Dicas Certeiras pra Ter Fios Brilhantes Agora!

Cabelo é, quase sempre, nosso assunto preferido, e ter cabelos bonitos e sedosos é desejo absoluto, não é mesmo? Afinal, quem não quer ver os fios iluminados, parecendo os de comerciais de shampoo? Todo mundo quer! E ter cabelos brilhosos não é uma tarefa tão difícil, mas é preciso ter certos cuidados pra que os fios possam brilhar, e é aí que a grande maioria peca.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas pra vocês. Confiram!

1. Cabelo Limpo é Essencial

Pra que o cabelo possa brilhar, possa refletir luz, ele precisa estar limpo, não tem jeito, porque o brilho é o reflexo da luz. E não é só jogar o shampoo, condicionador e água e achar que o cabelo está limpo, porque não é assim que a banda toca! Primeiro você precisa molhar os cabelos, depois aplicar o shampoo, preferencialmente um shampoo de “limpeza”, que é transparente, e depois o shampoo de tratamento, que vai efetivamente tratar os cabelo. A cada aplicação de produto os fios devem ser enxaguados até que a água saia cristalina. Em seguida aplique o condicionador no comprimento e nas pontas, preservando a raiz. Deixe agir alguns segundos e enxágue o cabelo completamente com água em temperatura ambiente.

4410e4767e0c3f2d2da433ad440ee05c

Pra finalizar é bom jogar um jato de água fria nos fios, pois assim as cutículas serão selados e os fios, consequentemente, brilharão mais.

2. Banho de Brilho

Todos os cabelos, virgens e coloridos, se beneficiam dos banhos de brilho, que intensificam a cor e o brilho dos fios. Pra fazer o banho de brilho você vai misturar três colheres de hidratação branca com 1/3 da  bisnaga de tonalizante na cor equivalente a coloração que você usa ou, no caso dos cabelos virgens, no tom do seu cabelo. É só deixar agir por 20 minutos e enxaguar em seguida. O procedimento pode ser realizado uma vez por mês e deixa os fios muito mais bonitos, com a cor renovada e brilhosos. Aposte!

3. Hidrate, Hidrate e Hidrate!

Cabelo precisa de hidratação da mesma forma que o nosso corpo precisa de água, então faça da hidratação um hábito. Como é que você quer que o cabelo brilhe se ele está seco e desidratado? Não vai brilhar, porque pra brilhar os fios precisam estar saudáveis, com as escamas seladas, pois só assim a luz será refletida. Portanto, invista na hidratação semanal, que pode ser feita com produtos baratinhos mesmo, afinal hidratação serve somente para repor água, e isso não precisa custar caro, não é mesmo?

Além de hidratar semanalmente, é preciso, vez ou outra, umectar os fios com óleos ou com manteigas vegetais, que são ativos nutritivos que ajudam no tratamento dos fios e garantem um brilho todo especial. A umectação pode ser feita semanalmente ou de 10 em dias dias, a depender do tipo e estado do seu cabelo. Os óleos usados devem ser sempre vegetais 100% puros, e a escolha vai depender do seu gosto. Eu gosto muito do óleo de pracaxi, que é mais leve, e também do de coco, jojoba e abacate, que são bem potentes.

4. E A reconstrução?

Todo cabelo, vez ou outra, precisa de reconstrução, o que vai variar aqui é o nível da reconstrução, e isso vai depender do tipo de profundidade dos danos. Quem faz química capilar, incluindo escovas diversas, alisamentos, relaxamentos, colorações, luzes e descoloração, dentre outras, precisa de reconstrução com maior frequência, e a depender do estado do cabelo ela pode ser mais ou menos potente.

Mas o que tem a ver a reconstrução com o brilho? Ora, tudo! A reconstrução vai devolver a massa capilar, que é a substância básica do cabelo, e se o cabelo não tiver massa, não se sustenta, porque vai ficar parecendo um chiclete, fino, partindo e quebrando o tempo todo, e é claro que isso significa que os fios não vão brilhar!

Captura de tela inteira 17012014 170831-001

Mas, aqui vai um alerta: o excesso de reconstrução é tão prejudicial quanto a sua falta, então cuidado pra não pesar na mão e acabar exagerando!

5. Alimentação, Sempre Ela!

Já tá até chato ficar falando da importância da alimentação, porque ela é importante para todas as coisas, inclusive na beleza, mas o fato é que não dá pra ter o cabelo brilhoso e saudável sem uma alimentação adequada, simples assim! A falta de nutrientes, fruto dessa dieta pobre em vitaminas e minerais que temos atualmente, é uma das grandes responsáveis por vários problemas capilares, inclusive a queda, a dificuldade de crescimento e também a falta de brilho.

Assim, é essencial que tenhamos uma alimentação saudável, rica em nutrientes que possam dar aos fios o que eles realmente precisam. Portanto, deixa o fast food e os doces de lado e aposte em cereais integrais, carnes magras, ovos, leite frutas, verduras e legumes, que são verdadeiros alimentos para os cabelos.

6. Filtro Solar Capilar: Tem Que usar!

Esse é um hábito que a grande maioria não tem, mas que deveria ter! Os raios solares são danosos aos fios e oxidam o seu pigmento, além de causar ressecamento, o que, claro, interfere na saúde, na beleza e no brilho dos fios. Pra evitar que isso aconteça, aposte em finalizadores que ofereçam proteção solar. Existem, na verdade, vários produtos com proteção solar para os cabelos, mas o ideal é que a aposta seja feita nos produtos que fiquem mais tempo em contato com os fios, ou seja, nos finalizadores, que devem ser usados todos os dias.

Quando for pra praia ou piscina, intensifique os cuidados, pois aqui a exposição é bem maior e o cabelo acaba sofrendo mais.

Coisas Que Devemos Evitar:

  1. Lavar os fios com água muito quente acaba com o brilho, então evite!
  2. Dietas radicais, que privam o organismo e nutrientes enfraquece e impede o cabelo de brilhar.
  3. O uso demasiado de secador e de chapinha também deve ser evitado, já que estraga os fios.
  4. O excesso de química não é recomendado, e é preciso dar uma pausa entre uma química e outra para que os fios possam se recuperar.

As dicas são simples, mas garanto que são eficazes. É usar e comprovar!

Dicas Certeiras pra Ter Fios Brilhantes Agora!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.