Essa semana uma seguidora aqui do Patricinha Esperta, a Luciana, me perguntou como eu fazia pra manter o peso, e ontem me sugeriu post sobre isso.
Como essa é uma dificuldade de MUITA gente, inclusive minha, fui pesquisar umas coisinhas e diquinhas básicas!
Pra começar tenho que falar que esse post foi feito para vocês e pra mim também, porque nunca, em nenhum momento desta vida, consegui manter o tal do peso…
Eu sempre fiz dieta, sempre consegui emagrecer (às vezes menos, às vezes menos), mas nunca consegui permanecer magra por um longo período, o que não tem nada demais, mas é muito chato, porque é ver todo o sacrifício que a gente fez descendo pelo ralo.
Tem gente que fala que emagrecer é muito mais difícil e que manter o peso é uma balela… Eu discordo… Ao menos pra mim, é muito mais fácil emagrecer, porque emagrecer é um desafio, algo que estimula. Manter o peso, ao contrário, é um tédio…
Bom, deixa eu parar de conversinha e ir para as dicas básicas, né?
O básico, pra mim, é esquecer a dieta e se preocupar em reeducar seus hábitos, porque dieta tem prazo de validade, e reeducação é pro resto da vida. Ou seja, os resultados da reeducação são duradouros, ao contrário dos resultados das dietas, que são, na maioria das vezes, temporários.
Reduzir as porções e passar a ingerir alimentos funcionais e fibras é de fundamental importância.
A ingestão de fibras ajuda o intestino a funcionar melhor e a acelerar o metabolismo.
Aumentar o consumo de frutas e aprender a fazer substituições também pode ajudar. Assim, quando a vontade de comer doces atacar, coma uma fruta geladinha ou uma gelatina.
A prática constante de atividades físicas é essencial, porque o exercício ajuda na manutenção da saúde, do peso, reduz a ansiedade, aumenta a qualidade de vida e , ainda, estimula uma alimentação mais saudável.
Uma coisa que ajuda bastante são os fitoterápicos… Já falei por aqui que sozinho eles não fazem milagre, mas funcionam como coadjuvantes poderosos!
Uma pessoa que tem compulsão por doces, que não resiste a brigadeiros, balas e açúcar, pode controlar isso com o Spray Anti-Doces, que realmente funciona e tira a vontade de ingerir açúcar ( Post AQUI).
Se você não ingere a quantidade suficiente de fibras, que tal um suplemento de fibras?
Existem fitoterápicos que ajudam no controle da ansiedade, que aumentam a sensação de saciedade, que minimizam a fome, que aumentam o gasto energético… Isso tudo pode ajudar, desde que a gente leve a sério e não consuma só “quando lembrar”.
Alguns desses fitoterápicos, bem como o chá verde, o óleo de coco e o óleo de cártamo, por exemplo, além de ajudar na redução e manutenção do peso, ajudam a nos deixar mais saudáveis, já que podem evitar algumas doenças.
Por fim, tenho que dizer que eu sei que não é fácil… Não é fácil resistir a uma panela de brigadeiro, não é fácil parar na metade do pastel, não é fácil sair de um padrão em que a gente esteve durante toda uma vida. Não é fácil, eu bem sei, mas é possível e a gente pode conseguir!
Amanhã a gente fala um pouquinho mais sobre isso, tá?
Beijos
Ju