Você Sabe De Que O Seu Cabelo Precisa?

Sobre Kalina Amaro

Kalina Amaro - É jornalista, blogueira, louca por cosméticos e compras. Dedica a sua vida à produção de conteúdos sobre cabelos e beleza.

Visite Minha Página
VER + DICAS

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

Anunciar: anuncie@mulhernetwork.com.br

Administrativo: natielileal@mulhernetwork.com.br

Blogueira: contato@mulhernetwork.com.br

Ou ligue

019 – 41413709

Muitas vezes recebo e-mails falando que nenhum produto funciona nos cabelos, que nada segura e que nada dá jeito. Isso realmente existe?

Eu tinha essa dúvida também… Nunca entendi direito porque um produto apresentava resultados maravilhosos em um cabelo e não dava resultado nenhum em outro. Até que eu aprendi a “ouvir” o meu cabelo! Juro valendo e não tô doida ( pelo menos eu acho…hehehehe)!

A gente tem que aprender a entender o que o cabelo precisa, é simples assim! De nada vai adiantar você hidratar os fios,  se o seu cabelo precisa de reconstrução, assim como vai ser dinheiro jogado fora reconstruir um cabelo que precisa de nutrição, entendem?

A hidratação serve para repor água e sais minerais. Só! É a mesma coisa de quando a gente está desidratada e toma soro para reposição hídrica.

Quando o cabelo precisa de hidratação? Quando ele está opaco e sem elasticidade! Pense bem: se a sua pele está esticada, sem elasticidade, você vai fazer o que primeiro para que ela volte a ter elasticidade? Tomar água! Repor líquidos! Se ressecou, tem que fazer hidratação primeiro.

A máscara de hidratação não precisa ser cara e as baratinhas de farmácia cumprem MUITO bem o seu papel. As da Novex, da Seda e da Pantene, dentre outras, são excelentes para isso.

A hidratação deve ser feita uma vez por semana, intercalando com uma máscara de nutrição, até que os fios se recuperem.

A nutrição vai repor o equilíbrio lipídico e proteger os cabelos através de substâncias umectantes e emolientes. Todo cabelo precisa de nutrição, mas é fácil perceber que está na hora de nutrir quando os fios estão com muito frizz, sem peso e sem brilho.

As máscaras nutritivas são as que contem os óleos e as manteigas, como, por exemplo,  manteiga de cacau, de cupuaçu, de Karité, o tutano, o óleo de argan, o óleo de abacate, de semente de uva e de girassol.

Um exemplo de máscara nutritiva é a Máscara de Tutano, da Bioextratus, que contém tutano, manteiga de karité e ceramidas. Outros exemplos: Máscara de Tratamento Opti Smooth, da Matrix, e a Masquintense , da Kérastase.

Ao nutrir os fios ele ficará mais emoliente, mais brilhoso, mais definido, mais pesado e protegido, já que a nutrição forma um filme lipídico que protege o cabelo das agressões externas.

O ideal é nutrir os fios após cada duas hidratações, até que os fios se recuperem e ganhem brilho e peso.

A reconstrução capilar vai realizar a reposição proteica para recuperar a estrutura da fibra capilar após procedimentos químicos ou devido aos desgastes ambientais ou mecânicos ( chapinhas e escovas) que resultaram em perda de massa capilar.

Máscaras reconstrutoras são compostas por queratina, creatina, cistina, colágeno, aminoácidos e outras proteínas que irão selar as cutículas, diminuindo a porosidade dos fios, fortalecer o cabelo e repor a massa capilar.

Aqui vale fazer algumas ressalvas.

NUNCA façam uma reconstrutora antes de hidratar e nutrir os fios, porque eles ficarão ainda mais ressecados e podem vir a quebrar. Por isso, antes de sair cauterizando o cabelo e achando que isso é a salvação, hidratemmmmm!

Outra coisa é não exagerar na quantidade de reconstrução, pois tudo demais é sobra! Se exagerar o cabelo ficará “espetado”, duro, seco e quebradiço. Assim, caso seu cabelo esteja muito danificado faça uma reconstrução a cada 15 dias, até os fios melhorarem. Depois disso basta realizar uma reconstrução mensal para repor as perdas proteicas.

A regra é ir intercalando, primeiro hidratando e  nutrindo, e depois recuperando.

Eu gosto MUITO da queratina da Bioextratus e da Novex, que são baratinhas e eficientes.

Uma linha que sempre indico para reparação é a RMC, da Amend. Além disso são boas opções  o Super Reconstrutor , da Avlon, a Redken Extreme Rescue Force, a Age Recharge,  da Kerástase e a Máscara Absolut Repair,  da L`Oréal.

O CPR, da Senscience, é um sistema de dois passos que reconstrói  e hidrata com perfeição! Vale cada centavo!

As máscaras reconstrutoras geralmente deixam o cabelo meio rígido e por isso muita gente não gosta delas, mas isso não quer dizer que elas são ruins, é simplesmente que a forma de ação delas é essa. Um exemplo disso é a linha Extreme, da Redken.

Eu odiava essa linha com todas as minhas forças ( sempre odeio o que custa caro e não é bom!), até que descobri, essa semana, que eu é que era uma jumentinha e não sabia usar.

A linha toda é muito potente e quando eu passava a máscara reconstrutora e via, no tempo de ação, o cabelo “duro”, corria e enxaguava. Acontece que ela deixa o cabelo duro durante a ação, mas depois o cabelo fica uma maravilha, mas como eu NUNCA tive paciência para esperar os resultados, sempre retirava a máscara antes e ficava super emburrada por ter jogado dinheiro fora.

Eu falo demais, né? Mas é só para vocês entenderem que precisam fornecer o que o seu cabelo precisa, pois só assim ele ficará bonito e saudável, certo?

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

Sobre Kalina Amaro

Kalina Amaro - É jornalista, blogueira, louca por cosméticos e compras. Dedica a sua vida à produção de conteúdos sobre cabelos e beleza.

Visite Minha Página
VER + DICAS

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

Anunciar: anuncie@mulhernetwork.com.br

Administrativo: natielileal@mulhernetwork.com.br

Blogueira: contato@mulhernetwork.com.br

Ou ligue

019 – 41413709

Saiba Mais

#QUEROMUITO

A NOSSA LOJA ONLINE
 Oferta de 30% Progressivas
QUEROMUITO