Dieta Ou Exercício Físico: O Que Emagrece Mais?

Na luta contra a obesidade, o que é mais eficaz: praticar exercícios físicos ou comer menos?

Eu sempre soube que a receita do bolo era menos comida e mais exercícios, e, embora muitos defendam que o exercício é o mais importante, pesquisas vêm demonstrando que, para emagrecer, a redução de calorias é  mais importante que a prática de exercício físico.

Tempos atrás li uma entrevista do Eric Ravussin, do departamento de Diabetes e Metabolismo da Universidade do Estado de Louisiana, em que ele declarava que 80% do emagrecimento decorria da mudança de hábitos alimentares e apenas 20% é fruto da prática de exercícios físicos.

A “tese” dele era de que os exercícios ao mesmo tempo em que queimam calorias, aumentam a fome, o que eleva a ingestão calórica.

Entretanto, é inegável que o exercício físico é de suma importância para a manutenção da saúde e do bem estar, sendo imprescindível para a manutenção da vida saudável.

Estudos mais recentes, realizados em uma tribo na Tanzânia, fazem coro a essa tese ao afirmar que as causas da obesidade estão muito mais relacionadas ao excesso alimentar do que a falta de atividade física.

O estudo avaliou 30 membros da tribo, entre homens e mulheres de diversas idades, e concluiu, com grande surpresa, que mesmo com uma intensa atividade física, por causa da caça e da coleta de alimentos, o ritmo metabólico dos membros da tribo era bastante similar ao dos ocidentais do mundo moderno.

Conclui-se, pois, que os exercícios físicos não são determinantes para a redução de peso, embora sejam para  a saúde em geral.

Ou seja, malhar faz bem, é ótimo, melhora a saúde e proporciona bem-estar, mas pra acabar com os pneuzinhos é preciso fechar a boca, porque o exercício sozinho não faz milagre!

Que é que vocês acham disso???

Beijos

Ju

Dieta Ou Exercício Físico: O Que Emagrece Mais?
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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

4 Comments
  1. Leidiane Angélica disse:

    Meninas, sou prova viva de que exercício sozinho não funciona! Sempre malhei muito. Em contrapartida, tenho uma tendência horrorosa a engordar, toda minha família é gordinha, e é claro que a genética nao me ajudou ne? Faço musculação, aulas de Combat 3 vezes por semana, corro na rua, enfim… Nunca fui magrinha. E não falto da academia não, religiosamente 5 vezes por semana, e muitas vezes vou aos sábados também. Com tudo isso que faço apenas nao engordo, e está difícil diminuir o peso, porque minha alimentação ainda nao está legal. Mas quando resolvo seguir alguma dieta, começo a secar. Então acreditem, os 80% dependem SIM da alimentação. O resto é preservação de saúde. FicaDica!

  2. Dietas emagrecem mais! Mas com o passar do tempo é preciso acrescentar exercícios, pois a perda vai ficando mais lenta.

  3. acredito na fórmula 80%alimentação compatível a idade e sedentarismo,se passo das 1200 calorias diárias engordo..:(

    E….30 a 40 minutos de academia diários,parece pouco mas se eu não fizer isso aos 50 anos…fico toda molenga e depressiva….:)

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