A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que promove a remoção do excesso de gordura localizada na região abdominal, deixando a barriga chapada ao mesmo tempo que corrige a flacidez, as estrias e as marcas ocasionadas pelo excesso de pele no local. Trata-se de um procedimento que não promove o emagrecimento e nem o tratamento da obesidade, sendo que a manutenção da “barriga chapada” vai depender, posteriormente, exclusivamente da boa alimentação e da prática frequente de atividades físicas, atividades aeróbicas ou esportes. A cirurgia de abdominoplastia é realizada tanto por motivos de saúde quanto por motivos estéticos por homens e mulheres.
Ao longo do tempo, homens e mulheres possuem maior dificuldade em perder peso e a gordura acaba se concentrando facilmente na região abdominal, geralmente os homens por causa de bebidas alcoólicas e as mulheres por causa de alimentos. Mas, as mulheres gestantes que desejam ter o seu corpo de volta após o parto também procuram estes tipos de tratamentos. Há ainda o caso de homens e mulheres que precisam perder gordura localizada por motivos de saúde. Seja qual for o caso, a cirurgia plástica de abdominoplastia é realizada de acordo com os exames requeridos como pré-requisito para aceitação pelos médicos profissionais.
Durante o ato cirúrgico, é realizado um corte em sentido vertical, que vai da linha do biquíni ou sunga até o umbigo. A extensão do tamanho da cicatriz posterior, o que também se refere ao tamanho do corte, depende da quantidade de gordura localizada que o paciente possui. A incisão, mais próxima ao umbigo, é o meio por onde as camadas de gordura localizada são removidas do corpo do paciente. Depois, o corte é suturado, mas como a pele é esticada para isto, é necessário corrigir a posição do umbigo na região. Qual é o resultado final da cirurgia plástica de abdominoplastia?
O resultado da cirurgia plástica de abdominoplastia é uma barriga, um abdômen e uma cintura livre de acúmulo de gordura, sendo que para se manterem desta forma, é necessário fazer reeducação alimentar e praticar exercícios físicos. Após o procedimento, drenos são colocados no abdômen do paciente para sugar o acúmulo de líquido na região. Depois do tempo recomendado para verificar a aceitação da operação, o paciente retorna ao consultório para remover os drenos e suturar novamente o corte. Após o período de recuperação, a linha é removida e o corte se transforma em uma cicatriz imperceptível, retomando o paciente a sua vida normal.
Para fazer uma abdominoplastia, o paciente necessita anestesia geral com sedativos e internação por um dia após a finalização da cirurgia, pois o procedimento requer cuidados especiais e leva cerca de cinco horas para ser finalizado. A cirurgia plástica não é recomendada para quem já fez alguma operação na região abdominal, quem já fez cesárea com cicatriz notável e para quem possui muito peso. Antes da internação deve-se suspender o uso de remédios, cigarros, bebidas alcoólicas e cremes, além de fazer jejum de alimentos e de líquidos durante o tempo indicado pelo médico profissional para não ocasionar contraindicações no procedimento.
O tempo de recuperação completa da abdominoplastia é de 35 dias, sendo obrigatório o uso de uma cinta pós-cirúrgica, evitar exercícios físicos, evitar subir ou descer escadas, caminhar sem a presença de outra pessoa para ajudar, fazer força, sentar-se com a postura incorreta, usar calça jeans usar roupas íntimas, se expor ao sol ou colocar compressas quentes na região abdominal. Quem acha tudo isso complicado, deve conversar com o profissional antes. Os exames também podem indicar um procedimento menor que é chamado pelo nome de miniabdominoplastia, cujo corte e cicatriz é menor do que o tradicional.