Granola Engorda?

Alguém aqui gosta de granola? Eu adoro, adoro e adoro! Adoro com iogurte, adoro com açaí, adoro com frutas… Mas, a verdade é que muita gente consome granola acreditando que ela é saudável e que não engorda, e isso está longe, bem longe, de ser verdade.

O fato é que a granola é altamente calórica, e calorias a mais, via de regra, são sinônimo de ganho de peso. Mas, ao mesmo tempo, a granola é também, muito benéfica para o organismo, pois pode evitar e combater doenças, além de evitar o envelhecimento precoce, esse que a gente luta contra todos os dias! E, para deixar tudo ainda mais confuso, mesmo sendo altamente calórica ela pode ajudar a emagrecer! Embolou tudo? Vem comigo que eu explico!

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De Que É Feita a Granola?

A granola é, simplificando, uma mistura de cereais torrados, castanhas, açúcares e sementes, dentre outras coisas. Essa mistura resulta em baixo teor de gordura, boas doses de vitaminas, de minerais, de ácidos graxos insaturados, e também de fibras solúveis e insolúveis, mas também em um teor relativamente alto de calorias, já que três colheres da de sopa, que é a porção  média que consumimos, tem 150 calorias.

Mas, se é calórica, como consumir sem engordar?  Aí é que entra a questão da dose! Ao invés de consumir as três colheres, consuma a metade, e sempre com alimentos menos calóricos, como iogurtes diets, por exemplo. Não vale consumir com açaí, né? Aí é implorar pra engordar!

O melhor horário par ao consumo é no período da manhã e também antes de praticar exercícios físicos, pois ela garante a energia necessária para as atividades do dia a dia.

Existem, ainda, a granola light, que conta com menos calorias e menos açúcar, sendo indicada também para pessoas com doenças como diabetes, por exemplo.

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Como Assim A Granola Emagrece?

Como expliquei acima, a granola é uma mistura de várias coisas boas, e contém um alto teor de fibras, o que garante uma maior sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa sinta menos fome e, consequentemente, coma menos. No mais, a granola é rica em minerais como o selênio, por exemplo, que é um mineral antioxidante que desintoxica o organismo, o que faz com que o metabolismo funcione melhor e de forma mais acelerada, contribuindo para a queima de gorduras.

As fibras solúveis presentes na granola ajudam a regular e equilibrar a flora intestinal, além de ajudar na produção de vitaminas do complexo B, proteger o intestino, o cólon e, consequentemente reduzir o risco de problemas relacionados a esses órgãos.

Além disso, a  granola atua na melhora da disposição e da energia, bem como do índice glicêmico, e ainda ajuda na prevenção do envelhecimento das células. Contudo, vale lembrar que o consumo de granola implica um maior consumo de água, já que quanto mais fibras consumimos, de mais água precisamos para que o intestino funcione corretamente.

Ou seja, dá para consumir tranquilamente, desde que seja na dose certa, como quase tudo, aliás!

Beijos

Ju Lopes

 

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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

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