Os cabelos mistos dão trabalho, muito trabalho. Com raízes oleosas, que praticamente imploram pela lavagem diária, e as pontas secas, que gritam por hidratação, é claro que a coisa não é nada fácil, não é mesmo? Um único cabelo com problemas inversos (oleosidade na raiz e ressecamento nas pontas) exige um tratamento diferenciado, que consiga hidratar as pontas sem, contudo, pesar na raiz.
Esse tipo de cabelo é assim, via de regra, por predisposição genética, que é quem determina, afinal, a oleosidade da raiz dos fios. Mas, o fator ambiental, e isso inclui a exposição solar, a poluição, o sal do mar, o cloro da piscina, o fator mecânico e o fator químico também entram nessa equação.
Pra manter o problema sob controle, alguns truques são essenciais, e é sobre isso que a gente vai conversar agora!
O Corte Certo
Todo mundo sabe o quanto o corte certo faz diferença, não é mesmo? Pois o corte certo ajuda também a combater a oleosidade da raiz! Assim, é preciso evitar franjas que caiam sobre o rosto, pois a oleosidade do rosto associada a oleosidade da raiz acaba piorando o problema. Quanto às pontas secas, elas devem ser removidas a cada três meses, e pra isso um bom corte é essencial, já que ele é quem realmente dá fim nas pontas duplas e extremamente danificadas, que não podem ser recuperadas.
A Lavagem Certa Faz Toda Diferença!
Independente do tipo de cabelo, a forma como ele é lavado faz toda a diferença, mas no caso do cabelo misto a diferença é maior ainda, justamente por causa das necessidades contrastantes. Para que o cabelo seja tratado da maneira correta, nesse caso, é preciso usar um shampoo para cabelos oleosos, que é mais adstringente, na raiz, e, assim, controlar a oleosidade, e shampoo e condicionador hidratante no comprimento e pontas dos fios. Inicialmente deve-se lavar a raiz dos fios, o couro cabeludo, com o shampoo para cabelos oleosos. Após o enxágue, lave o comprimento e pontas com o shampoo hidratante que tenha o pH abaixo de 7.0 pra não prejudicar os fios.
A água a ser utilizada é a morna ou em temperatura ambiente. Jamais deve-se usar água quente pois quanto maior a temperatura, maior será o estímulo das glândulas sebáceas e, consequentemente, maior será a oleosidade dos fios. O condicionador deve ser aplicado apenas nas pontas, jamais na raiz ou nas proximidades pra não piorar a oleosidade local.
Em relação à frequência, deve-se lavar os fios sempre que a raiz estiver oleosa, e quase sempre isso acontece todos os dias.
Shampoo Esfoliante: Sim, Não ou Talvez?
A oleosidade excessiva acaba causando descamação no couro cabeludo. É preciso remover a camada de células mortas causada pela seborreia para que a renovação celular seja estimulada e, assim, o couro cabeludo fique saudável. Um bom amigo nessas horas é o shampoo esfoliante, que não são de uso diário, vez que servem para tratar os fios. O uso excessivo pode acabar irritando o couro cabeludo, mas a sua aplicação semanal ou quinzenal é altamente recomendada nesses casos para ajudar a conter a seborreia.
Mas não pode mesmo usar com frequência? Não, pois isso pode, inclusive, piorar a situação e estimular ainda mais a oleosidade, o que ninguém quer, claro! Várias marcas comercializam esse tipo de shampoo, inclusive o Boticário, na linha Argiloterapia.
Shampoo a Seco: Uma Boa Ideia!
Outro bom aliado para as meninas de cabelos mistos é o shampoo a seco, que dá uma disfarçada boa na oleosidade quando aparece algum compromisso de emergência e não dá tempo de lavar os fios como se deve. Esse tipo de shampoo contém ativos que agem absorvendo a oleosidade presente no couro cabeludo, o que deixa os fios temporariamente com aspecto de limpeza e sem oleosidade aparente. O correto aqui é aplicar o produto a uma distância de até 20 cm do couro cabeludo, e apenas na raiz. Em seguida, massageie a raiz dos fios com as pontas dos dedos. Não borrife o produto em todo o cabelo e nem exagere na dose pra não causar danos aos fios. Seu uso repetido, tipo todos os dias, pode acabar piorando a oleosidade, e o que era “remédio” acaba se transformando em veneno.
Pode Usar Talco Para Disfarçar a Oleosidade?
Muita gente lança mão do truque de usar talco na raiz dos fios para disfarçar o excesso de oleosidade, já que ele age absorvendo essa oleosidade, mas é preciso tomar muito cuidado. Primeiro que é bem difícil espalhá-lo na raiz, já que ele é branco e bem fino, o que pode resultar em um cabelo completamente branco ou cheio de “pozinho”. Para finalizar, e esse é o maior problema, o talco pode acabar entupindo os folículos pilosos, o que prejudica a saúde dos fios, além de poder causar coceiras e irritações leves.
E a Hidratação, Como Fica?
O cabelo misto pode, deve e precisa ser hidratado, já que essa é uma necessidade de todo e qualquer cabelo. O que vai ser diferente aqui é que a hidratação não pode chegar perto da raiz dos fios, pois isso pioraria, e muito, a oleosidade local. Assim, o correto é aplicar a máscara nas pontas e no comprimento, e só, mantendo uma distância de, pelo menos, quatro dedos da raiz.
A máscara vai depender da estrutura dos fios e do seu gosto pessoal, mas sugiro sempre as máscaras hidratantes enriquecidas com ativos nutritivos (ceramidas, óleos e manteigas vegetais) ou aminoácidos, que ajudam também na reconstrução dos fios. Produtos com proteínas também são recomendados.
O ideal é que a frequência da hidratação seja semanal, mas isso depende também do estado dos fios, pois os cabelos mais saudáveis precisam de, no máximo, uma boa hidratação a cada vinte dias.
Pode-se, também, substituir a hidratação por uma ampola de tratamento profundo, que age de maneira rápida e bastante eficiente.
Máscaras secativas
“O ideal, para quem tem este tipo de cabelo, é fazer uma máscara secativa apenas no couro cabeludo”, explica a dermatologista Sarah Bragança. “Elas são feitas à base de substâncias, como argila, zinco, azuleno”. Em seguida deve ser aplicada uma máscara nutritiva apenas a partir da altura da orelha em direção às pontas dos fios. As máscaras secativas devem ser aplicadas apenas no topo da cabeça e devem agir por um tempo de 20 a 30 minutos.
Existem também as máscaras secativas, que devem ser aplicadas somente no couro cabeludo e são feitas com ativos como zinco, argila e azuleno. Elas ajudam a controlar a oleosidade e possuem ação levemente esfoliante.
Beijos