Revitalizando os Fios!

A revitalização dos fios se mostra cada vez mais necessária diante dos desgastes que os fios vêm sofrendo diariamente. São tantas químicas, entre tinturas e alisamentos, além dos fatores mecânicos e externos, como a exposição solar, o uso da chapinha, do secador, a poluição, o cloro da piscina, o sal do mar, dentre outros, que o cabelo tende a ficar fraco, sem brilho, sem vida e quebradiço.

Quando o cabelo está desse jeito, o primeiro impulso é aplicar uma série de máscaras ou correr para o salão, o que nem sempre é a melhor opção.

O Primeiro Passo: Higienização

Pra começo de conversa, em muitos casos o cabelo fica desvitalizado por causa do acúmulo de sujeira e de resíduos de finalizadores e demais produtos de cabelo. Por isso, lavá-lo corretamente é o primeiro passo para revitalizar os fios e garantir que eles fiquem bonitos e saudáveis.

Tratamento-oleo-de-Argan

Muita gente acha que lava o cabelo corretamente quando, na verdade, passa bem longe disso. Para lavar os fios corretamente é preciso levar em conta a temperatura da água, o produto utilizado pra lavar os fios e a remoção correta dos produtos.

Comece molhando os fios com água em temperatura ambiente, removendo o excesso e aplicando um shampoo específico para o seu tipo de cabelo. Aplique quantidade suficiente para lavar verdadeiramente os fios, todos os fios, massageando com suavidade em seguida. Não se deve “esfregar” o couro cabeludo e muito menos usar as unhas, pois isso é agressivo e compromete a saúde do couro cabeludo.

Enxágue abundantemente até que não existam mais resquícios de produto nos fios e repita o procedimento pra que os fios fiquem o mais limpos possíveis. Isso é muito importante porque se as impurezas não forem removidas, nenhum tratamento alcançará os melhores resultados. Enxágue novamente até que a água saia cristalina.

Remova o excesso de umidade e aplique condicionador no comprimento e nas pontas, tomando o cuidado de evitar a raiz para que o cabelo não fique oleoso. Novamente, aqui, vem a questão do enxágue, que deve ser abundante para que os fios não fiquem pesados e opacos.

Muita gente tem o costume de deixar condicionador nos fios acreditando que, dessa forma, o cabelo será melhor tratado, o que é uma falácia, porque isso compromete a saúde dos fios, que ficam com as escamas abertas e, portanto, vulneráveis, o que significa cabelo frágil, que quebra facilmente.

O Segundo Passo: A Hidratação

O cabelo é formado de proteínas, lipídeos e água, e diariamente o cabelo perde água, que precisa ser reposta constantemente, independente do tipo de cabelo.
Assim, todo tipo de cabelo, inclusive o oleoso, precisa de reposição hídrica para permanecer saudável. O que vai variar é, basicamente, a frequência com que a reposição hídrica será feita.
Eu sempre defendi que, por repor apenas água, não existe muita justificativa pra investir alto em hidratações, e aqui os produtos baratinhos funcionam muito bem. Contudo, caso queira, além de hidratar, nutrir os fios e realizar um tratamento mais profundo, é necessário, via de regra, investir em produtos mais potentes. Outro caso em que os produtos mais potentes são mais indicados é quando não dá pra hidratar semanalmente, por exemplo. Daí vale usar uma máscara super potente uma vez por mês, por exemplo.
Captura de tela inteira 11072013 155555
O ideal, usando produtos medianos, se o cabelo não estiver  estragado, é hidratar os fios a cada 15 dias para manter a saúde dos mesmos. Se o cabelo estiver estragado ou ressecado, a hidratação deve ser semanal para que os fios se recuperem mais rapidamente. Aqui vale uma ressalva: cabelo ressecado é diferente de cabelo seco e já falei disso por aqui. É que o cabelo seco é um tipo específico de cabelo, não é uma condição temporária,  enquanto que o ressecamento é uma condição temporária que pode acontecer com cabelos de todos os tipos.

A hidratação pode facilmente ser feita em casa, desde que alguns cuidados sejam tomados, como, por exemplo, lavar os cabelos com shampoo antes de aplicar a máscara para que os cabelos absorvam mais profundamente os ativos de tratamento, já que, com o cabelo sujo, os ativos não conseguem penetrar corretamente na fibra capilar.

Deixe o produto agir pelo tempo adequado, preferencialmente com fonte de calor (touca térmica) para potencializar os resultados. É importante, também, enxaguar muito  o cabelo até que não fique nenhum resíduo. Quando não removemos a máscara completamente, os resíduos deixam os fios mais vulneráveis e o cabelo acaba refletindo isso, pois fica opaco e sem vida. É bom, também, finalizar o procedimento aplicando um condicionador para selar as cutículas que foram abertas, o que deixa o cabelo mais sedoso e protegido.

É bom lembrar que, assim como o condicionador, a máscara não deve ser aplicada na raiz dos fios, mas somente nas pontas e no comprimento do cabelo. Quando a máscara é aplicada na raiz, o cabelo fica pesado, oleoso, opaco e sem vida.

Das máscaras baratinhas, vale investir em Novex, Amend, Pantene e Acquaflora, por exemplo (Amend e Acquaflora nem são tão baratinhas). Já nas máscaras caras, as da L’Oreal, as da L’Anza (amo a Moi Moi!) e as da Avlon (tem um kit de hidratação maravilhoso que já resenho aqui!) são muito indicadas e oferecem uma hidratação mais prolongada e um resultado mais rápido.

O Terceiro Passo: Cortar!

A mulherada torce o nariz quando se fala em cortar o cabelo, mas a verdade é que, em muitos casos, só a vitamina T (tesoura)  dá jeito!

É que, em determinados momentos, o cabelo está tão danificado e enfraquecido que mais parece “palha de milho”, e mesmo após muitos tratamentos o cabelo não “responde”. Nesse caso, o melhor é cortar a parte danificada para remover a parte do cabelo que não responde aos tratamentos, senão a tendência é que os fios fiquem ainda mais fracos e quebradiços.

São cuidados relativamente fáceis, coisas que a gente faz no dia a dia, mas muitas vezes sem o devido rigor. Se tomarmos mais cuidado com esses pequenos detalhes, o cabelo ganha, pois fica mais bonito, mais brilhoso e mais bem cuidado!

Beijos

Ju Lopes

Revitalizando os Fios!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.