Método Co-Wash – A Salvação dos Cabelos Cacheados!

Uma grande característica presente nos cabelos cacheados é o ressecamento dos fios. Isso ocorre porque os caracóis dos cabelos impedem que a oleosidade natural presente na raiz atinja o comprimento e as pontas, tornando-os mais ressecados.

O ressecamento dos caracóis agrava-se com o uso de shampoos presentes no armário de qualquer pessoa, que na maioria das vezes ressecam ainda mais os fios.

Foto: Reprodução

Pensando nestes dois problemas, especialistas em cabelo (que bom que eles existem) desenvolveram um método para salvar as madeixas encaracoladas, o método co-wash, que irei explicar melhor para vocês agora.

O que é e como funciona?

Co-wash é uma abreviação dos termos em inglês “Conditioner Washing”, que em tradução literal significa “lavar com condicionador”.

Nesta técnica, dispensa-se o uso do shampoo e usa-se apenas o condicionador para lavar o cabelo.

É indicada para todos os tipos de cachos, inclusive para quem tem sérios problemas com ressecamento, mesmo não tendo o cabelo cacheado.

Quem tem a raiz oleosa pode fazer co-wash?

Pode.

Geralmente, os cabelos cacheados apresentam a característica de serem oleosos na raiz e ressecados nas pontas e vocês devem estar se perguntando, como é possível usar apenas o condicionador em uma raiz oleosa.

Neste caso, para que a raiz não fique ainda mais oleosa, é necessário usar dois tipos de condicionadores, o primeiro, indicado para a raiz, deve ser específico para cabelos oleosos, o segundo, indicado para o comprimento e as pontas, deve ser hidratante.

Foto: Reprodução

Atenção meninas, o condicionador deve ser livre de silicones, ok?! Observem os ingredientes da fórmula.

O cabelo vai ficar hidratado, mas estará limpo?

Essa é uma pergunta muito pertinente e tenho certeza que todas vocês a fizeram, assim como eu na pesquisa para este post.

Bem, condicionador tem a função principal de condicionar os fios para hidratá-los e desembaraçá-los.

O co-wash é uma técnica que deve ser adotada para hidratar os fios e hidratação é algo constante que buscamos para os nossos cabelos, mas não é algo que fazemos todos os dias, não é mesmo?

Por isso, quem lava o cabelo cerca de 4 vezes por semana, pode intercalar, em duas lavagens usa um shampoo adstringente com PH em torno de 5 e nas outras duas usa o condicionador, respeitando a particularidade dos fios.

Quem fizer me conta o que achou.

Beijos, Dani.

Método Co-Wash – A Salvação dos Cabelos Cacheados!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

8 Comments
  1. Dicas pra quem quer aderir a tecnica!! Sou lisa e faço co-wash, e fantastico,tenho luzes platinadas e meus cabelos são bem ressecados com raiz oleosa… Começei com o condicionador da Elseve anti caspa e muito bom, so que desde o começo deste ano descobri o shampoo creme da Loreal Cleasing Balm da linha Absolut Repair que e como um condicionador, limpa e hidrata ao mesmo tempo, dai troquei o condicionador Elseve anti caspa pelo cleasing. Lavo o cabelo 2 vezes por semana, então uso shampoo uma vez na semana. Meu cabelo melhorou muito… E uma dica pra lavar o cabelo e diluir o shampoo em agua, comprei um vidrinho desses de misturar tinta e coloco 20 ml do shampoo ou do cleasing ou condicionador e misturo 150 ml de agua lava o cabelo muito bem e não resseca. As mascaras e condicionadores pra hidratar uso normalmente.. Bjs

    1. Obrigada pelas dicas, Edna!
      O Co-Wash Realmente pode trazer benebícios até para cabelos liso!
      Bom saber de uma “lisa” que realiza o método ^.~

      Eu também utilizava no começo condicionadores da Elséve, eles são excelentes para co-wash.
      Mas agora realizo com o No-Poo Deva Curl.
      Ainda não conheço o Cleasing da L’Oreal. Quero testá-lo!!! rs

      Beijão, flor!

  2. Nossa eu já tinha essa mania de usar condicionador assim, só não sabia que tinha nome rsrsrs, não lavo o cabelo todo dia porq sinto meio seco, meus cabelos são cacheados e descolorido, usando o Co-Wash (vou aprender o nome rs) sinto ele mais hidratado!
    bjinhusss

    1. Suellen, acredita que também comecei a fazer o co-wash sem saber que era um “método com nome”, rs.
      Adoro!
      beijosss

  3. Meninas, estou com vontade de testar o método, mas tenho dúvidas… Como é que se lava o cabelo com condicionador? Aplica como se fosse um shampoo mesmo, inclusive na raiz, e esfrega com as pontas dos dedos, ainda que não faça espuma? Repete a aplicação, como fazemos com o shampoo? E pode ser qualquer condicionador, desde que livre de silicones? Valeuuuuu!! Bjoks 🙂

  4. Gente! Pode acreditar!!! Adeus shampoo, adeus, ressecamento!! Hoje fiz a primeira experiencia usando a técnica Co-Wash. É incrível! Meu cabelo ficou molinho, super facil de pentear, porque não embaraça. E olha que tenho cabelos bemmm crespos mesmo! E o melhor de tudo, ficou limpinho! Fiquei passando os dedos no couro cabeludo depois que secou e nada de caspas, nada de sujeira! Fiquei meio receiosa quando soube da técnica, porque não acreditava que o cabelo ficava limpo, mas fica sim! Adorei!!!!! Experimentem!

  5. Gostaria que vc fizese um posti dos condicionadores mais indicados para esse método.
    Bjssss

  6. GOSTARIA POR GENTILEZA QUE FIZESSE UM POST COM OS CONDICIONADORES INDICADOS, ME ATRAPALHO, PODE SER LAVARDO COM MASCARA OU SOMENTE CONDICIONADOR

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.