Quando as ruguinhas e linhas de expressão começam a surgir, o choque é enorme porque, afinal, não estamos acostumados com aquilo. Claro que lançar mão de bons cremes é o “X” da questão, mas a maquiagem, nossa velha companheira, ajuda, e muito, a disfarçar as marquinhas do tempo, desde que feita do jeito certo, é claro. A ideia aqui não é esconder tudo, porque isso deixaria o rosto “pesado” e “rebocado”, mas sim suavizar, pra que a aparência fique mais leve. Sim, minha gente, maquiagem que rejuvenesce não é mito!
Quando vamos envelhecendo, não são só as rugas e linhas que começam a surgir, mas também a flacidez, que pode ser amenizada com alguns truques, como a definição suave, mas precisa, dos contornos faciais. Pra começar, delineie os lábios suavemente, com um lápis de boca do tom exato do seu batom. Com o tempo os lábios vão ficando mais finos e, não raras vezes, perdendo o formato original, então esse truque ajuda na redefinição do contorno labial, deixando a aparência dos lábios mais rejuvenescida.
Escolha uma base de textura mais leve para não concentrar nas linhas e rugas. Opte pelas mais hidratantes, já que com o passar dos anos a pele vai ficando mais seca, e nas que oferecem ativos antioxidantes, que combatem os radicais livres e evitam o envelhecimento precoce.
O uso do pó deve ser comedido, e optem por pós finos, pois eles acumulam nas linhas e dobras, e acabam evidenciando ainda mais o problema.
Para colorir os lábios, prefiram batons matte ou, pelo menos, menos cremosos, já que eles tendem a se acumular nos sulcos dos lábios e “escorrer”.