Xampu: Saiba quais as verdades e mitos e como usá-lo corretamente

Na busca por cabelos saudáveis e sedosos as mulheres sempre recorrem a tratamentos intensivos, máscaras de hidratação, óleos e muito mais. Todos esses itens são válidos, porém qualquer processo de beleza se inicia com o uso do velho conhecido de todo os dias, o xampu. Ele é a base para todos os produtos que virão depois e um item totalmente indispensável na rotina de cuidados. Mas, mesmo sendo o amigo mais presente nos momentos de beleza, ele ainda é visto de uma forma superficial. E acontece justamente o contrário, o xampu possui técnicas de aplicação, tipos específicos para cada cabelo, forma correta de enxague e vários outros fatores que o tornam indispensável.

Xampu3 - Xampu: Saiba quais as verdades e mitos e como usá-lo corretamente
Xampu: Saiba quais as verdades e mitos e como usá-lo corretamente

Conheça suas particularidades e veja se você sabe como usá-lo corretamente:

Aplique corretamente

Antes de aplicar deixe a água corrente cair sobre os fios por um período de aproximadamente quatro minutos. Para evitar que eles fiquem cheios de resíduos, recomenda-se misturar a quantidade que você irá utilizar de xampu com água. E só então aplique a mistura nos fios começando pelas pontas e nunca pela raiz. Espalhe o produto até chegar ao couro cabeludo. Massageie suavemente com as pontas dos dedos. Não é preciso força e muito menos usar as unhas para obter um resultado satisfatório.

Uma das dúvidas mais recorrentes é sobre a quantidade de vezes que o xampu deve ser aplicado. O cabeleireiro Evandro Ângelo, profissional do Salão C. Kamura, diz que são necessárias duas lavagens, pois na primeira somente a oleosidade e a sujeira são retirados dos fios. Já na segunda ocorre uma limpeza mais profunda. O profissional indica a inclusão de dois xampus na sua rotina de cuidados. Um popular, que serve para a primeira lavagem, e um profissional para a segunda, assim o produto mais caro não é desperdiçado na remoção de resíduos.

Enxágue, enxágue e enxágue

A

Retirar o xampu até parece uma tarefa fácil, mas no fundo esconde seus segredos. Esse é um dos motivos pelos quais os fios se tornam opacos, ressecados e começam a cair sem explicação aparente. Para evitar o entupimento dos folículos, se certifique de que todo o produto foi retirado. Enxague bem o comprimento do cabelo, passando os dedos pelas áreas da nuca, laterais e topo da cabeça. Sempre que estiver na dúvida, não pense duas vezes antes de enxaguar novamente.

Xampu de qualidade faz toda a diferença

Falando em produtos, a dica é começar a investir em um xampu profissional. Se você já usa, está no caminho certo. Afinal, do que adianta comprar uma boa máscara de tratamento e usar um xampu que não agrega benefícios suficientes às madeixas. As versões profissionais são desenvolvidas com tecnologias altamente eficazes que conseguem limpar e tratar ao mesmo tempo. A grande diferença está em sua formulação e nos ingredientes nobres que aparecem em maior concentração que nos outros produtos. Portanto, mesmo que no rótulo do produto estejam presentes componentes como queratina, óleos e extratos vegetais, a quantidade será sempre diferente. Além disso, eles equilibram o pH, hidratam e são menos agressivos.

Xampu antirresíduos

Ao contrário do que algumas mulheres pensam o xampu antirresíduos não pode ser utilizado com muita frequência. A hairstylist Natália Alves recomenda o uso somente uma vez por semana, preferivelmente após utilizar finalizadores, musses e óleos. A dica é aproveitar do seu alto poder de limpeza profunda e utilizá-lo antes de tratamentos de hidratação, pois seus agentes ativos potencializam o processo. Já que sua composição apresenta pH maior que o dos fios, ele auxilia na eliminação de quaisquer tipos de resíduos, como por exemplo: leave-in, cloro, impurezas e outros produtos.

Xampu antiqueda

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Essas versões não tratam os problemas causadores da queda de cabelo, somente evitam a queda originada pelos fios quebrados, fazendo com que eles se tornem mais fortes e resistentes ao atrito e sejam protegidos. Problemas graves de queda precisam ser tratados com o auxílio de um médico e o uso de remédios específicos.

Cabelos mistos a oleosos

Há uma grande variedade de xampus desenvolvidos para cada tipo de cabelo, sejam eles secos, tingidos, ressecados, cacheados ou lisos. E o mesmo se repete com os fios oleosos. Quem se encaixa nessa categoria deve usar somente produtos que sejam transparentes e dotados de elementos cítricos na composição como frutas, chá verde, eucalipto, própolis e menta. As mesmas recomendações servem para os cabelos mistos, com raiz oleosa e pontas secas. Ao final, aplique um condicionador no comprimento dos fios. Produtos com substâncias emolientes e aparência brilhosa ou perolada estão expressamente proibidos. Esses são mais indicados para as madeixas ressecadas.

Xampu 4 - Xampu: Saiba quais as verdades e mitos e como usá-lo corretamente
Xampu: Verdades e mitos

Dúvida frequente

Vira e mexe se ouve falar que os cabelos se acostumaram com o xampu. Será que isso é verdade? Não é verdade, porém os cabelos possuem suas particularidades e, assim como outras partes de corpo, os fios têm necessidades diferentes. Para exemplificar melhor, imagine um cabelo que seja liso, tingido e ressecado. Poucos produtos conseguem tratar tudo isso ao mesmo tempo. O que geralmente se encontra no comércio são cosméticos próprios para proteger a cor, hidratar ou reconstruir a fibra capilar. A grande maioria exerce uma função específica para cada caso, por isso é bom variar!

A dica valiosa do cabeleireiro Evandro Ângelo é comprar xampus com efeitos diferentes e utilizá-los em semanas alternadas. A novidade é que os elementos dos produtos precisam de sete dias para agir e dar resultados, daí a importância de usar um em cada semana.

Xampu sem sal

Não acredite facilmente que o xampu que você comprou sem sal, realmente não contém o ingrediente, pois quase todos eles levam o cloreto de sódio em sua fórmula. Ele é o responsável pela espuma criada quando existe o contato da água com os fios. Versões com tecnologia avançada apresentam quantidades menores de sal que não prejudicam o cabelo. Então, agora que você já está bem informada confira sempre no rótulo se há ou não o cloreto de sódio no xampu. Mas fique tranquila, já que uma vez combinado a outros agentes ativos seus efeitos são minimizados e não oferecem riscos as suas madeixas.

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Escrito por Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

O que você achou? Vote

98320 points
Upvote Downvote

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carregando ...

0

Comente Pelo Facebook

0 Comentários pelo Facebook

Respire, relaxe e expulse o estresse da sua vida!

Respire, relaxe e expulse o estresse da sua vida!

blank - Cabelos Cacheados e Coloridos: as Melhores Dicas

Cabelos Cacheados e Coloridos: as Melhores Dicas