Sempre ouvi, desde pequena, a história de que o abacaxi é uma fruta praticamente mágica, já que basta uma fatia após o almoço pra “queimar” as calorias ingeridas.
Nunca acreditei na lenda, mas já que tanta gente acredita, é melhor esclarecer, né?
A lenda surgiu porque existe o mito (sim, é MITO) de que as frutas ácidas dissolvem a gordura e aceleram o metabolismo.
O “poder” que o abacaxi tem resume-se a facilitação da digestão de proteínas, já que contém uma enzima chamada bromelina, que é, inclusive, muito utilizada para “amaciar” os diversos tipos de carne.
Ao facilitar a digestão das proteínas, o abacaxi acaba favorecendo a hidrolise e, consequentemente, aumentando a taxa de absorção das mesmas pelo organismo, o que poderia, inclusive, aumentar o conteúdo calórico.
Então, é fato que nem o abacaxi nem nenhum outro alimento possui o poder de “queimar” calorias ou “derreter” a gordura.
Se existisse seria muito fácil emagrecer, já que, após uma orgia alimentar, era só consumir frutinhas “emagrecedoras” e pronto, como que por encanto todas as calorias ingeridas desapareceriam.
Infelizmente, isso não existe.
O que existe são os alimentos termogênicos, que turbinam o metabolismo e aumentam o gasto calórico, mas isso é uma coisa completamente diferente.
Além de não emagrecer, vale lembrar que, apesar de ser uma fruta, o abacaxi pode sim engordar, já que é rico em frutose!
Fica a dica!
Beijos
Ju