E lá vamos nós pra mais uma novidade emagrecedora! Sabe o café? Pois é, ele ajuda no emagrecimento! Mas, calma, não é o café que estamos acostumados não, é o café verde.
Tá entendendo nada? Vou explicar! O café verde é o café “normal” que não passou pelo processo de torrefação, que é a etapa na qual o café ganha cheiro e sabor próprios. Se o café “tradicional” é cheiroso e gostoso, o extrato do café in natura não é lá muito agradável, e, justamente por isso, é consumo em cápsulas, que podem ser manipuladas ou encontradas em casas que vendem produtos naturais.
Mas, as diferenças do café verde pro café preto não param por aqui, já que o café verde, além de ser mais rico em cafeína, possui altas doses de ácido clorogênico, que não é encontrado em doses significativas no café preto, vez que se perde na torrefação. É essa substância que garante o emagrecimento, e é por isso que o café verde emagrece e o café preto não! Estudos comprovaram que o consumo de três cápsulas de 400 miligramas de café verde por dia, sempre antes das principais refeições, pode levar a uma redução de até 10% do peso em até dois meses, o que é bastante!
Mas o que é e pra que serve esse tal de ácido clorogênico?
O poder do ácido clorogênico é impedir que o nosso organismo utilize o açúcar ingerido como fonte de energia, o que leva o corpo a tirar essa energia do estoque de gordura, o que significa, simplificando, que esse ácido impede o acúmulo de gorduras, e, além disso, ele também ajuda a regular os níveis de glicose, e isso é tão importante que a substância tem sido, inclusive, indicada para quem tem diabetes, já que pode auxiliar no tratamento da doença.
Existem relatos, embora sem estudos comprobatórios, de que a substância também ajude na estabilização do humor, sendo, por isso, auxiliar em casos de depressão.
Só que além do ácido clorogênico, é preciso levar em conta também a ação da cafeína, que também ajuda a perder a peso, já que é um ativo termogênico presente tanto na café verde quanto no café preto, e que ajuda estimular e acelerar o metabolismo.
Tanto o café preto quanto a cápsula de café verde são importantes auxiliares da dieta, mas devem ser encarados como coadjuvante e só, pois sozinhos eles não fazem milagre, claro. O que eles fazem é potencializar o emagrecimento, acelerando os resultados, já que ativam o metabolismo e ajudam no não acúmulo de gorduras, mas só funcionam associados a uma dieta equilibrada e a exercícios físicos rotineiros.
Trata-se de um fitoterápico que não necessita de receita médica para a compra, contudo, seu consumo deve ser orientado, já que pode piorar a insônia, pelo excesso de cafeína, a gastrite e também a hipertensão. O melhor aqui é pedir aconselhamento a um médico ou nutricionista.
Alguém aqui já tomou? Os preços são bem em conta e me despertou o interesse!
Beijos
Ju Lopes