Eu tento fugir do tema, mas não tem jeito, alimentação é a base de tudo, inclusive da saúde, força e beleza dos cabelos.
Como já expliquei mil vezes por aqui, o cabelo é formado basicamente por água, proteínas (aminoácidos), lipídios e minerais, e o enfraquecimento, assim como a consequente queda dos fios, pode ocorrer por deficiências na alimentação.
Como assim?
Bom, se o cabelo tem como principal componente a queratina, que é uma proteína, e não ingerimos proteínas suficientes, é lógico que isso irá influenciar na estrutura dos fios, assim como a deficiência de zinco, ferro, enxofre e cobre, minerais presentes na estrutura capilar, também causa problemas.
Para evitar isso, é preciso investir nos melhores alimentos para os cabelos, aqueles que são ricos nas substâncias formadoras dos fios, como proteínas e minerais.
Se o seu cabelo está fraco… Invista nas proteínas e aminoácidos!
Alimentos ricos nessas substâncias são os ovos, as carnes (incluindo as brancas), o leite e seus derivados e os grãos, como a ervilha e a lentilha.
Se o seu cabelo não tem força pra crescer … Invista nos alimentos ricos em cobre e zinco!
Uma boa suplementação de cobre pode ser obtida com o consumo regular de ostras e castanhas.
Já a suplementação de zinco, que ajuda também no controle da oleosidade capilar, pode ser obtida com a ingestão de ovos (gema), carne, levedo de cerveja e nozes.
Se você é anêmica… Invista na suplementação de ferro!
A anemia e problemas relacionados causa queda capilar e deixa os fios frágeis, por isso é importante investir em alimentos como feijão, folhas escuras, fígado e lentilha.
No próximo post a gente conversa sobre alimentos que dão brilho aos fios!
Beijos
Ju Lopes