Lentilha: A pequena poderosa

O pequeno alimento que faz sucesso na época de fim de ano com a tradição de trazer sorte, é uma rica fonte de fibras, ferro e vitaminas. Além do mais, a lentilha é rápida e muito fácil de ser preparada. Até as que não têm muita intimidade com a cozinha terão sucesso em refeições criadas com ela.

Benefícios da Lentilha
Benefícios da Lentilha

O alimento poderoso faz parte da família das leguminosas, parente próxima do feijão, grão de bico, da soja e demais. Estudos de especialistas comprovam que ela está presente na alimentação dos povos antigos há mais de oito mil anos, sendo considerado o alimento mais arcaico desse povo. Consumido primeiramente no mediterrâneo, hoje em dia, ela é produzida e consumida principalmente na Índia, onde está presente no cardápio diário da maioria dos habitantes. Para eles, a lentilha exerce o mesmo valor que o feijão na mesa dos brasileiros.

Sua riqueza em fibras faz com que ela lute contra o colesterol alto, pois aproximadamente 25% do total de suas fibras são solúveis. Isso é o que ajuda no controle dos índices elevados de açúcar no sangue, impedindo que ele seja aumentado rapidamente após a ingestão dos alimentos que compõem uma refeição. Ou seja, além de prevenir, ainda restringe a ação de um dos maiores vilões de uma boa saúde, o açúcar. Isso acontece por conta da sua grande quantidade de nutrientes associados a um conjunto de carboidratos, vitamina B6, ácido fólico e magnésio.

Para quem deseja emagrecer e para isso não gastar rios de dinheiro, ela é umas das opções que você pode incluir em sua alimentação saudável. Além de ser uma leguminosa com preço bastante acessível, também produz quantidade de minerais e proteínas importantes para a saúde do organismo. A boa notícia é que a maioria de seus componentes são livres de gordura, sendo assim, ela oferece poucas calorias em seu consumo.

Outro benefício que as mulheres gostam bastante é a sensação de bem estar e relaxamento causada pela serotonina. Isso mesmo! Aquela substância famosa presente na composição do chocolate que nos faz sentir mais felizes, também aparece aqui e no grão de bico. Para que melhor que isso? Duas coisas que mulheres almejam: sentir prazer e ainda não engordar ao comer um alimento. Neste caso, ela é proporcionada por um aminoácido fundamental chamado de triptofano. As gestantes também são bastante beneficiadas, ressaltando os nutrientes como ferro e ácido fólico que auxiliam na gestação.

Previna doenças

Depois de todos os efeitos benéficos, a lentilha ainda auxiliar no combate de algumas doenças como obesidade, anemia, controle do diabetes e previne doenças do intestino, fazendo com que ele funcione melhor. Ela ainda otimiza o desempenho do coração com a melhora da oxigenação dos tecidos e circulação do sangue, além de aumentar a produção de energia no corpo.

Como consumir

Nutricionistas indicam um menu variado em se tratando das leguminosas, para aproveitar o que de melhor cada uma delas oferece. As diversas formas de consumo facilitam sua inclusão na alimentação, podendo ser preparadas puras, em saladas, em conjunto com o feijão, em pastas, refogados e até como sopa. Uma boa dica para quem é acometido pelos gases ao consumir esse tipo de alimento, é deixar de molho da noite para o dia, jogar fora a água velha e fazê-lo acompanhado de folhas de louro. Depois é só soltar sua criatividade e incrementar o cardápio.

Lentilha: A pequena poderosa
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.