Hidratação diária pode danificar os cabelos

magic color hidratação

Você sempre ouve falar que os cabelos necessitam ciclos alternados de hidratação, nutrição e reconstrução, não é mesmo? Estes ciclos podem ser seguidos à risca através de um cronograma capilar, aonde você anota qual gênero de produto utilizou em sua última lavagem para não repetir na próxima. Desta forma, você repõe nos seus cabelos tudo o que está faltando e não apenas parte dos nutrientes. Contudo, os ciclos de cronograma capilar recomendam lavar os cabelos cerca de três vezes por semana. O motivo? A hidratação diária dos cabelos, ao invés de melhorar o aspecto, pode danificar ainda mais os fios.

Há dois casos em que hidratar demais os cabelos pode ser prejudicial para a saúde dos fios. Um é quando se lava os cabelos todos os dias, fazendo com que as fibras capilares necessitem produtos específicos para o resultado final ficar bonito após a secagem. Outro é quando se lava os cabelos nos dias recomendados, mas não há ciclo de cronograma capilar, então a parte de hidratação é a única etapa realizada sempre. Ocorre que a sobrecarga de hidratação pode deixar os cabelos pesados, principalmente quando possuem alisamentos, descolorações e tinturas. Por isso, a nutrição e a reconstrução são importantes.

Dentro do chamado ciclo de cronograma capilar, a hidratação possui o objetivo de repor a água e os aminoácidos essenciais perdidos pelos cabelos, seja por causa de agressões externas, por causa de equipamentos mecânicos ou por causa de procedimentos químicos, como os alisamentos, as descolorações, as tinturas e as tonalizações. Entre os principais produtos hidratantes estão o shampoo, a máscara, o condicionador, o óleo, a ampola e o leave-in. O resultado da hidratação é o tratamento da aspereza, da fragilidade, da opacidade, da porosidade, da quebra e do ressecamento, deixando os cabelos mais brilhosos, fortes, macios, leves e movimentados.

Quando os seus cabelos chegam a um estágio mais saudável após hidratar e lavar, não significa que você deve parar de usar os produtos recomendados, mas ao lavar os cabelos no dia seguinte novamente com os mesmos produtos hidratantes, os cabelos acabam ficando pesados, pois neste momento específico faz falta outros componentes na estrutura das fibras capilares. Então, se, por exemplo, você lava os cabelos três vezes por semana, hidrate apenas uma única vez por semana. É o momento em que entram em cena os ciclos de nutrição e reconstrução para as outras duas lavagens, completando o cronograma completo semanalmente.

Enquanto a hidratação suaviza a estrutura das fibras capilares modificadas por causa de agressões externas e de processos químicos, a ação de nutrição é responsável por repor os 21 aminoácidos essenciais que formam as moléculas de queratina, substância protéica presente nos cabelos que não é produzida naturalmente pelo corpo humano, mas sim adquirida através de uma boa alimentação. Como as agressões externas e os processos químicos removem a queratina da superfície dos cabelos, além do corpo humano não recompor as mesmas, é necessário se alimentar bem e usar produtos de cabelos que contenham os aminoácidos em questão entre os seus ingredientes.

Já o processo de reconstrução deve ser utilizado apenas por aquelas pessoas que possuem os cabelos realmente detonados por causa de alisamentos, descolorações e tinturas, sendo que os fios naturais que apenas sofrem com agressões externas não necessitam serem restaurados. Esta etapa do ciclo é responsável por reverter os quadros de embaraçamento, emborrachamento, efeito chiclete, fraqueza, falta de brilho, falta de massa capilar, frizz, volume e indisciplina. Este processo aplicado em cabelos que não estejam em um certo estado crítico pode deixar os fios duros, sem movimento e ressecados. Já os fios detonados podem ser reconstruídos uma vez por semana e posteriormente uma vez por mês.

Hidratação diária pode danificar os cabelos
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

O que são os pós descolorantes coloridos
Seis principais problemas dos cabelos
Tags: ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.