Bate-Papo sobre Progressivas – Parte 2 (Os componentes Químicos).

Olá meninas, vamos seguir aquele bate-papo que começamos aqui nesse artigo, e falar sobre o que mais é importante: Os componentes químicos nas escovas e duvidas sobre eles.

Para isso chamei a Engenheira Quimica e técnica em Cosmetologia,  Adriana P. Freitas, criadora de Escova Progressiva, que já testei e coloquei aqui nesse artigo

 

1)  Os componentes químicos das escovas se diferenciam pelo tipo de cabelo? Por exemplo, um cabelo crespo é melhor usar esse tipo de escova, um cabelo ondulado é melhor dessa outra…

R.: NÃO, NÃO TEM ESSA DIFERENCIAÇÃO. PARA UM BOM RESULTADO O SEGREDO É SEMPRE CAPRICHAR NA PRANCHA, OS RESULTADOS SÃO OBTIDOS ATRAVÉS DO EFEITO DO CALOR EM CONTATO COM O FIO. PRA ENCONTRAR O PRODUTO PERFEITO PARA SEU TIPO DE CABELO É SÓ USAR E VER QUAL PROMOVE MELHOR E POR MAIS TEMPO OS RESULTADOS DESEJADOS, PORÉM TODAS SÃO BOAS E FEITAS PARA TODOS OS TIPOS DE CABELOS.

 

2) Os agentes químicos das escovas fazem mal a saúde do profissional e da cliente?

R.: SÓ SE HOUVER SUBSTÂNCIAS NÃO PERMITIDAS PELA ANVISA E EM QUANTIDADES EXAGERADAS. EM GERAL, OS PRODUTOS QUE SÃO FEITOS EM FÁBRICAS, VENDIDOS COM RÓTULOS, CÓDIGOS DE BARRAS, REGISTRADOS NO SITE DA ANVISA SÃO SEGUROS PARA PROFISSIONAIS E CLIENTES. FUJA DE PRODUTOS FEITOS EM CASA QUE COMPROMETEM A SAÚDE DE TODOS.

 

3)  É utilizado formol em qualquer dos procedimentos citados acima?

R.: SE A EMPRESA FABRICANTE FOR IDÔNEA, OU SEJA, SE TRABALHAR DENTRO DA LEI, COM ÉTICA E TRANSPARÊNCIA, VAI INFORMAR SE TEM OU NÃO TEM FORMOL E EM QUAL DOSAGEM, E SEM RODEIOS, É PERGUNTAR E OUVIR A RESPOSTA REAL. INFELIZMENTE NEM TODAS AS MARCAS FALAM A VERDADE, ENTÃO CABE AO CABELEIREIRO FICAR ATENTO E PESQUISAR SOBRE O PRODUTO QUE ESTÁ USANDO. NEM TODAS UTILIZAM FORMOL, HOJE EXISTEM AS DE CISTEÍNA E AS DE ÁCIDO GLIOXÍLICO.

 

4)  A quimica faz o cabelo cair, principalmente no topo da cabeça?

R.: NÃO. QUANDO O PRODUTO ENTRA EM CONTATO COM O COURO CABELUDO PODE HAVER A QUEBRA DO FIO E ELE CAIR, PODE HAVER A OBSTRUÇÃO DOS POROS NAQUELE LOCAL E ELE CAIR, MAS NÃO É A QUÍMICA QUE FAZ O CABELO CAIR E SIM A MÁ APLICAÇÃO DO PRODUTO. SE FOR FEITO DIREITO, POR PROFISSIONAL QUALIFICADO O PRODUTO NÃO FAZ O CABELO CAIR NEM QUEBRAR.

 

5)  Se fiz coloração posso utilizar qualquer um desses componentes químicos no cabelo?

R.: NÃO. SE A CLIENTE FAZ COLORAÇÕES CONSTANTEMENTE E HOJE COMO EXISTEM MILHARES DE PRODUTOS E ATIVOS, É ACONSELHÁVEL QUE SEJA FEITO O TESTE DE MECHA ANTES DE INICIAR O PROCEDIMENTO PARA NÃO HAVER INCOMPATIBILIDADE ENTRE AS QUÍMICAS. AINDA MAIS PORQUE MUITAS CLIENTES NÃO SABEM AO CERTO O QUE JÁ FOI APLICADO NOS FIOS, E NÃO SABEM DIZER PARA O CABELEIREIRO POR QUAIS PROCEDIMENTOS OS CABELOS JÁ PASSARAM. É SEMPRE BOM AGIR COM CAUTELA. VÁRIAS PROGRESSIVAS SÃO COMPATÍVEIS COM COLORAÇÕES, EXISTEM MUITAS OPÇÕES NO MERCADO.

 

6)  Se eu lavar o cabelo logo apos o procedimento da escova sai tudo no mesmo dia?

R.: NÃO! EXISTEM VÁRIAS ESCOVAS PROGRESSIVAS INTELIGENTES QUE PODEM SER LAVADAS NO MESMO DIA QUE O EFEITO PERMANECE O MESMO! BASTA PEDIR PARA O CABELEIREIRO APLICAR UMA PROGRESSIVA QUE PODE SER LAVADA, ALIÁS HOJE EXISTEM VÁRIAS QUE APÓS O PROCESSO DE PRANCHA TEM QUE MOLHAR PRA APLICAR UMA MÁSCARA E O EFEITO CONTINUA.

 

7)  Qual a diferença do componente químico entre relaxamento, alisamento e escova progressiva?

R.: RELAXAMENTO E ALISAMENTOS SÃO A MESMA COISA QUIMICAMENTE. NO RELAXAMENTO DEIXA AGIR POR MENOS TEMPO SÓ PRA SOLTAR OS CACHOS E NÃO É NECESSÁRIO FAZER ESCOVA OU PRANCHA PARA NEUTRALIZAR E NO ALISAMENTO O TEMPO DE AÇÃO DOS PRODUTOS É MAIOR E É NECESSÁRIO FAZER ESCOVA E PRANCHA. ALISAMENTOS E RELAXAMENTOS UTILIZAM HIDRÓXIDOS (GUANIDINA, LÍTIO, SÓDIO) OU TIOGLICOLATOS (AMÔNIO, ETANOLAMINA, TIOLAMINA, ECT.). E AS PROGRESSIVAS UTILIZAM ATIVOS DE TRATAMENTO COMO QUERATINA, ARGILA BRANCA, PROTEÍNAS DA SEDA, DA PÉROLA, AMINOÁCIDOS (CISTEÍNA, CISTINA, ARGININA, ENTRE OUTROS), SILICONES, ETC.

 

8) Grávida e criança pode usar esses componentes nos fios?

R.: SOMENTE AS QUE SÃO A BASE DE CISTEÍNA É SEGURO.

 

 9) Se meu cabelo já esta caindo posso restaurá-lo com a química da escova?

R.: SERIA MAIS INDICADO USAR UM PRODUTO DE RECONSTRUÇÃO ANTES DE FAZER A ESCOVA PROGRESSIVA, POIS COMO SABEMOS, A PROGRESSIVA AGE NA PARTE EXTERNA DO FIO, NÃO TEM PROPRIEDADE DE CUIDAR DO FIO DE DENTRO PARA FORA, MECANISMO DE AÇÃO DAS LINHAS DE HIDRATAÇÃO PROFUNDA, COMO AS CAUTERIZAÇÕES. E PARA O RESULTADO SER PERFEITO DA PROGRESSIVA, POR MAIS QUE ELA TRATE E CUIDE DOS FIOS, AS VEZES É ESSENCIAL TRATAR INTERNAMENTE OS CABELOS ANTES DE DEIXÁ-LOS LISOS E LINDOS NA SUA PARTE EXTERNA.

 

10) Falando a verdade: Elas são milagrosas e reconstituem todo tipo de cabelo?

R.: NÃO. INFELIZMENTE NÃO TEMOS PRODUTOS MILAGROSOS QUE RECONSTITUAM QUALQUER TIPO DE CABELO DANIFICADO. TEMOS ÓTIMOS PRODUTOS A DISPOSIÇÃO QUE SE FOREM UTILIZADOS COM A FREQUÊNCIA NECESSÁRIA PROMOVEM UM RESULTADO MARAVILHOSO E DURADOURO. MAS AINDA NÃO TEM UMA PROGRESSIVA PERFEITA QUE EM UMA ÚNICA APLICAÇÃO DEIXE O CABELO DANIFICADO PERFEITO NA HORA. E VALE SEMPRE USAR PRODUTOS DE BOA QUALIDADE NO USO DIÁRIO EM CASA PARA REFORÇAR A MÁGICA OBTIDA NO SALÃO.

Adriana, obrigada por sua participação tirando nossas dúvidas!

Qualquer duvida que queiram tirar com a técnica quimica, por favor,

enviem no e-mail para contato: lucyviana@patricinhaesperta.com.br

Beijos

Lucy Viana.
Bate-Papo sobre Progressivas – Parte 2 (Os componentes Químicos).
3 (60%) 1 Voto

Quais São As Substâncias Que Alisam Os Fios?
Bate-papo sobre Escovas Progressivas - Parte I
Compartilhar
Lucy Viana

Lucy Viana, Blogueira, apaixonada por cabelos! Editora de conteúdo - SEO - Tecnóloga em marketing - Campinas / Brasil - www.produtinhosnocabelo.com.br

Ver comentários

  • por favor me ajudem. em agosto fizemos um relaxamento no cabelo do meu filho de 16 anos. pois ele quer deixar o cabelo crescer e ele armava demais.ficava uma cachopa levantada. fizemos um relaxamento(nao sei com queproduto foi)mas nao ficou bom. um mes depois fizemos uma progressiva com o produto e-nove.numa outra cabelereira e aí ficou bonito. mas como o intervalo entre os dois foi de um mes, o cabelo quebrou muito. em fevereiro fizemos outro progressiva, o cabelo quebrou mais um pouco. a cabeleira que fez a progressiva disse que o problema foi a imcompatibilidade com aquele primeiro relaxamento. o cabelo , ta muito desparelho. a raiz ja esta crescida de novo, e meu filho ta com medo de fazer outra progressiva, . pode quebra mais ou nao/ da pra fazer so na rai/ me ajude por favor

  • boa noite. a 7 dias usei YKAS TRATAMENTO OURO. não achei que é lá essas coisas, o cabelo ficou hidratado mas um pouco resssecado nas pontas. agora eu gostaria de fazer uma progrssiva da yamá para cabelos com quimica. POSSO?
    Meu cabelo é loiro com tonalizante 9.13 (richesse) essa cor estou amando. e foi uma luta primeiro fiz luzes depois coloquei uma tinta loiro super branco da l"oreal, ai ficou mega branco com cinza fiz uma blindagem e ficou maravilhoso depois de uma semana fiz outra blindagem de queratina e depois de 7 dias usei o tonalizante da richesse 9.13 logo em seguida apliquei essa esse produto redutor da Y-KAS LISS TRATAMENT OURO.
    E AI POSSO .. OBRIGADA..

Postagens recentes

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

18 horas atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

2 dias atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

3 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

5 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

1 semana atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

1 semana atrás