Lembro que, meses atrás, quando falei por aqui do Óleo de Ojon muita gente ficou perguntando por marcas nacionais que vendiam, onde comprar, se era bom e coisas do tipo.
Naquela época não tinha informações de produtos nacionais à base desse óleo, mas usei por uma semana um kit completo de produtos com esse óleo, comprado lá na Vivi, e achei os resultados bem interessantes.
O kit, que vem numa caixa fofa, contém quatro produtos: o shampoo, o leave-in, a máscara e o óleo.
O Óleo de Ojon, de acordo com o conceito apresentado pela marca (na caixinha), é extraído apenas de uma palmeira típica da América Central, possuindo formulação 99% natural e orgânica. O Óleo de Ojon é rico em cisteína e lipídeos essenciais similares aos que constituem o cabelo, penetrando facilmente na fibra capilar, devolvendo o brilho e a maciez, além de hidratar e regenerar de forma profunda e completa.
Pode ser utilizado em todos os tipos de cabelo, oferecendo restauração, condicionamento, nutrição e proteção .
Todos os produtos contêm óleo de ojon e óleo de macadâmia, que eu amo!
Óleo de Ojon
O óleo de ojon tem um grande diferencial que é proteger os fios dos raios ultravioleta, o que significa cabelos sem desbotamento e muito mais saudáveis. Ele hidrata, nutre, restaura, elimina o frizz e doa muito brilho aos fios, sendo especialmente indicado para cabelos ressecados e danificados.
Óleo de Macadâmia
A primeira linha que testei com esse óleo foi a da Yenzah e até hoje sou apaixonada, sobretudo pelo óleo! O óleo de macadâmia possui altos teores de substâncias antioxidantes, de vitaminas, de minerais e de ácidos graxos, que nutrem, hidratam profundamente e protegem os fios contra a agressão externa.
A hidratação que ele proporciona é bem forte, potente mesmo, sendo ainda bastante nutritivo e fortalecedor, o que significa que os fios ficam mais saudáveis, mais hidratados, mais macios, mais nutridos e mais sedosos.
Outra coisa que vale ressaltar é que o óleo de macadâmia forma uma espécie de película que protege os fios da agressão causada pelas tinturas, pelos tratamentos químicos e pelos agentes externos.
Ou seja, os ativos da linha prometem milagres!
O Shampoo: Disciplining Shampoo
De acordo com o rótulo, esse shampoo “contém em sua formulação o Óleo de Ojon, que contribui para a reconstrução da fibra capilar, deixando o cabelo macio e sedoso. Possui também o Óleo de Macadâmia, que promove brilho e nutrição aos fios.”
As embalagem é marrom, de um plástico resistente e tem bico dosador, ótimo para não desperdiçar o produto.
O cheiro é gostoso e suave, a textura é boa e a aplicação dele no cabelo é bem gostosa, porque espalha bem, limpa bem e não deixa os fios embaraçados, o que é bem fácil de acontecer no meu cabelo, que anda mais para o fino do que para o grosso.
Ele vem com 250 ml e rende bem, deixando o cabelo limpo, cheiroso e realmente brilhoso. Me surpreendeu!
A Máscara: Moisture Rich Mask
Segundo o rótulo, a máscara “contém em sua formulação o Óleo de Ojon, rico em lipídeos e cisteína iguais aos que já existem nos cabelos, contribuindo assim com a restauração da fibra capilar, devolvendo o brilho e maciez. Também contém o Óleo de Macadâmia, que auxilia na regeneração e reconstrução dos fios“.
Adorei essa máscara! O cheiro é super gostoso, a embalagem é marrom e resistente, a textura é bem densa e cremosa, e a cor é meio rosada.
Eu apliquei ela, nas três vezes que usei, após o shampoo e deixei agir 20 minutos com touca, porque a touca “esquenta” e facilita a absorção dos ativos.
É engraçado que parece que o cabelo “chupa” a máscara sabe? Isso geralmente acontece quando o cabelo tá muito carente de hidratação ou nutrição, mas não era o meu caso, pois venho cuidando direitinho.
O fato é que o cabelo ficou muito macio, soltinho, alinhado e com muito brilho. Como alinha os fios, me agrada demais, pois não tenho feito nada pra alisar o cabelo, então ele está “daquele jeito”!
Outra coisa que notei, além do visível controle de volume e alinhamento, foi o controle do frizz, o que é esperado, aliás, de uma máscara de nutrição. Falando nisso, ela é bem nutritiva mesmo!
O Leave-In: Intense Nutrition Leave-in
Esse produto “age com a perfeita combinação do Óleo de Ojon e o Óleo de Macadâmia, que potencializam a ação de reconstrução da fibra capilar, devolvendo o brilho, nutrição e maciez aos fios.”
De todos os produtos da linha foi o que menos gostei, porque não senti tantos benefícios, sabe? Acho que por causa da ação dos demais produtos da linha, esperava mais, bem mais.
O Óleo: Ojon Oil (Instant Recovery)
Diz o rótulo que o “Óleo de Ojon contribui para a manutenção da fibra capilar através de seus ácidos graxos essenciais, que devolvem o brilho, a maciez e o toque sedoso aos fios, tornando-os mais maleáveis, saudáveis e protegidos da agressão de agentes externos.”
A embalagem é a menos “dygna”, parece aquelas de óleo essencial, mas é plástica. Ele é bem pequeno, vem só com 15 ml, o que é bem pouco, mas rende bem, porque óleo a gente aplica duas ou três gotinhas, né?
O óleo eu usei de várias formas, e gastei o potinho quase todo. Primeiro usei como finalizador, após a escova, e o cabelo ficou com menos frizz e mais brilhoso. Quando deixei o cabelo secar naturalmente e usei o óleo, notei, além do frizz e do brilho, uma maior definição dos cachos, que ficaram mais saudáveis.
Usei também misturado na máscara, e realmente potencializa os efeitos dela, que são muito bons! Mas coloquei só quatro gotinhas, pra não ficar oleoso nem pesado.
Tentei usa também pra umectação e não achei assim tão bom nesse quesito. O melhor, mesmo, é usar com a máscara ou então como finalizador.
Enfim, um bom kit de tratamento para cabelos secos, detonados, estragados, quimicamente tratados e loiros, que são, por “natureza”, mais fragilizados.
Os produtos são vendidos exclusivamente em salões de beleza, já que são de uso profissional.
Beijos