Rir, para mim, é sempre o melhor remédio! E no mundo que a gente vive hoje, com tanto estresse, com tanta agonia, com uma rotina maçante, sem tempo pra nada, dar risada é um bálsamo, sabe? Dar risada com um amigo, gargalhar com um filme, um texto, um livro, uma piada ou com qualquer outra coisa é uma verdadeira terapia e faz um bem danado pra saúde.
Que o riso provoca bem estar e relaxamento, todo mundo sabe, mas ele vai além, já que é, comprovadamente, um aliado de peso para a saúde e para a vida saudável, pois atua na prevenção de doenças e ajuda o organismo a funcionar a todo vapor!
Vejam abaixo alguns dos benefícios do riso para a saúde:
1- O Riso Aumenta a Autoestima!
Alguém já ouviu dizer que bom humor combina com autoestima no chão? Não né? Pois bem, sorrir melhora – e muito – o humor, e quem ganha com isso é a tal da autoestima, que fica elevada! Isso já foi provado inclusive com doentes portadores de males graves, que passam muito tempo no hospital. A terapia do riso está presente em vários hospitais e alcança excelentes resultados, ajudando a melhorar o astral, a turbinar a autoestima e a reduzir, de certa forma, o sofrimento dos pacientes.
Se funciona pra quem está em situações como essa, que são situações limite, imagina pra quem está, em relação a saúde, bem? Vamos rir minha gente, que não custa nada e só faz bem!
2- O Riso Combate o Estresse
Não tem estresse que resista a uma boa gargalhada, é ou não é? Isso acontece porque quando damos risada os níveis dos hormônios do estresse, quais sejam, o cortisol e a adrenalina, caem, e isso reduz a carga de estresse. Pra completar, gargalhar estimula o cérebro a produzir mais endorfina, e quanto mais endorfina é produzida, mais relaxados ficamos.
Aqui vem um benefício extra, pois além de mandar o estresse pra longe, o organismo passa a produzir uma maior quantidade de células de defesa, o que turbina o sistema imunológico, protegendo o organismo de doenças diversas.
3- Sorrir Faz Bem Para o Coração!
Existem estudos em andamento que investigam a relação do riso com o menor risco de doenças cardíacas, e um desses, realizado na Universidade de Loma Linda, na Califórnia, sustenta que dar risada ajuda na redução do risco cardíaco. Pra chegar a essa conclusão, a equipe que conduziu o estudo separou em dois um grupo de pacientes que tinha sofrido ataque cardíaco e se encontrava sob cuidados médicos.
Um dos grupos assistia diariamente vídeos de humor com duração de 20 minutos, e após um ano houve uma redução de 66% nos níveis da proteína C-reativa, que é quem mede os níveis de inflamação no organismo e também os riscos de doenças e problemas cardíacos e vasculares.
Já o segundo grupo, que não assistia aos vídeos de humor, teve uma redução de apenas 26% dessa proteína, o que leva a crer que o riso foi um fator determinante nessa diferença, e que quem ri mais tem menos chances de ter problemas cardiovasculares.
4- Sorrir Faz Bem Para Os Pulmões!
Sorrir ajuda o pulmão, e isso acontece porque quando gargalhamos há um aumento na absorção de oxigênio pelos nossos pulmões, e assim inalamos mais ar, expiramos com mais força, temos uma maior ventilação pulmonar e tudo isso gera uma desintoxicação nos pulmões, que é sempre muito bem vinda!
5- Sorrir Melhora a Pressão Arterial!
Todo mundo sabe que o estresse aumenta a pressão arterial, não é mesmo? Pois o riso tem um efeito contrário, já que ele reduz a pressão arterial, e isso foi constatado na Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos.Foi feito um estudo com 20 voluntários clinicamente saudáveis, com, em média, 33 anos e que não fumavam (nem esporadicamente), e nesse estudo, esse grupo assistia, em um primeiro momento, um filme que causasse estresse, e 48 horas depois um outro filme, só que de comédia.
Antes de começar a assistir cada um dos filmes, as pessoas submetiam-se a testes, ainda em jejum, pra analisar como os vasos sanguíneos se comportavam com os aumentos repentinos no fluxo de sangue. O resultado, no fim do estudo, mostrou que o estresse reduziu em até 35% o fluxo de sangue, enquanto que as risadas aumentaram esse fluxo em até 22%, reduzindo a pressão arterial.