7 Motivos Pelos Quais Você Precisa Sorrir Mais!

Rir, para mim, é sempre o melhor remédio! E no mundo que a gente vive hoje, com tanto estresse, com tanta agonia, com uma rotina maçante, sem tempo pra nada, dar risada é um bálsamo, sabe? Dar risada com um amigo, gargalhar com um filme, um texto, um livro, uma piada ou com qualquer outra coisa é uma verdadeira terapia e faz um bem danado pra saúde.

Que o riso provoca bem estar e relaxamento, todo mundo sabe, mas ele vai além, já que é, comprovadamente, um aliado de peso para a saúde e para a vida saudável, pois atua na prevenção de doenças e ajuda o organismo a funcionar a todo vapor!

Vejam abaixo alguns dos benefícios do riso para a saúde:

1- O Riso Aumenta a Autoestima!

Alguém já ouviu dizer que bom humor combina com autoestima no chão? Não né? Pois bem, sorrir melhora – e muito – o humor, e quem ganha com isso é a tal da autoestima, que fica elevada! Isso já foi provado inclusive com doentes portadores de males graves, que passam muito tempo no hospital. A terapia do riso está presente em vários hospitais e alcança excelentes resultados, ajudando a melhorar o astral, a turbinar a autoestima e a reduzir, de certa forma, o sofrimento dos pacientes.

gargalhar-com-os-amigos-tem-mesmo-beneficio-quimico-dos-exercicios1353092185

Se funciona pra quem está em situações como essa, que são situações limite, imagina pra quem está, em relação a saúde, bem? Vamos rir minha gente, que não custa nada e só faz bem!

2- O Riso Combate o Estresse

Não tem estresse que resista a uma boa gargalhada, é ou não é? Isso acontece porque quando damos risada os níveis dos hormônios do estresse, quais sejam, o cortisol e a adrenalina, caem, e isso reduz a carga de estresse. Pra completar, gargalhar estimula o cérebro a produzir mais endorfina, e quanto mais endorfina é produzida, mais relaxados ficamos.

Aqui vem um benefício extra, pois além de mandar o estresse pra longe, o organismo passa a produzir uma maior quantidade de células de defesa, o que turbina o sistema imunológico, protegendo o organismo de doenças diversas.

3- Sorrir Faz Bem Para o Coração!

Existem estudos em andamento que investigam a relação do riso com o menor risco de doenças cardíacas, e um desses, realizado na Universidade de Loma Linda, na Califórnia, sustenta que dar risada ajuda na redução do risco cardíaco. Pra chegar a essa conclusão, a equipe que conduziu o estudo separou em dois um grupo de pacientes que tinha sofrido ataque cardíaco e se encontrava sob cuidados médicos.

Um dos grupos assistia diariamente vídeos de humor com duração de 20 minutos, e após um ano houve uma redução de 66% nos níveis da proteína C-reativa, que é quem mede os níveis de inflamação no organismo e também os riscos de doenças e problemas cardíacos e vasculares.

Já o segundo grupo, que não assistia aos vídeos de humor, teve uma redução de apenas 26% dessa proteína, o que leva a crer que o riso foi um fator determinante nessa diferença, e que quem ri mais tem menos chances de ter problemas cardiovasculares.

4- Sorrir Faz Bem Para Os Pulmões!

Sorrir ajuda o pulmão, e isso acontece porque quando gargalhamos há um aumento na absorção de oxigênio pelos nossos pulmões, e assim inalamos mais ar, expiramos com mais força, temos uma maior ventilação pulmonar e tudo isso gera uma desintoxicação nos pulmões, que é sempre muito bem vinda!

risada-dor-20110914-size-620

5- Sorrir Melhora a Pressão Arterial!

Todo mundo sabe que o estresse aumenta a pressão arterial, não é mesmo? Pois o riso tem um efeito contrário, já que ele reduz a pressão arterial, e isso foi constatado na Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos.Foi feito um estudo com 20 voluntários clinicamente saudáveis, com, em média, 33 anos e que não fumavam (nem esporadicamente), e nesse estudo, esse grupo assistia, em um primeiro momento, um filme que causasse estresse, e 48 horas depois um outro filme, só que de comédia.

Antes de começar a assistir cada um dos filmes, as pessoas submetiam-se a testes, ainda em jejum, pra analisar como os vasos sanguíneos se comportavam com os aumentos repentinos no fluxo de sangue. O resultado, no fim do estudo, mostrou que o estresse reduziu em até 35% o fluxo de sangue, enquanto que as risadas aumentaram esse fluxo em até 22%, reduzindo a pressão arterial.

6- Sorrir Melhora o Colesterol, a Diabetes e a Digestão!

Vocês leram direito, é exatamente isso aí que tá escrito! Sorrir faz tudo isso, não é bom?
É que quando a pessoa dá risada, os níveis do bom colesterol se elevam no sangue, e isso não é teoria, é constatação de uma pesquisa realizada na Universidade de Loma Linda. Vinte pacientes diabéticos que tinham altas taxas de colesterol ruim foram acompanhados, sendo que todos utilizavam remédios para ajudar no controle do problema, mas o estudo dividiu o grupo em dois e enquanto uma parte seguiu com a medicação e o tratamento padrão, a outra acrescentou 30 minutos de filma de comédia todos os dias.
Um ano após o início do estudo, o grupo 2, que assistia aos filmes de comédia e, portanto, ria mais, tinha níveis de HDL, o bom colesterol, até 26% mais alto, enquanto que o outro grupo apresentou uma melhora de apenas 3%.
Sabe quando a gente dá aquela gargalhada gostosa? Então, isso estimula os músculos abdominais e acaba fazendo uma espécie de massagem no nosso intestino, o que melhora bastante a digestão e também revigora o trabalho hepático.

7- Sorrir Melhora a Circulação do Sangue e Combate as Rugas!

Quando danos risada o ritmo cardíaco sofre uma aceleração, o que leva os batimentos cardíacos a marca de 120  pulsações por minuto, que é bem mal alto que as 70 pulsações por minuto de quando estamos em repouso. A pulsação aumentada faz com que o sangue circule com mais intensidade no organismo, aumentando a oxigenação dos tecidos, órgãos e células, o que leva o organismo a funcionar a todo pique.
No mais, quando damos risada movimentamos nada menos que 12 músculos faciais, número que duplica quando gargalhamos. Já quando falamos e gargalhamos ao mesmo tempo, movimentamos nada menos que 84 músculos faciais, o que estica a pele e, consequentemente, retarda o surgimento das temidas rugas. Ou seja, sorrir é praticamente um tratamento de beleza!
Beijos

Ju Lopes

7 Motivos Pelos Quais Você Precisa Sorrir Mais!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.