Inflamação Celular X Aumento de Peso

Faz um tempinho que vi uma reportagem falando que o consumo de determinados alimentos considerados inflamatórios influenciam no aumento de peso.

Fiquei super curiosa e fui pesquisar um pouco mais…

Há quem defenda que a obesidade deva ser tratada como uma doença inflamatória e que, para emagrecer, é preciso, dentre outras coisas, ingerir alimentos anti-inflamatórios.

De onde vem essa inflamação?

Bom, como os hábitos mudaram bastante, o normal hoje é o alto consumo de alimentos  com altas doses de toxinas, como glutamato monossódico, agrotóxicos, conservantes, adoçantes,  fertilizantes, corantes e metais tóxicos, o que acaba gerando, como defesa, inflamação no organismo.

Além da obesidade, esse processo inflamatório pode desencadear inúmeras doenças, como câncer, diabetes, alergias e artrite, dentre outras.

Por isso é preciso eliminar os alimentos inflamatórios e apostar no consumo de alimentos que neutralizem essa inflamação.

Foto: Reprodução

Quais alimentos são Inflamatórios?

Industrializados, enlatados, em conserva, pães, massas, açúcar, carne vermelha e queijos amarelos são exemplos de alimentos que nutrem os adipócitos, que são as células que armazenam gordura, fazendo com que elas produzam adipocinas, substância altamente inflamatória.

Alimentos com Ação Anti-inflamatória

Alimentos com ação antioxidante e ricos em fibras precisam ser consumidos diariamente.

Os alimentos ricos em fibras reduzem a velocidade na absorção do açúcar pelo sangue, o que evita a produção excessiva de insulina e a inflamação.

Os alimentos antioxidantes, como alho, tomate, cebola, brócolis, uva, soja, aveia, linhaça e chá verde, dentre outros,  ajudam na prevenção da oxidação  das células.

O consumo de peixes de água fria (salmão, atum, sardinha), ricos em  ômega 3, é indispensável, pois o ômega 3 atua na redução do processo inflamatório.

Outros alimentos ricos em ômega 3 que  devem ser consumidos são as nozes, a linhaça, a semente de girassol, o gergelim e a amêndoa.

Bom, deu pra perceber que mudar os hábitos alimentares é essencial, né? Não só por causa da alteração de peso, mas também por uma questão de saúde e de melhoria na qualidade de vida.

Beijos

Ju

Julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Inflamação Celular X Aumento de Peso
4.7 (93.33%) 6 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

3 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.