Na busca por cabelos saudáveis e sedosos as mulheres sempre recorrem a tratamentos intensivos, máscaras de hidratação, óleos e muito mais. Todos esses itens são válidos, porém qualquer processo de beleza se inicia com o uso do velho conhecido de todo os dias, o xampu. Ele é a base para todos os produtos que virão depois e um item totalmente indispensável na rotina de cuidados. Mas, mesmo sendo o amigo mais presente nos momentos de beleza, ele ainda é visto de uma forma superficial. E acontece justamente o contrário, o xampu possui técnicas de aplicação, tipos específicos para cada cabelo, forma correta de enxague e vários outros fatores que o tornam indispensável.
Conheça suas particularidades e veja se você sabe como usá-lo corretamente:
Aplique corretamente
Antes de aplicar deixe a água corrente cair sobre os fios por um período de aproximadamente quatro minutos. Para evitar que eles fiquem cheios de resíduos, recomenda-se misturar a quantidade que você irá utilizar de xampu com água. E só então aplique a mistura nos fios começando pelas pontas e nunca pela raiz. Espalhe o produto até chegar ao couro cabeludo. Massageie suavemente com as pontas dos dedos. Não é preciso força e muito menos usar as unhas para obter um resultado satisfatório.
Uma das dúvidas mais recorrentes é sobre a quantidade de vezes que o xampu deve ser aplicado. O cabeleireiro Evandro Ângelo, profissional do Salão C. Kamura, diz que são necessárias duas lavagens, pois na primeira somente a oleosidade e a sujeira são retirados dos fios. Já na segunda ocorre uma limpeza mais profunda. O profissional indica a inclusão de dois xampus na sua rotina de cuidados. Um popular, que serve para a primeira lavagem, e um profissional para a segunda, assim o produto mais caro não é desperdiçado na remoção de resíduos.
Enxágue, enxágue e enxágue
Retirar o xampu até parece uma tarefa fácil, mas no fundo esconde seus segredos. Esse é um dos motivos pelos quais os fios se tornam opacos, ressecados e começam a cair sem explicação aparente. Para evitar o entupimento dos folículos, se certifique de que todo o produto foi retirado. Enxague bem o comprimento do cabelo, passando os dedos pelas áreas da nuca, laterais e topo da cabeça. Sempre que estiver na dúvida, não pense duas vezes antes de enxaguar novamente.
Xampu de qualidade faz toda a diferença
Falando em produtos, a dica é começar a investir em um xampu profissional. Se você já usa, está no caminho certo. Afinal, do que adianta comprar uma boa máscara de tratamento e usar um xampu que não agrega benefícios suficientes às madeixas. As versões profissionais são desenvolvidas com tecnologias altamente eficazes que conseguem limpar e tratar ao mesmo tempo. A grande diferença está em sua formulação e nos ingredientes nobres que aparecem em maior concentração que nos outros produtos. Portanto, mesmo que no rótulo do produto estejam presentes componentes como queratina, óleos e extratos vegetais, a quantidade será sempre diferente. Além disso, eles equilibram o pH, hidratam e são menos agressivos.
Xampu antirresíduos
Ao contrário do que algumas mulheres pensam o xampu antirresíduos não pode ser utilizado com muita frequência. A hairstylist Natália Alves recomenda o uso somente uma vez por semana, preferivelmente após utilizar finalizadores, musses e óleos. A dica é aproveitar do seu alto poder de limpeza profunda e utilizá-lo antes de tratamentos de hidratação, pois seus agentes ativos potencializam o processo. Já que sua composição apresenta pH maior que o dos fios, ele auxilia na eliminação de quaisquer tipos de resíduos, como por exemplo: leave-in, cloro, impurezas e outros produtos.
Xampu antiqueda
Essas versões não tratam os problemas causadores da queda de cabelo, somente evitam a queda originada pelos fios quebrados, fazendo com que eles se tornem mais fortes e resistentes ao atrito e sejam protegidos. Problemas graves de queda precisam ser tratados com o auxílio de um médico e o uso de remédios específicos.
Cabelos mistos a oleosos
Há uma grande variedade de xampus desenvolvidos para cada tipo de cabelo, sejam eles secos, tingidos, ressecados, cacheados ou lisos. E o mesmo se repete com os fios oleosos. Quem se encaixa nessa categoria deve usar somente produtos que sejam transparentes e dotados de elementos cítricos na composição como frutas, chá verde, eucalipto, própolis e menta. As mesmas recomendações servem para os cabelos mistos, com raiz oleosa e pontas secas. Ao final, aplique um condicionador no comprimento dos fios. Produtos com substâncias emolientes e aparência brilhosa ou perolada estão expressamente proibidos. Esses são mais indicados para as madeixas ressecadas.
Dúvida frequente
Vira e mexe se ouve falar que os cabelos se acostumaram com o xampu. Será que isso é verdade? Não é verdade, porém os cabelos possuem suas particularidades e, assim como outras partes de corpo, os fios têm necessidades diferentes. Para exemplificar melhor, imagine um cabelo que seja liso, tingido e ressecado. Poucos produtos conseguem tratar tudo isso ao mesmo tempo. O que geralmente se encontra no comércio são cosméticos próprios para proteger a cor, hidratar ou reconstruir a fibra capilar. A grande maioria exerce uma função específica para cada caso, por isso é bom variar!
A dica valiosa do cabeleireiro Evandro Ângelo é comprar xampus com efeitos diferentes e utilizá-los em semanas alternadas. A novidade é que os elementos dos produtos precisam de sete dias para agir e dar resultados, daí a importância de usar um em cada semana.
Xampu sem sal
Não acredite facilmente que o xampu que você comprou sem sal, realmente não contém o ingrediente, pois quase todos eles levam o cloreto de sódio em sua fórmula. Ele é o responsável pela espuma criada quando existe o contato da água com os fios. Versões com tecnologia avançada apresentam quantidades menores de sal que não prejudicam o cabelo. Então, agora que você já está bem informada confira sempre no rótulo se há ou não o cloreto de sódio no xampu. Mas fique tranquila, já que uma vez combinado a outros agentes ativos seus efeitos são minimizados e não oferecem riscos as suas madeixas.