Ganho de Peso Pode Ser Causado Por Bactéria

Como foram de feriado? O meu foi ótimo, já que, basicamente, caí no programa de gordinho tenso: petiscar!

Mas nem foi muito, tá?

Melhor ainda, teve utilidade, já que na volta pra casa passei na banca de revistas e comprei a Super Interessante do mês de abril (a de maio não chegou ainda, deve estar vindo de jegue, só pode!) e encontrei uma matéria que muito nos interessa.

Segundo estudos realizados na Universidade de Yale, o ganho de peso pode ter causa bem diferente do que a gente imagina, e, supostamente, pode não estar relacionada com gula, com metabolismo ou com genética.

Foto: Reprodução

Esses estudos sugerem que a obesidade pode ser causada por  algumas bactérias, como as dos filos Bacteróides e Firmicutes, presentes no sistema digestivo.

Tais bactérias vivem no intestino, a diferença é que nos ratos obesos que foram estudados, a quantidade presente desse tipo de bactéria é mil vezes maior do que o normal.

Quer notícia pior? O ganho de peso seria, também, contagioso!

Isso mesmo, pois bastou colocar um rato magro na mesma gaiola que um rato gordo para que ele engordasse (a transmissão é feita pelo contato com as fezes).

Apesar de não haver ainda uma explicação para os resultados obtidos nesse estudo, a teoria é de a infecção interfere no processamento da insulina e aumenta o nível da glicose, o que provoca o aumento de peso.

Esse estudo foi feito em ratos e, ainda, não há nada que comprove essa teoria em relação  aos humanos, mas é bom ficar por dentro dessas “novidades” né?

Já procurei outras reportagens sobre esse assunto e em breve a gente conversa mais sobre isso, certo?

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Ganho de Peso Pode Ser Causado Por Bactéria
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

4 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.