O que é o tratamento de UTI Capilar?

Seu cabelo está na UTI? Saiba como tratar!

UTI capilar? Saiba como tratar!
O que é o tratamento de UTI Capilar?

Todo mundo sabe que, no ciclo de cronograma capilar, devem-se alternar as lavagens dos cabelos com hidratação, nutrição e reconstrução. Mas, quando o dano, a porosidade e o ressecamento agem em conjunto, como no caso da descoloração, nada parece fazer efeito. Por causa disso, o tratamento de UTI Capilar existe para burlar um pouco daquilo que é recomendado geralmente, de modo a oferecer um resgate para os fios em estado de alerta. É que se as madeixas não forem cuidadas, os fios se rompem devido à fraqueza e a falta de massa capilar, resultando no emborrachado e no corte químico.

O que é o tratamento de UTI Capilar?

Trata-se de uma solução para restaurar as fibras capilares danificadas, porosas e ressecadas. Mesmo não sendo possível renovar 100% os fios, devido às agressões químicas, é possível melhorar o aspecto dos mesmos, que ficam com as escamas completamente abertas quando algum produto precisa agir no córtex, uma camada mais profunda do que a cutícula. Quando as escamas ficam abertas, é impossível reter água e nutrientes, dificultando o tratamento e o alisamento, já que os cabelos rejeitam a retenção de qualquer produto. Neste sentido, a UTI Capilar serve para selar estas cutículas.

O que é preciso pra fazer a UTI capilar?

Para realizar a UTI Capilar, você precisa, em lavagens anteriores, ter feito um tratamento de hidratação e outro tratamento de nutrição. É que a UTI Capilar propriamente dita, no ciclo de cronograma capilar, entra como ação reconstrutora. Desta forma, você repõe a umidade natural e os aminoácidos perdidos pelas escamas abertas antes de selar as cutículas. Caso o contrário, de nada adianta selar as cutículas desidratadas e desnutridas. Tendo isso em vista, é necessário ter produtos específicos para fazer a UTI Capilar uma vez por semana durante um mês apenas. A sobrecarga de queratina faz muito mal para os fios.

Você vai precisar basicamente de um shampoo hidratante, de um condicionador nutritivo, de uma máscara reconstrutora e de um neutralizante para o procedimento. Primeiramente, você deverá lavar os seus cabelos com o shampoo hidratante, massageando o couro cabeludo até que a espuma se espalhe para as pontas, evitando assim o rompimento dos fios. Depois, você deverá enxaguar as madeixas e tirar o excesso de água para aplicar a máscara reconstrutora, massageando mecha por mecha, das raízes até as pontas, para o produto penetrar nas cutículas. Após quinze minutos, enxague o produto. Lembre-se de nunca usar água quente nos seus cabelos.

Na sequência, após tirar o excesso de água novamente, desembarace os fios com cuidado e depois aplique o neutralizante, que se trata de um produto que anula o efeito da química, massageando mecha por mecha, das raízes até as pontas, para o produto penetrar nas cutículas. O produto deve agir durante vinte minutos. Neste meio tempo, não prenda os fios e nem os coloque dentro de uma touca. Além disso, não aumente o tempo de ação, pois, como dito antes, a sobrecarga de queratina, presente no produto, pode causar o efeito contrário. Lembre-se para não reclamar de algum estrago depois.

Após os vinte minutos, enxague os seus cabelos novamente e aplique o condicionador nutritivo, que vai ajudar a suavizar os fios ásperos, indisciplinados e volumosos, oferecendo maleabilidade. O condicionador nutritivo é aplicado somente no comprimento e nas pontas dos fios. Nas raízes, o produto gera oleosidade e sebo. Na UTI Capilar, o tratamento só vai fazer efeito se os seus cabelos secarem naturalmente. Então, nada de chapinha ou secador. As suas madeixas necessitam um respiro, então o tratamento em questão pode ser feito, por exemplo, num domingo, dia em que provavelmente você não terá compromisso fora de casa para realizá-lo.

O que é o tratamento de UTI Capilar?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.