Dia desses uma amiga minha disse que nenhuma hidratação funcionava no cabelo, nem as caras nem as baratas, e eu fiquei cismad, porque o cabelo dela é relativamente fácil, já que não tem química, então o resultado de qualquer hidratação tente a ser melhor, claro, já que os níveis dos danos são menores.
Fui conferir as máscaras, porque achei que poderiam ser falsificadas (ela compra na internet, e já vi isso acontecer!), mas não eram. Conferi a data de validade, e nenhuma estava vencida, então pedi pra aplicar a máscara no cabelo dela pra ver o que era que acontecia, e comecei pela mais baratinha (foi uma da Novex), e pra minha surpresa o resultado foi ótimo.
Ela ficou mais surpresa ainda, e aí eu tive a ideia de perguntar como ela hidratava o cabelo, e ó, tava tudo errado! Como acho que isso pode acontecer com vocês, resolvi dar umas dicas básicas de como a coisa deve ser feita, tá?
Pra começar, lave o cabelo com um shampoo transparente, preferencialmente um pra cabelos oleosos, pois ele consegue remover melhor a sujeira e a oleosidade da raiz. Se o cabelo estiver muito sujo, aplique o shampoo duas vezes e enxágue bastante, até que a água saia cristalina, porque se restarem resquícios de produto no cabelo, o resultado da hidratação fica comprometido.
É essencial que toda a sujeira seja removida, senão os ativos de tratamento presente nas máscaras não conseguem penetrar nos fios e tratar o cabelo.
A temperatura ideal para a água é a fria, mas não muito, tipo em temperatura ambiente.
A máscara não deve ser aplicada na raiz dos cabelos pra não estimular a oleosidade. É preciso aplicar a máscara em boa quantidade do comprimento às pontas, de cima para baixo.
Após aplicar a máscara em todo o cabelo, espere o tempo adequado, que, via de regra, é de 20 minutos, pra que a máscara faça efeito. O ideal é olhar na embalagem qual o tempo recomendado e seguir esse tempo, mas se não tiver essa indicação, deixe por 20 minutos. É bom abafar o cabelo com uma touca porque assim as cutículas se dilatam e os ativos penetram com mais facilidade.
Após o tempo de ação, enxágue o cabelo completamente até que a água saia cristalina. Não pode deixar resquícios de máscara nos fios pois isso danifica o cabelo.
Se o pH da máscara não for baixo, é bom aplicar um condicionador após o enxague da máscara para selar as escamas. Feito isso, enxágue o cabelo novamente.
Remova o excesso de umidade com a toalha, mas sem esfregar nem torcer o cabelo, pois isso facilita a quebra dos fios. Após retirar o excesso de umidade, penteie o cabelo e seque como de costume.
Não é difícil, né? É simples, mas muita gente se atrapalha e deixa escapar esses pequenos detalhes, o que compromete demais o resultado da hidratação, e é por isso, aliás, que a gente vive achando que a hidratação de salão é mais potente do que a que fazemos em casa!