um profissional “examine” o seu cabelo porque é evidente que ele sabe muito mais do que você (e do que eu!), só que nem sempre a gente tem Dilmas suficientes para pagar um bom cabeleireiro, então, nesse meio tempo, a gente tem que se virar, certo?

Nos próximos posts explico certinho como identificar se o cabelo precisa MAIS de produtos hidratantes, fortalecedores, nutritivos ou reconstrutores, mas por hora é importante saber que saber fazer essa diferenciação é essencial, porque cabelo é um troço mimado, e enquanto você não der o que ele precisa, ele não vai melhorar, não importa o quanto você gaste.

E isso é uma coisa lógica, porque de nada adianta reconstruir um cabelo que precisa de hidratação, ou somente hidratar um cabelo que precisa de força e reconstrução.

Beijos

Ju Lopes

Saiba Do Que O Seu Cabelo Precisa!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

3 Comments
  1. Bom dia Ju Lopes,

    Usei a ampola BOTANICO HAIR – BIG REESTRUTURAÇÃO conforme a indicação da embalagem,(hidratação em 3 minutos),
    e essa ampola sem exageros acabou com o meu cabelo.
    Ela possui Queratina, Creatina, D´Pantenol e Aminoácidos.
    Desde então estou tentando recuperar o meu cabelo.Estou fazendo hidratação toda semana com a mascara da kevlon que é excelente para o meu cabelo, faço tambem umectação com oleo de tutano e azeite (indicação patricinha esperta, rsrs..)mas tambem sem sucesso.Obs:Eu uso guanidina de 3 em 3 meses, ja ate estava na hora de relaxar, mas eu adiei porque meu cabelo ta um caos e eu fiquei com medo dele piorar.
    Estou desesperada, então resolvi mandar esse e-mail a fim de que você talvez consiga me ajudar,porque eu ja tentei de tudo.
    Meu cabelo desde que usei a ampola vem caindo muito, quebrando e embolando, embolando tanto que
    é quase impossivel de pentear.
    Ele ja diminuiu visualmente o volume, esta minguado, o que é de se desesperar ja que sempre tive muito cabelo.
    Por favor me ajude.
    Atenciosamente,
    Natália Rodrigues.

Leave a Reply

Your email address will not be published.