Guia de Sobrevivência Para Loiras: O Condicionador

Guia de Sobrevivência Para Loiras : O Shampoo

Condicionador é a semente da discórdia, porque eu sou do time das que substitui a máscara pelo condicionador em 90% dos casos.

Condicionador e Máscaras São Iguais?

Lógico que a função dos dois é completamente diferente, já que a máscara é feita para hidratar, nutrir e/ou reconstruir e o condicionador é feito para, logicamente, condicionar os fios.

Além disso, o condicionador possui o pH mais baixo, o que garante o “selamento” das cutículas, que foram abertas pelo shampoo, e a proteção dos fios, coisa que, teoricamente, a máscara não faz.

Essa é a versão oficial da coisa, mas tenho que falar o que funciona pra mim, certo?

Foto: reprodução

Pode Substituir o  Condicionador Pela Máscara?

O que funciona pra mim, que tenho cabelo descolorido e doente para todo o sempre (cabelo descolorido pode até sair da UTI, mas vive doente, não tem jeito!), é a máscara, porque ela trata os fios, enquanto o condicionador é, na grande maioria das vezes, um Confort capilar.

Existem sim alguns condicionadores que tratam realmente os fios e falarei deles já já, tá?

Caso insistam em, como eu, usar máscaras (ou ampolas) no lugar do condicionador, saibam que os “entendidos” recomendam que, após a máscara, seja aplicado o condicionador, porque a máscara vai tratar e o condicionador vai selar as cutículas.

Aqui farei  uma pequena observação:

Já li algumas vezes que, caso o pH da máscara seja baixo, ela pode tranquilamente substituir o condicionador.

Até aí OK, o que eu quero que me expliquem é o seguinte: quando a gente faz hidratação, em casa ou no salão, as cutículas ficam abertas e os fios desprotegidos, é? Tsc tsc tsc…

Porque, pela lógica, seria assim não é mesmo?

Vou pesquisar isso direitinho e volto aqui pra contar, tá?

Como escolher um bom condicionador?

Cabelo loiro é um cabelo mais frágil, mais ressecado, geralmente sem brilho, poroso e  com a elasticidade comprometida, certo?

Um bom condicionador para cabelos loiros tem que conter ativos que minimizem esses danos e protejam os fios, evitando o desbotamento.

Por isso, é fundamental que o condicionador possua filtro solar e ativos antioxidantes, como a vitamina E.

Existem centenas de ativos para cabelos secos, tingidos, danificados e quimicamente tratados, então só falarei de alguns, como os óleos e manteigas vegetais, que nutrem os fios, complexo de proteínas,  a queratina, a cisteína, a creatina, o pantenol, ceramidas, ácido hialurônico, minerais e  sericina, dentre outros.

Outra coisa: prefiram os produtos brancos, pois não interferem na pigmentação dos fios.

Segue no próximo post!

Beijos

Ju

Guia de Sobrevivência Para Loiras: O Condicionador
5 (100%) 1 Voto

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

5 Comments
  1. Bom dia Ju,
    Também sou loira, e cabeleireira aliás. As observações que você fez sobre máscaras e condicionadores estão quase certas. A máscara usada como uma hidratação intensa tem geralmente ph baixo, o que acaba desequilibrando o ph do cabelo. Por este motivo nos salões ao aplicar uma hidratação, usa-se na sequência o condicionador que possuí o mesmo ph do cabelo e vai equilibrar o ph do mesmo e fechar a cutícula. Então quando fizer em casa uma hidratação com máscara ou qualquer hidratante para o cabelo, enxague e use na sequência o condicionador, enluve o cabelo por uns 5 min e retire.
    Por tanto, respondendo a sua dúvida, se você entrega o seu cabelo á um bom profissional, o procedimento correto é este.
    Bjs
    Dri

    1. Obrigada por esclarecer Driu, é que, no meu cabelo, nunca, em nenhum salão, de nenhum lugar, aplicaram condicionador depois da máscara…

    2. foi isso mesmo que aprendi no curso, adriana… inclusive as minhas hidratações que faço em casa deram muito mais resultados depois que passei a aplicar o condicionador…
      Bjusss

  2. Aline Azevedo disse:

    Pra mim, o pantene hidrataçao intensa eh um condicionador excelente. Uso sempr edepois das mascaras e se nao uso o resultado eh muito inferior.

  3. Oi Jú!
    Adoro seus post, e acho que posso ajudar um pouco nesse.
    Sou farmacêutica e professora de tecnologia de cosméticos, tbm prefiro trocar o condicionador pela máscara e faço isso sem nenhum peso na consciência.
    Tanto a máscara como o condicionador devem ter cargas + para evitar o frizz e evitar a formação de nós, ambos tbm devem ter pH levemente ácidos em torno de 4,5 isso garante ainda mais a maleabilidade do fio. A principal diferença do ponto de vista da produção do condicionador e da máscara é que ao desenvolver uma máscara capilar opta-se por ativos em maior concentração, enquanto o condionador (por ser um produto “mais barato” e de “uso diário” utiliza-se uma menor concentração). O único cuidado que devemos ter ao utilizar a máscara capilar diariamente é o risco de saturar nossos fios (como tbm faço luzes e por isso são mais ressecados isso dificilmente ocorre), e com isso o cabelo pode ficar pesado ou oleoso…bj

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.