Categories: Dieta

Cortar Gorduras ou Carboidratos, O Que É Melhor?

Na guerra para emagrecer há quem sustente que o segredo é abolir os carboidratos (a famosa dieta da proteína, de Dukan, dentre outras). A corrente mais “saudável”, digamos assim, sustenta exatamente o contrário, que é preciso cortar as gorduras, que fazem mal e engordam. O que, afinal, é verdade? Qual é a melhor opção?

Partindo da lógica, tanto a dieta pobre em carboidrato quanto a pobre em gorduras ajuda a emagrecer, desde que a balança calórica seja negativa. Ou seja, desde que o gasto seja maior que o consumo calórico.

Pesquisas recentes, entretanto, provam que tanto a dieta pobre em gorduras quanto a dieta pobre em carboidratos apresentam resultados similares na quantidade de peso perdido e na redução do colesterol ruim, o que é uma surpresa, já que muitos estudiosos sustentam que uma dieta rica em proteínas e gorduras aumenta o risco de problemas cardiovasculares.

Um estudo feito na Universidade de Temple, na Philadelphia, EUA, acompanhou 307 obesos divididos em dois grupos, sendo que um grupo seguiu uma dieta pobre em carboidratos (a dieta da proteína) e o outro uma dieta pobre em gorduras.

No primeiro ano de estudo notou-se que os dois grupos tiveram uma redução de peso similar, numa média de 10 quilos, e no segundo ano a perda de peso chegou a média de 7 quilos para os dois grupos. Daí conclui-se que, em termos de peso, os resultados foram basicamente iguais.

O que difere, no entanto, são os resultados quanto à saúde! No início do estudo, o grupo que ingeriu menos carboidratos e mais gorduras apresentou um aumento do LDL, o colesterol ruim, enquanto que o grupo que seguiu a dieta pobre em gorduras apresentou uma redução do colesterol ruim, com queda média de 10mg.

Acontece que, ao final do segundo ano, os dois grupos apresentavam resultados semelhantes na redução da taxa do colesterol ruim, nas taxas do triglicérides e da pressão. Além disso, para o grupo que reduziu o consumo de carboidratos e aumentou o de proteínas e gorduras, ouve um aumento de 8mg/dL do bom colesterol, o HDL, enquanto que o grupo que consumiu mais carboidratos e menos gordura teve um aumento médio de 5mg/dL. Ou seja, a dieta rica em gorduras e pobre em carboidratos ainda parece ser ligeiramente melhor do que a pobre em gorduras, já gerou o aumento do bom colesterol.

Esse tipo de estudo é muito importante para que se possa quebrar alguns mitos, como o de que a dieta da proteína é mais eficaz para perder peso e pior para a saúde, enquanto a que corta gorduras seria melhor para a saúde, mas não provocaria uma perda de peso acentuada.

Em termos de dieta o que vale mesmo é fazer aquilo que você consiga sustentar, que você consiga manter não apenas a curto prazo, mas, principalmente, a longo prazo, porque é algo que você terá que fazer para o resto da vida, já que, voltando aos hábitos antigos, o excesso de peso volta junto!

Beijos

Ju Lopes

Cortar Gorduras ou Carboidratos, O Que É Melhor?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Qual a melhor dieta para você?
Dieta: O Que Não Funciona
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Ver comentários

  • Ju, seu último parágrafo disse tudooooo.
    Pra mim, dietas restritivas são um tiro no pé. Passar meses sem comer pão, macarrão, arroz, chocolate? É possível? Não pra mim.
    Acho que a reeducação alimentar, na minha opiniao, é a mlhor que tem, pois trabalha corpo e cabeça. Faz a gente pensar magro e aprender a escolher os alimentos. E é com ela que, desde setembro, já perdi 9kg. Agora faltam mais 9kg.

    Por isso mesmo, lancei no meu blog o Desafio do Emagrecimento, uma ação coletiva divertida, que visa acumular pontos, perder medidas, melhorar os habitos de vida e ganhar prêmios. Passa lá!

    Se você animar participar e/ou quiser divulgar, eu agradeço. Quanto mais gente nessa corrente, mas fácil fica!

    http://panelassapatosepinceis.blogspot.com.br/2013/01/desafio-do-emagrecimento.html

    Beijao

    DANI

Postagens recentes

Desbotamento do Cabelo Ruivo – Como Lidar?

Desbotamento do Cabelo Ruivo Talvez ninguém entenda o desbotamento do cabelo ruivo por ainda não ter utilizado a cor no…

1 hora atrás

8 Nutricionistas de Campinas Que Valem A Pena Você Seguir no Instagram

8 perfis de nutricionais para você seguir no Instagram Olá miosss amores, tudo bem? Primeiro, quero agradecer muitíssimo o carinho…

3 dias atrás

Quando Desistir de Descolorir?

Quando Desistir de Descolorir? Tem hora que não da né gente! O Cabelo está às mínguas de judiado, danificado ao…

3 dias atrás

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

6 dias atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

7 dias atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

1 semana atrás