Hidratação capilar: tire suas dúvidas

Apesar de falarmos muito sobre esse assunto por aqui, sempre resta uma dúvida ou outra, como aplicar a máscara de forma correta e quando usar ou qual a frequência mais indicada, vem com a gente aprender mais!

Que as mulheres amam cabelos isso não é nenhuma novidade, mas para exibir madeixas bonitas é preciso cuidar de forma correta, a começar pela hidratação, técnica que consiste em repor a umidade dos fios, garantindo maciez, brilho e movimento. O método pode parecer bem simples, mas como todo procedimento, também esconde seus segredinhos e as formas de se obter melhores resultados, conheça agora:

cabelo-hidratado-inverno
Hidratação capilar: tire suas dúvidas

Quando nós passamos a nos interessar com mais intensidade e começamos a pesquisar sobre o assunto, descobrimos várias atitudes erradas que fazíamos acreditando que estávamos abafando nas técnicas. Dúvidas também logo começam a surgir, dentre elas, a grande pergunta é para o que seve a hidratação? Muitas mulheres fazem hidratações capilares em casa sem ao menos saber para que realmente ela serve, mas já que os resultados são bons, continuam fazendo.

É legal saber um pouco mais sobre os procedimentos que fazem parte da nossa rotina capilar, por isso, saiba que o método é excelente para as fases em que as cutículas estão abertas, isso faz com que a água presente no interior do fio vá embora e as proteínas também. As cutículas são semelhantes às escamas, que uma vez abertas, pode tanto receber ativos quanto deixar escapar componentes importantes para a saúde do cabelo. Conseguir identificar essa situação é bem simples, observe se o fio está poroso e com aspecto ressecado, se sim, é porque as escamar estão abertas, esse é o momento ideal para investir pesado em máscaras de boa qualidade.

Condicionador X Máscara

A principal função do condicionador é facilitar o ato de desembaraçar o fios e selar as cutículas, dependendo dos componentes da formulação, também oferece ativos que ajudam a tratar os fios. Enquanto a máscara age com maior intensidade, consegue penetrar de forma profunda no interior da fibra capilar e depositar ativos essenciais que garantem a saúde e a beleza do cabelo. Ao comprar sua máscara de tratamento, dê uma olhadinha nos componentes da formulação, procure por queratina, proteínas, aminoácidos  que são potentes recuperadores, óleos, manteigas e silicones que envolvem o fio a fim de evitar agressões externas.

Frequência

Se você é adepta à químicas como colorações, progressivas, alisamentos, luzes ou mechas a regra é clara: use máscara uma a duas vezes por semana, isso vai depender mais do estado do seu cabelo. Já quem está com o cabelo ressecado, sem brilho e sem maleabilidade, pode investir em uma aplicação uma vez na semana para ver resultados. Se seus fios fazem parte do time dos oleosos, a dica é investir na hidratação a cada 15 dias, não se esqueça de espalhar o produto apenas do comprimento para as pontas, assim você evita a produção de maior quantidade de oleosidade no couro cabeludo.

lavagem-cabelo-tratamento-capilar-shampoo-anti-resíduos

Como aplicar?

Sei bem que tem gente que ainda não entende porque a hidratação feita em casa não foca tão boa quanto no salão, mesmo se os produtos forem de uso profissional. Eu sei a resposta e te conto agora: apenas aplicar a máscara e esperar ela fazer milagre sozinha não é o suficiente para o resultado que você espera. A maior diferença está nos recursos utilizados, a começar pela lavagem bem feita com xampu, o enxágue regado a muita água e nada de condicionador, nunca antes e nem depois. Nesse dia pode dispensar a ação do condicionador e deixá-lo na prateleira.

Depois retire o excesso de água, assim o produto consegue penetrar com mais facilidade e não vai embora junto com a água comprometendo a sua ação. Deixe-os com pouca umidade, apenas o suficiente para espalhar o cosmético. Siga à risca as instruções da embalagem, o produto passou por vários testes antes de entrar no mercado, daí a importância de respeitar o tempo de pausa, dessa forma você evita prejuízos como desequilíbrio de oleosidade no couro cabeludo. A massagem também tem um papel importante nesse processo, o movimento conhecido como enluvamento, que consiste em passar as mãos do cumprimento às pontas, ajuda a espalhar melhor os ativos e potencializa o efeito da máscara.

É verdade que a touca térmica ajuda na potencialização?

Esse era um dos acessórios que você provavelmente deve ter usado quando era criança, pelo menos eu usei bastante nas receitinhas caseiras que minha fazia. Mas hoje, a tecnologia é outra, novos recursos são utilizados no desenvolvimento de condicionadores, por conta disso boa parte dos profissionais dispensam o uso da antiga touca térmica. Antes ela era bastante utilizada por conta da sua capacidade de abrir as escamar do fio para que os ativos hidratantes presentes na máscara pudessem passar pelas cutículas e penetrar no interio do fio, porém, hoje, com a chegada de tecnologias avançadas, os próprios cosméticos são dotados de micro moléculas que são facilmente penetradas no interior da fibra capilar sem esforço algum.

Mas ainda existem produtos que indicam nos conselhos de uso a utilização de uma fonte de calor para potencializar o efeito, na falta de uma touca térmica, use uma toalha úmida com água quente ou use o secador para esquentar a toalha ou uma touca comum. Mais uma vez a tecnologia agiu em nosso favor, viva a praticidade!

cabelo-liso-materia

Vale misturar produtos para criar uma máscara power?

Se seguirmos as instruções do fabricante e de especialistas a resposta é não. Cada produto foi desenvolvido com ativos diferentes que servem para um fim específico e são indicados para uso individual, de preferência que todos os produtos sejam da mesma linha. Por isso misturar duas máscaras de tratamento não é uma ideia aconselhável, os componentes podem não ser compatíveis e o resultado ser muito longe do esperado ou até contrário. A dica é usar uma mesma linha por sete dias, esse é o tempo em que os produtos levam para completar ação no cabelo, então intercale as máscaras de acordo com essa recomendação.

Mas quando o produto a ser misturado não é outro creme de tratamento, há vários depoimentos de misturas que deram super certo, é o caso do bephantol líquido, da queratina líquida e dos óleos, todos eles possuem efeitos poderosos, que quando associados à máscara garantem resultado satisfatórios.

Ampolas de tratamento e doses únicas

Podem ser usadas tanto no salão quanto em casa, são excelente para quem não tem muito tempo para se dedicar aos cuidados capilares e também para aquelas desprovidas de paciência. Os pequenos frascos carregam substâncias poderosas que agem da mesma forma, ou até melhor que as máscaras convencionais, que se diferencia no formato de dose única, individual e descartável, garantindo hidratação e revitalização nos cabelos. O melhor é a facilidade e praticidade que o produto oferece, cabe perfeitamente na nécessaire e, por vezes, é uma verdadeira mão na roda. Agora existem também as versões sem enxágue, olha só que maravilha!

Hidratação no salão versus em casa

Antes de tudo, é indispensável que você tenha um profissional de confiança ou aquele que sabe de todas as novidades do mercado para te indicar os tratamentos mais indicados para o seu tipo de cabelo ou problema capilar. Nada melhor do que deixar suas madeixas sob a análise de quem realmente entende e sabe diferenciar um ressecamento profundo de uma situação mais simples como uma ida à praia que prejudicou o visual. Fazer tratamentos no salão é quase garantia de 100% de sucesso na operação, isso se você escolher bem o salão e o profissional, porque eu mesma já cansei de fazer procedimentos que não resultaram em quase nada.

Além disso, produtos profissionais recebem ativos em maior concentração do que as outras versões, isso faz com que os resultados sejam melhores e vistos em menos tempo, já que o cabeleireiro usa os produtos apropriados, trata da forma correta e segue os passos à risca para evitar prejuízos

Um grande erro é tratar o cabelo com componentes inapropriados para a situação, do tipo que o cabelo não está precisando no momento. No salão o risco disso acontecer também é menor, a não ser que você faça uma avaliação com um cabeleireiro, compre os produtos corretos e faça em casa, isso só dará certo se você já tiver experiência em cuidar dos cabelos sozinha.

Se você já está acostumada, ótimo! Invista em produtos profissionais e trate vocês mesma das suas madeixas e na comodidade da sua casa. Entre os benefícios está o fator economia, afinal, um kit pode ser usado muito tempo por você e, como a prática leva à perfeição, logo você estará com exibindo cabelos de diva por aí.

Na Quero Muito, a loja do Patricinha Esperta, você encontra a melhor seleção de produtos profissionais para cabelo, corre lá e comece já o tratamento ideal para o seu cabelo.

Beijos amorinhas,

Neny Bertini

Hidratação capilar: tire suas dúvidas
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.