A nutricionista Louise Tieppo preparou uma lista milagrosa que ajuda você a emagrecer sem passar fome. São oito passos fáceis e práticos de seguir, que ajudam a manter ou conquistar um corpão para esse verão!
Passo 1: Alimentação com fibras
Existem dois tipos de fibras: solúvel e insolúvel. A solúvel retém água formando um gel que ajuda a reduzir o colesterol LDL (prejudicial à saúde) e os triglicerídeos Já a insolúvel aumenta o bolo fecal reduzindo a prisão de ventre e o risco de desenvolvimento de câncer no intestino. Um fator muito importante relacionado às fibras é o alto poder de saciedade ajudando no controle do peso e auxiliando na redução do nível de açúcar no sangue. Alimentos que fornecem fibras: cereais integrais como aveia e linhaça, arroz e massas integrais, frutas e verduras. Evite alimentos refinados como pães e massas brancas.
Passo 2: Diuréticos naturais
Frutas como melancia, melão, abacaxi, tomate são ótimos diuréticos. Assim como os vegetais folhosos, pepino, chá verde. Uma dica: controle a quantidade de sal nas refeições e evite alimentos embutidos: salsicha, bacon, presunto, peixe, milho e ervilha em lata e pepino em conserva.
Receita do Suco diurético:
Ingredientes:
- 3 rodelas de abacaxi
- 2 folhas de hortelã
- 1 copo de água
- 1 pedaço P de gengibre.
Modo de fazer:
Bata tudo no liquidificador e tome gelado.
Passo 3: Fazer 6 refeições ao dia
Dessa forma acelera-se o metabolismo facilitando perda de peso, evita picos de glicose no organismo, proporciona controle da fome evitando excessos nas refeições principais. Tome café da manhã, faça refeições completas no café da manhã, almoço e janta e procure, nos intervalos, fazer lanches com alimentos leves, facilitando um maior consumo de frutas e legumes.
Passo 4: Fazer trocas inteligentes
Refrigerante por água, pães massas e arroz brancos trocar por integrais, biscoitos por frutas nos lanches, sal e caldos concentrados por temperos naturais, colocar cereais integrais no lugar do pão no café da manhã, preparar refeições saudáveis evitando fast-food.
Passo 5: Evitando os doces
Comece o dia com um bom café da manhã (frutas, iogurte ou leite e cereais); evite passar mais de 3 horas sem comer; não vá ao supermercado com fome, não corte radicalmente os carboidratos; procure fazer sobremesas com frutas; substitua o sorvete por frozen e evite deixar gomas e chocolates em locais de fácil acesso. Dica: nos lanches, pique frutas e adicione canela em pó (ajuda a diminuir a vontade de comer doces).
Passo 6: Evitar bebida alcoólica
Cuidado! São calóricas, retém líquidos e causam desidratação no organismo. Procure ingeri-las no final de semana sempre intercalando com água.
Passo 7: Pratique exercícios físicos
Eles aceleram o metabolismo, estimulam a musculatura, ajudam na produção de hormônios que aumentam a sensação de bem-estar, auxiliam na perda e manutenção do peso e prevenção de doenças sempre buscando maior qualidade de vida. Procure sempre orientação de um educador físico.
Passo 8: Dê preferência para carnes brancas como frango e peixe
Possuem menos gordura e calorias do que a carne vermelha, facilitando assim a digestão e a manutenção do peso. Os peixes possuem boa quantidade de Omega 3 e Omega 6 que tem poder anti-inflamatório e diminuem o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Evite fazê-las fritas, dê preferência para as grelhadas, assadas ou cozidas.