Alguém aqui gosta de granola? Eu adoro, adoro e adoro! Adoro com iogurte, adoro com açaí, adoro com frutas… Mas, a verdade é que muita gente consome granola acreditando que ela é saudável e que não engorda, e isso está longe, bem longe, de ser verdade.
O fato é que a granola é altamente calórica, e calorias a mais, via de regra, são sinônimo de ganho de peso. Mas, ao mesmo tempo, a granola é também, muito benéfica para o organismo, pois pode evitar e combater doenças, além de evitar o envelhecimento precoce, esse que a gente luta contra todos os dias! E, para deixar tudo ainda mais confuso, mesmo sendo altamente calórica ela pode ajudar a emagrecer! Embolou tudo? Vem comigo que eu explico!
De Que É Feita a Granola?
A granola é, simplificando, uma mistura de cereais torrados, castanhas, açúcares e sementes, dentre outras coisas. Essa mistura resulta em baixo teor de gordura, boas doses de vitaminas, de minerais, de ácidos graxos insaturados, e também de fibras solúveis e insolúveis, mas também em um teor relativamente alto de calorias, já que três colheres da de sopa, que é a porção média que consumimos, tem 150 calorias.
Mas, se é calórica, como consumir sem engordar? Aí é que entra a questão da dose! Ao invés de consumir as três colheres, consuma a metade, e sempre com alimentos menos calóricos, como iogurtes diets, por exemplo. Não vale consumir com açaí, né? Aí é implorar pra engordar!
O melhor horário par ao consumo é no período da manhã e também antes de praticar exercícios físicos, pois ela garante a energia necessária para as atividades do dia a dia.
Existem, ainda, a granola light, que conta com menos calorias e menos açúcar, sendo indicada também para pessoas com doenças como diabetes, por exemplo.
Como Assim A Granola Emagrece?
Como expliquei acima, a granola é uma mistura de várias coisas boas, e contém um alto teor de fibras, o que garante uma maior sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa sinta menos fome e, consequentemente, coma menos. No mais, a granola é rica em minerais como o selênio, por exemplo, que é um mineral antioxidante que desintoxica o organismo, o que faz com que o metabolismo funcione melhor e de forma mais acelerada, contribuindo para a queima de gorduras.
As fibras solúveis presentes na granola ajudam a regular e equilibrar a flora intestinal, além de ajudar na produção de vitaminas do complexo B, proteger o intestino, o cólon e, consequentemente reduzir o risco de problemas relacionados a esses órgãos.
Além disso, a granola atua na melhora da disposição e da energia, bem como do índice glicêmico, e ainda ajuda na prevenção do envelhecimento das células. Contudo, vale lembrar que o consumo de granola implica um maior consumo de água, já que quanto mais fibras consumimos, de mais água precisamos para que o intestino funcione corretamente.
Ou seja, dá para consumir tranquilamente, desde que seja na dose certa, como quase tudo, aliás!
Beijos
Ju Lopes