Os Benefícios da Dieta da Idade da Pedra

A dieta da idade da pedra, que vem dividindo opiniões, tem lá suas vantagens, assim como desvantagens. Falaremos agora das vantagens!

A primeira e grande vantagem dessa dieta é o consumo de frutas e vegetais em larga escala, que passa a ser a principal fonte de carboidratos do organismo, ou seja, energia para que o organismo funcione perfeitamente.

O consumo de frutas e verduras, via de regra, não possui restrições, e é altamente recomendado, já que eles contêm minerais e vitaminas de extrema importância para a saúde. Contudo, é preciso ficar de olho nas calorias, sobretudo das frutas, que são mais calóricas que os vegetais e, no fim das contas, podem pesar na balança.

O abacate e o coco, por exemplo, apesar de oferecerem inúmeros benefícios para a saúde, devem ser consumidos com parcimônia, já que são muito calóricos, assim como a batata inglesa, que é rica em calorias e carboidratos.

O melhor, claro, é consumir verduras e legumes orgânicos, livres de agrotóxicos, e, preferencialmente, crus, para, assim, preservar todas as suas propriedades.

Captura de tela inteira 21052013 223223

Vale lembrar que todo o carboidrato da dieta da idade da pedra deriva de frutas e legumes, não sendo permitido o consumo de massas e grãos pelos motivos óbvios, já que naquela época, de acordo com os historiadores, não havia ainda o plantio de arroz, trigo e outros grãos, por exemplo.

O fato de ter como fonte de carboidratos puramente os alimentos “naturais” é uma grande vantagem dessa dieta, pois proporciona mais benefícios para a saúde e para o organismo em geral, já que a quantidade de fibras é maior e o índice glicêmico é menor.

Isso é bem interessante, inclusive, para quem está em processo de emagrecimento e controle de peso, já que carboidratos de alto índice glicêmico atrapalham o emagrecimento pois, na digestão, eles são “transformados” em glicose, a fonte de energia do nosso organismo que é levada para as células pela insulina. Se sobra glicose no organismo, ela é convertida em triglicérides, um tipo de energia que, como vocês bem sabem, não é nada boa, já que se acumula em forma de gordura.

Além disso, altos níveis de insulina atrapalha a quebra de gordura, o que, consequentemente, causa o aumento de peso.

Um outro benefício bem interessante é o alto consumo de água, que era, naquela época, o único meio de hidratar o organismo, já que não existiam sucos e similares. O consumo de água não apresenta desvantagens, ao contrário, é altamente benéfica, pois não contém calorias, hidrata, ajuda na desintoxicação e no funcionamento de todo o organismo. Para quem faz dieta ou quer manter o peso, evitar outros tipos de líquidos, que são calóricos, e investir apenas na água é um grande negócio, pois há uma redução na contagem de calorias ao final do dia.

Muita gente acaba engordando “sem perceber” justamente por achar que os líquidos não contêm calorias, o que é um erro, pois, em muitos casos, eles são até mais calóricos que certos alimentos. Olhando sob esse ângulo, parece uma boa ideia, né?

Bejos

Ju Lopes

Os Benefícios da Dieta da Idade da Pedra
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.