Quando se decide mudar a cor dos fios é preciso entender que, junto com a nova tonalidade, chega também uma nova rotina de cuidados diários que fazem toda a diferença na durabilidade da cor.
Existem segredinhos de experts que prometem um cabelo colorido que dura mais tempo e ainda esbanja saúde. Se é isso que você procura, vamos compartilhar hoje com vocês dicas poderosas para um cabelo radiante, vem que tem!
A primeira premissa do cabelo colorido é investir pesado nos cuidados diários, pois nada adianta continuar utilizando shampoo e condicionador para cabelos normais, enquanto você precisa urgentemente de produtos específicos para cabelos tingidos. Eles são os maiores responsáveis pela manutenção da cor!
Preparação
Comece a preparar seu cabelo para receber o produto semanas antes. Se o seu cabelo está extremamente ressecado, poroso e quebradiço, a regra é investir em máscaras reconstrutoras que doam queratina e outros ativos que fazem com que o cabelo seja fortalecido.
Se os fios estão desvitalizados e gritando por reposição hídrica, ou seja, por uma carga extra de água, vá de máscara hidratante. Reserve de 5 a 10 minutinhos na hora do banho para cuidar dos fios. Pense sempre que é melhor cuidar dos fios antes para deixá-los fortalecidos e preparados do que tentar resgatá-los após os procedimentos agressivos.
* Na hora de escolher a tintura ideal, opte sempre por produtos profissionais que oferecem uma melhor pigmentação. Mais vale investir em produtos de qualidade que precisar retocar daqui 15 dias porque a tinta já desbotou. Lembre-se: às vezes o barato sai caro.
* A melhor forma de colorir os cabelos sem agredir extremamente por conta dos retoques contínuos continua sendo as mechas. Aproveitando a tendência ombré ou californianas que não vão embora tão cedo, é legal optar pelas luzes para não ficar dependente dos retoques mensais. Vocês sabem que eu prefiro mil vezes as mechas do que as tinturas, isso vale para cabelos loiros, é claro.
O loiro fica infinitamente mais bonito, mais claro e o efeito é o mais próximo do natural, já que não há presença daquela marcação forte na raiz, a famosa risca. Assim você pode ficar até três meses sem retocar a raiz, isso se não gostar da moda com o topo da cabeça mais escuro.
* Nas lavagens, uma boa solução para manter a hidratação sempre em dia e a cor evidente por mais tempo, é trocar o condicionador por uma máscara poderosa.
* Como as colorações agridem os fios no sentido de retirar a queratina e deixá-los propensos à queda e quebra constante, vale muito se jogar nas cauterizações ao menos uma vez ao mês. Os intervalos dependem do estado do cabelo, se estiver muito danificado, faça a cada 15 dias e depois mantenha uma vez ao mês.
* No quesito shampoo, evite utilizar aqueles que fazem limpeza profunda, os famosos antirresíduos que abrem as cutículas do cabelo fazendo com que a cor dure menos. Se você tem cabelos oleosos, fuja das lavagens diárias com ajuda dos xampus secos. Eles retiram o efeito oleoso rapidinho e ainda te ajudam a diminuir o número de lavagens, o que aumenta a durabilidade da cor.
* Sempre finalize o cabelo com leave-in de proteção solar, siga o mandamento para ficar com a cor sempre em dia.
E para finalizar o post com uma dica super especia,l apenda um truque de expert: na hora de retirar a coloração do cabelo não lave os fios com shampoo, use somente um condicionador e água morna para remover o produto. Use seu shampoo dois dias após o procedimento, assim os pigmentos do produto se fixarão melhor.