Maça, pra mim, sempre foi comida de doente, comida de hospital, sabe? Nunca fui fã, até que comecei a ver alguns estudos que indicavam que essa frutinha, tão desprezada por mim, funcionava como uma verdadeira esponja no organismo, já que ela suga a gordura para fora do corpo.
A maça é composta por vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, niacina, ferro, fósforo, pectina, fibras, proteínas (0,5%), água (85%) e carboidratos (10%).
Por ser rica em fibras, a maça regula a função intestinal e favorece a eliminação fecal, reduzindo, assim, a probabilidade de doenças como câncer de cólon, constipação, diverticulites e hemorroidas.
Como é rica em pectina, que está presente na casca, a maça é uma aliada importante no combate aos colesterol, pois ajuda na redução do LDL e do triglicerídeos. Além disso, o consumo de uma maça por dia reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares.
A pectina, que dificulta a absorção de gorduras e de glicose, ajuda muito no emagrecimento e por isso a maça é uma das melhores frutas para quem precisa perder peso. Além do alto teor de pectina, a maça é formada basicamente por água e fibras, que “limpam” o organismo.
Possui propriedades adstringentes, antivirais, anti-inflamatórias e antibacterianas.
Para deixar a coisa boaaaa de vez, a maça combate o envelhecimento, pois é rica em flavonoides, que são uma arma contra os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento.
É excelente para as cordas vocais e para a garganta, bem como para limpar os dentes e para a saúde bucal.
Cada maça contém, em média, 55 calorias, ou seja, é uma fruta leve, que não engorda.
A única ressalva é que ela deve ser consumida com a casca, que é onde encontram-se a maioria dos seus nutrientes.
Bommmm, depois de tanta coisa boa, nem acho mais que maça é coisa de doente, afinal, ela é tão vermelhinha e tão docinha, né? hehehe
Beijos
Ju
@JuLopesL / [email protected]
https://www.facebook.com/JuLopesPE