in

O que é o tratamento de UTI Capilar?

O que é o tratamento de UTI Capilar?
O que é o tratamento de UTI Capilar?

Seu cabelo está na UTI? Saiba como tratar!

Todo mundo sabe que, no ciclo de cronograma capilar, devem-se alternar as lavagens dos cabelos com hidratação, nutrição e reconstrução. Mas, quando o dano, a porosidade e o ressecamento agem em conjunto, como no caso da descoloração, nada parece fazer efeito.

Por causa disso, o tratamento de UTI Capilar existe para burlar um pouco daquilo que é recomendado geralmente, de modo a oferecer um resgate para os fios em estado de alerta. É que se as madeixas não forem cuidadas, os fios se rompem devido à fraqueza e a falta de massa capilar, resultando no emborrachado e no corte químico.

O que é o tratamento de UTI Capilar?

Trata-se de uma solução para restaurar as fibras capilares danificadas, porosas e ressecadas. Mesmo não sendo possível renovar 100% os fios, devido às agressões químicas, é possível melhorar o aspecto dos mesmos, que ficam com as escamas completamente abertas quando algum produto precisa agir no córtex, uma camada mais profunda do que a cutícula. Quando as escamas ficam abertas, é impossível reter água e nutrientes, dificultando o tratamento e o alisamento, já que os cabelos rejeitam a retenção de qualquer produto. Neste sentido, a UTI Capilar serve para selar estas cutículas.

O que é preciso pra fazer a UTI capilar?

Para realizar a UTI Capilar, você precisa, em lavagens anteriores, ter feito um tratamento de hidratação e outro tratamento de nutrição. É que a UTI Capilar propriamente dita, no ciclo de cronograma capilar, entra como ação reconstrutora.

Desta forma, você repõe a umidade natural e os aminoácidos perdidos pelas escamas abertas antes de selar as cutículas. Caso o contrário, de nada adianta selar as cutículas desidratadas e desnutridas. Tendo isso em vista, é necessário ter produtos específicos para fazer a UTI Capilar uma vez por semana durante um mês apenas. A sobrecarga de queratina faz muito mal para os fios.

Você vai precisar basicamente de um shampoo hidratante, de um condicionador nutritivo, de uma máscara reconstrutora e de um neutralizante para o procedimento. Primeiramente, você deverá lavar os seus cabelos com o shampoo hidratante, massageando o couro cabeludo até que a espuma se espalhe para as pontas, evitando assim o rompimento dos fios. Depois, você deverá enxaguar as madeixas e tirar o excesso de água para aplicar a máscara reconstrutora, massageando mecha por mecha, das raízes até as pontas, para o produto penetrar nas cutículas. Após quinze minutos, enxague o produto. Lembre-se de nunca usar água quente nos seus cabelos.

Na sequência, após tirar o excesso de água novamente, desembarace os fios com cuidado e depois aplique o neutralizante, que se trata de um produto que anula o efeito da química, massageando mecha por mecha, das raízes até as pontas, para o produto penetrar nas cutículas. O produto deve agir durante vinte minutos. Neste meio tempo, não prenda os fios e nem os coloque dentro de uma touca. Além disso, não aumente o tempo de ação, pois, como dito antes, a sobrecarga de queratina, presente no produto, pode causar o efeito contrário. Lembre-se para não reclamar de algum estrago depois.

Após os vinte minutos, enxague os seus cabelos novamente e aplique o condicionador nutritivo, que vai ajudar a suavizar os fios ásperos, indisciplinados e volumosos, oferecendo maleabilidade. O condicionador nutritivo é aplicado somente no comprimento e nas pontas dos fios. Nas raízes, o produto gera oleosidade e sebo.

Na UTI Capilar, o tratamento só vai fazer efeito se os seus cabelos secarem naturalmente. Então, nada de chapinha ou secador. As suas madeixas necessitam um respiro, então o tratamento em questão pode ser feito, por exemplo, num domingo, dia em que provavelmente você não terá compromisso fora de casa para realizá-lo.

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Gordura da barriga: como perder rápido

Dieta Macrobiótica Japonesa: Como Funciona?