Dieta Ou Exercício Físico: O Que Emagrece Mais?

Na luta contra a obesidade, o que é mais eficaz: praticar exercícios físicos ou comer menos?

Eu sempre soube que a receita do bolo era menos comida e mais exercícios, e, embora muitos defendam que o exercício é o mais importante, pesquisas vêm demonstrando que, para emagrecer, a redução de calorias é  mais importante que a prática de exercício físico.

Tempos atrás li uma entrevista do Eric Ravussin, do departamento de Diabetes e Metabolismo da Universidade do Estado de Louisiana, em que ele declarava que 80% do emagrecimento decorria da mudança de hábitos alimentares e apenas 20% é fruto da prática de exercícios físicos.

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A “tese” dele era de que os exercícios ao mesmo tempo em que queimam calorias, aumentam a fome, o que eleva a ingestão calórica.

Entretanto, é inegável que o exercício físico é de suma importância para a manutenção da saúde e do bem estar, sendo imprescindível para a manutenção da vida saudável.

Estudos mais recentes, realizados em uma tribo na Tanzânia, fazem coro a essa tese ao afirmar que as causas da obesidade estão muito mais relacionadas ao excesso alimentar do que a falta de atividade física.

O estudo avaliou 30 membros da tribo, entre homens e mulheres de diversas idades, e concluiu, com grande surpresa, que mesmo com uma intensa atividade física, por causa da caça e da coleta de alimentos, o ritmo metabólico dos membros da tribo era bastante similar ao dos ocidentais do mundo moderno.

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Conclui-se, pois, que os exercícios físicos não são determinantes para a redução de peso, embora sejam para  a saúde em geral.

Ou seja, malhar faz bem, é ótimo, melhora a saúde e proporciona bem-estar, mas pra acabar com os pneuzinhos é preciso fechar a boca, porque o exercício sozinho não faz milagre!

Que é que vocês acham disso???

Beijos

Ju

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Escrito por Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

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Comentários

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  1. acredito na fórmula 80%alimentação compatível a idade e sedentarismo,se passo das 1200 calorias diárias engordo..:(

    E….30 a 40 minutos de academia diários,parece pouco mas se eu não fizer isso aos 50 anos…fico toda molenga e depressiva….:)

  2. Dietas emagrecem mais! Mas com o passar do tempo é preciso acrescentar exercícios, pois a perda vai ficando mais lenta.

  3. Meninas, sou prova viva de que exercício sozinho não funciona! Sempre malhei muito. Em contrapartida, tenho uma tendência horrorosa a engordar, toda minha família é gordinha, e é claro que a genética nao me ajudou ne? Faço musculação, aulas de Combat 3 vezes por semana, corro na rua, enfim… Nunca fui magrinha. E não falto da academia não, religiosamente 5 vezes por semana, e muitas vezes vou aos sábados também. Com tudo isso que faço apenas nao engordo, e está difícil diminuir o peso, porque minha alimentação ainda nao está legal. Mas quando resolvo seguir alguma dieta, começo a secar. Então acreditem, os 80% dependem SIM da alimentação. O resto é preservação de saúde. FicaDica!

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