in

Cruelty free: o que é?

Como Escolher o Shampoo Certo - Cruelty free: o que é?
Cruelty free: o que é?

Nos últimos anos, o cruelty free foi um termo que começou a fazer parte da rotina de compras de compras e também do processo de produção de diversas empresas, mudando diversas relações.

Entretanto, o assunto ainda é novo, traz muitas dúvidas, discussões e, em alguns casos, fica até difícil entender o que exatamente quer dizer ou como descobrir esses itens.

Pensando nisso, aqui separamos tudo o que você precisa saber: desde conceitos, marcas, selos e diferenças entre essa palavra e algumas outras. Não perca mais tempo!

O que é cruelty free?

Para entender todo o movimento que originou o cruelty free, é preciso entender também o mercado de consumo.

Neste cenário, vamos pensar ao longo da história, mas de uma forma mais generalizada e simples ok?

Pois bem, ao longo da história, desde antes da revolução industrial, diversos animais já eram usados no processo de fabricação para consumo.

Por exemplo, animais eram mortos para servir de alimento e o couro usado para fabricar roupas, sapatos e outros itens.

Com o avanço tecnológico, muitos animais começaram então a serem usados como “método de pesquisa”, o que é um termo bonito para uma situação não tão bonita.

Em resumo, os animais eram (e ainda são) usados como cobaias em milhares de laboratórios, para testar produtos dos mais variados nichos, desde cremes, injeções, pomadas, maquiagens, etc.

Mas o crescimento da conscientização de mundo também fez com que muitas pessoas começassem a discutir sobre esse uso animal, danos a formas de vida, agressividade, proteção ao meio ambiente como um topo de assim por diante.

E é neste cenário que surge o movimento de cruelty free.

Portanto, o movimento bem para eliminar o uso de animais em atividades, como testes, e quaisquer outros.

Em tradução livre, seria algo como “livre de crueldade”. Mas isso não significa apenas não fazer o animal não sofrer, e sim deixar de usá-los.

Importante:

Com a evolução tecnológica, o uso de animais acabou se tornando pouco ideal, já que existem outros meios de garantir que os produtos sejam seguros.

Mesmo em empresas que fazem os testes como se fosse algo extremamente necessário, como a farmacêutica.

A verdade, é que esses animais sofrem durante todo o processo, sendo algo visto como antiquado e até antiético.

O que é um produto cruelty free?

Assim, temos os produtos que recebem o selo de cruelty free, livres de crueldade animal.

Porém, é preciso atenção.

Um produto só pode receber esse selo se nenhum teste, durante todo o processo de fabricação, não tenha usado nenhum animal como cobaia.

Ou seja, não basta uma empresa não usar animais, mas os fornecedores sim.

Desse modo, se quaisquer fornecedores fazem testes em animais e você usa aquela matéria para produzir um outro produto, ele não é cruelty free.

O processo precisa ser total!

Justamente por isso, vem surgindo algumas discussões nas redes sociais.

Isso porque, algumas empresas colocam o tal selo nos produtos, afirmando que não realizam nenhum tipo de teste animais ou cobaia.

Porém, ao pesquisar de onde vem esses insumos e ingredientes usados pela empresa, descobre-se que essas outras fazem ainda esses testes.

Uma falta de respeito não apenas com o consumidor, mas com a própria empresa e marca.

Como ter certeza sobre isso?

Para ter certeza que um produto é completamente livre de testes em animais, é preciso estar atento a algumas regras.

Isso porque, cada país possui uma legislação diferente, como classificações e normativas que garantem que essa informação seja repassada aos consumidores.

E é justamente por isso que muitas empresas tentam passar a perna nos consumidores, alegando que são cruelty free, quando não são. Por conta dessa “elasticidade” nas normas.

Sendo assim, o primeiro passo é observar o selo.

Para tornar isso mais simples, a ONG Projeto Esperança Animal, a PEA, está sempre atualizando a lista de empresas brasileiras que não testam em animais.

A principal importância disso para a indústria do cosmético é acompanhar o mercado: garantindo produtos de qualidade e sustentabilidade.

Afinal, já foi o tempo em que não existiam outros meios de testar um produto.

Da mesma maneira, isso impulsiona o desenvolvimento da indústria, com matérias-primas mais naturais, de qualidade e sem químicos, o que é essencial para a sua saúde.

Porque você deveria escolher esses produtos?

Todos os produtos que não testam em animais possuem um processo mais sustentável, mais garantias de serem naturais e menos tóxicos.

Logo, é importante para você, para o mundo no qual vive e bem-estar dos animais.

Entre as marcas mais conhecidas aqui que já fazem parte dessa revolução temos: Natura, Avon, Eudora, Mahaganu e muitas outras.

Já a Nivea, MAC, Lancôme Paris, Kylie Cosmetics e Ruby Rose, ainda testam em animais em alguma parte do processo de produção.

Por fim, vale destacar que produtos veganos são aqueles que não usam nenhuma matéria-prima de origem animal, como leite. Logo, fazem uso de substâncias sintéticas ou não-animais.

Os produtos podem ser apenas cruelty free ou também veganos, sendo duas classificações diferentes.

Agora que você já sabe tudo sobre esse movimento incrível, está esperando o que? Comece a mudar a sua forma de escolher e consumir produtos: observe, avalie e escolha de maneira consciente!

Veja também:

5/8 - (1 vote)

Escrito por Kika

Natieli Leal *KIKA - Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que eu vou te mostrar um pouco do meu mundo. contato@patricinhaesperta.com.br @patricinhaesperta

O que você achou? Vote

98.3k Pontos
Upvote Downvote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como Escolher o Shampoo Certo5 - Shampoos para cabelos finos - favoritos top 5

Shampoos para cabelos finos – favoritos top 5

Como Escolher o Shampoo Certo1 1 - Removedor De Tinta De Cabelo: O Que é e Como Age?

Removedor De Tinta De Cabelo: O Que é e Como Age?