A revitalização dos fios se mostra cada vez mais necessária diante dos desgastes que os fios vêm sofrendo diariamente. São tantas químicas, entre tinturas e alisamentos, além dos fatores mecânicos e externos, como a exposição solar, o uso da chapinha, do secador, a poluição, o cloro da piscina, o sal do mar, dentre outros, que o cabelo tende a ficar fraco, sem brilho, sem vida e quebradiço.
Quando o cabelo está desse jeito, o primeiro impulso é aplicar uma série de máscaras ou correr para o salão, o que nem sempre é a melhor opção.
O Primeiro Passo: Higienização
Pra começo de conversa, em muitos casos o cabelo fica desvitalizado por causa do acúmulo de sujeira e de resíduos de finalizadores e demais produtos de cabelo. Por isso, lavá-lo corretamente é o primeiro passo para revitalizar os fios e garantir que eles fiquem bonitos e saudáveis.
Muita gente acha que lava o cabelo corretamente quando, na verdade, passa bem longe disso. Para lavar os fios corretamente é preciso levar em conta a temperatura da água, o produto utilizado pra lavar os fios e a remoção correta dos produtos.
Comece molhando os fios com água em temperatura ambiente, removendo o excesso e aplicando um shampoo específico para o seu tipo de cabelo. Aplique quantidade suficiente para lavar verdadeiramente os fios, todos os fios, massageando com suavidade em seguida. Não se deve “esfregar” o couro cabeludo e muito menos usar as unhas, pois isso é agressivo e compromete a saúde do couro cabeludo.
Enxágue abundantemente até que não existam mais resquícios de produto nos fios e repita o procedimento pra que os fios fiquem o mais limpos possíveis. Isso é muito importante porque se as impurezas não forem removidas, nenhum tratamento alcançará os melhores resultados. Enxágue novamente até que a água saia cristalina.
Remova o excesso de umidade e aplique condicionador no comprimento e nas pontas, tomando o cuidado de evitar a raiz para que o cabelo não fique oleoso. Novamente, aqui, vem a questão do enxágue, que deve ser abundante para que os fios não fiquem pesados e opacos.
Muita gente tem o costume de deixar condicionador nos fios acreditando que, dessa forma, o cabelo será melhor tratado, o que é uma falácia, porque isso compromete a saúde dos fios, que ficam com as escamas abertas e, portanto, vulneráveis, o que significa cabelo frágil, que quebra facilmente.
O Segundo Passo: A Hidratação
A hidratação pode facilmente ser feita em casa, desde que alguns cuidados sejam tomados, como, por exemplo, lavar os cabelos com shampoo antes de aplicar a máscara para que os cabelos absorvam mais profundamente os ativos de tratamento, já que, com o cabelo sujo, os ativos não conseguem penetrar corretamente na fibra capilar.
Deixe o produto agir pelo tempo adequado, preferencialmente com fonte de calor (touca térmica) para potencializar os resultados. É importante, também, enxaguar muito o cabelo até que não fique nenhum resíduo. Quando não removemos a máscara completamente, os resíduos deixam os fios mais vulneráveis e o cabelo acaba refletindo isso, pois fica opaco e sem vida. É bom, também, finalizar o procedimento aplicando um condicionador para selar as cutículas que foram abertas, o que deixa o cabelo mais sedoso e protegido.
É bom lembrar que, assim como o condicionador, a máscara não deve ser aplicada na raiz dos fios, mas somente nas pontas e no comprimento do cabelo. Quando a máscara é aplicada na raiz, o cabelo fica pesado, oleoso, opaco e sem vida.
Das máscaras baratinhas, vale investir em Novex, Amend, Pantene e Acquaflora, por exemplo (Amend e Acquaflora nem são tão baratinhas). Já nas máscaras caras, as da L’Oreal, as da L’Anza (amo a Moi Moi!) e as da Avlon (tem um kit de hidratação maravilhoso que já resenho aqui!) são muito indicadas e oferecem uma hidratação mais prolongada e um resultado mais rápido.
O Terceiro Passo: Cortar!
A mulherada torce o nariz quando se fala em cortar o cabelo, mas a verdade é que, em muitos casos, só a vitamina T (tesoura) dá jeito!
É que, em determinados momentos, o cabelo está tão danificado e enfraquecido que mais parece “palha de milho”, e mesmo após muitos tratamentos o cabelo não “responde”. Nesse caso, o melhor é cortar a parte danificada para remover a parte do cabelo que não responde aos tratamentos, senão a tendência é que os fios fiquem ainda mais fracos e quebradiços.
São cuidados relativamente fáceis, coisas que a gente faz no dia a dia, mas muitas vezes sem o devido rigor. Se tomarmos mais cuidado com esses pequenos detalhes, o cabelo ganha, pois fica mais bonito, mais brilhoso e mais bem cuidado!
Beijos