Bate-Papo sobre Progressivas – Parte 2 (Os componentes Químicos).

Olá meninas, vamos seguir aquele bate-papo que começamos aqui nesse artigo, e falar sobre o que mais é importante: Os componentes químicos nas escovas e duvidas sobre eles.

Para isso chamei a Engenheira Quimica e técnica em Cosmetologia,  Adriana P. Freitas, criadora de Escova Progressiva, que já testei e coloquei aqui nesse artigo

 

As Progressivas

1)  Os componentes químicos das escovas se diferenciam pelo tipo de cabelo? Por exemplo, um cabelo crespo é melhor usar esse tipo de escova, um cabelo ondulado é melhor dessa outra…

R.: NÃO, NÃO TEM ESSA DIFERENCIAÇÃO. PARA UM BOM RESULTADO O SEGREDO É SEMPRE CAPRICHAR NA PRANCHA, OS RESULTADOS SÃO OBTIDOS ATRAVÉS DO EFEITO DO CALOR EM CONTATO COM O FIO. PRA ENCONTRAR O PRODUTO PERFEITO PARA SEU TIPO DE CABELO É SÓ USAR E VER QUAL PROMOVE MELHOR E POR MAIS TEMPO OS RESULTADOS DESEJADOS, PORÉM TODAS SÃO BOAS E FEITAS PARA TODOS OS TIPOS DE CABELOS.

 

2) Os agentes químicos das escovas fazem mal a saúde do profissional e da cliente?

R.: SÓ SE HOUVER SUBSTÂNCIAS NÃO PERMITIDAS PELA ANVISA E EM QUANTIDADES EXAGERADAS. EM GERAL, OS PRODUTOS QUE SÃO FEITOS EM FÁBRICAS, VENDIDOS COM RÓTULOS, CÓDIGOS DE BARRAS, REGISTRADOS NO SITE DA ANVISA SÃO SEGUROS PARA PROFISSIONAIS E CLIENTES. FUJA DE PRODUTOS FEITOS EM CASA QUE COMPROMETEM A SAÚDE DE TODOS.

 

3)  É utilizado formol em qualquer dos procedimentos citados acima?

R.: SE A EMPRESA FABRICANTE FOR IDÔNEA, OU SEJA, SE TRABALHAR DENTRO DA LEI, COM ÉTICA E TRANSPARÊNCIA, VAI INFORMAR SE TEM OU NÃO TEM FORMOL E EM QUAL DOSAGEM, E SEM RODEIOS, É PERGUNTAR E OUVIR A RESPOSTA REAL. INFELIZMENTE NEM TODAS AS MARCAS FALAM A VERDADE, ENTÃO CABE AO CABELEIREIRO FICAR ATENTO E PESQUISAR SOBRE O PRODUTO QUE ESTÁ USANDO. NEM TODAS UTILIZAM FORMOL, HOJE EXISTEM AS DE CISTEÍNA E AS DE ÁCIDO GLIOXÍLICO.

 

4)  A quimica faz o cabelo cair, principalmente no topo da cabeça?

R.: NÃO. QUANDO O PRODUTO ENTRA EM CONTATO COM O COURO CABELUDO PODE HAVER A QUEBRA DO FIO E ELE CAIR, PODE HAVER A OBSTRUÇÃO DOS POROS NAQUELE LOCAL E ELE CAIR, MAS NÃO É A QUÍMICA QUE FAZ O CABELO CAIR E SIM A MÁ APLICAÇÃO DO PRODUTO. SE FOR FEITO DIREITO, POR PROFISSIONAL QUALIFICADO O PRODUTO NÃO FAZ O CABELO CAIR NEM QUEBRAR.

 

5)  Se fiz coloração posso utilizar qualquer um desses componentes químicos no cabelo?

R.: NÃO. SE A CLIENTE FAZ COLORAÇÕES CONSTANTEMENTE E HOJE COMO EXISTEM MILHARES DE PRODUTOS E ATIVOS, É ACONSELHÁVEL QUE SEJA FEITO O TESTE DE MECHA ANTES DE INICIAR O PROCEDIMENTO PARA NÃO HAVER INCOMPATIBILIDADE ENTRE AS QUÍMICAS. AINDA MAIS PORQUE MUITAS CLIENTES NÃO SABEM AO CERTO O QUE JÁ FOI APLICADO NOS FIOS, E NÃO SABEM DIZER PARA O CABELEIREIRO POR QUAIS PROCEDIMENTOS OS CABELOS JÁ PASSARAM. É SEMPRE BOM AGIR COM CAUTELA. VÁRIAS PROGRESSIVAS SÃO COMPATÍVEIS COM COLORAÇÕES, EXISTEM MUITAS OPÇÕES NO MERCADO.

 

6)  Se eu lavar o cabelo logo apos o procedimento da escova sai tudo no mesmo dia?

R.: NÃO! EXISTEM VÁRIAS ESCOVAS PROGRESSIVAS INTELIGENTES QUE PODEM SER LAVADAS NO MESMO DIA QUE O EFEITO PERMANECE O MESMO! BASTA PEDIR PARA O CABELEIREIRO APLICAR UMA PROGRESSIVA QUE PODE SER LAVADA, ALIÁS HOJE EXISTEM VÁRIAS QUE APÓS O PROCESSO DE PRANCHA TEM QUE MOLHAR PRA APLICAR UMA MÁSCARA E O EFEITO CONTINUA.

 

7)  Qual a diferença do componente químico entre relaxamento, alisamento e escova progressiva?

R.: RELAXAMENTO E ALISAMENTOS SÃO A MESMA COISA QUIMICAMENTE. NO RELAXAMENTO DEIXA AGIR POR MENOS TEMPO SÓ PRA SOLTAR OS CACHOS E NÃO É NECESSÁRIO FAZER ESCOVA OU PRANCHA PARA NEUTRALIZAR E NO ALISAMENTO O TEMPO DE AÇÃO DOS PRODUTOS É MAIOR E É NECESSÁRIO FAZER ESCOVA E PRANCHA. ALISAMENTOS E RELAXAMENTOS UTILIZAM HIDRÓXIDOS (GUANIDINA, LÍTIO, SÓDIO) OU TIOGLICOLATOS (AMÔNIO, ETANOLAMINA, TIOLAMINA, ECT.). E AS PROGRESSIVAS UTILIZAM ATIVOS DE TRATAMENTO COMO QUERATINA, ARGILA BRANCA, PROTEÍNAS DA SEDA, DA PÉROLA, AMINOÁCIDOS (CISTEÍNA, CISTINA, ARGININA, ENTRE OUTROS), SILICONES, ETC.

 

8) Grávida e criança pode usar esses componentes nos fios?

R.: SOMENTE AS QUE SÃO A BASE DE CISTEÍNA É SEGURO.

 

 9) Se meu cabelo já esta caindo posso restaurá-lo com a química da escova?

R.: SERIA MAIS INDICADO USAR UM PRODUTO DE RECONSTRUÇÃO ANTES DE FAZER A ESCOVA PROGRESSIVA, POIS COMO SABEMOS, A PROGRESSIVA AGE NA PARTE EXTERNA DO FIO, NÃO TEM PROPRIEDADE DE CUIDAR DO FIO DE DENTRO PARA FORA, MECANISMO DE AÇÃO DAS LINHAS DE HIDRATAÇÃO PROFUNDA, COMO AS CAUTERIZAÇÕES. E PARA O RESULTADO SER PERFEITO DA PROGRESSIVA, POR MAIS QUE ELA TRATE E CUIDE DOS FIOS, AS VEZES É ESSENCIAL TRATAR INTERNAMENTE OS CABELOS ANTES DE DEIXÁ-LOS LISOS E LINDOS NA SUA PARTE EXTERNA.

 

10) Falando a verdade: Elas são milagrosas e reconstituem todo tipo de cabelo?

R.: NÃO. INFELIZMENTE NÃO TEMOS PRODUTOS MILAGROSOS QUE RECONSTITUAM QUALQUER TIPO DE CABELO DANIFICADO. TEMOS ÓTIMOS PRODUTOS A DISPOSIÇÃO QUE SE FOREM UTILIZADOS COM A FREQUÊNCIA NECESSÁRIA PROMOVEM UM RESULTADO MARAVILHOSO E DURADOURO. MAS AINDA NÃO TEM UMA PROGRESSIVA PERFEITA QUE EM UMA ÚNICA APLICAÇÃO DEIXE O CABELO DANIFICADO PERFEITO NA HORA. E VALE SEMPRE USAR PRODUTOS DE BOA QUALIDADE NO USO DIÁRIO EM CASA PARA REFORÇAR A MÁGICA OBTIDA NO SALÃO.

Adriana, obrigada por sua participação tirando nossas dúvidas!

Qualquer duvida que queiram tirar com a técnica quimica, por favor,

enviem no e-mail para contato: lucyviana@patricinhaesperta.com.br

Beijos

Lucy Viana.
Bate-Papo sobre Progressivas – Parte 2 (Os componentes Químicos).
3 (60%) 1 Voto

Lucy Viana

Lucy Viana, Blogueira, apaixonada por cabelos! Editora de conteúdo - SEO - Tecnóloga em marketing - Campinas / Brasil - www.produtinhosnocabelo.com.br

34 Comments
  1. Quero muito a voltar fazer progressiva,meu cabelo esta lindo!!
    bah depois que fiz um tal selante,meu cabelo quebrou todo,bem rente a raiz,ou seja houve o tal corte quimico,esta seco por demais e quebrado,e caindo,estou triste,e nao consigo viver sem o secador e chapinha,to pensando seriamente em corta-lo e cachear novamente,para dar um tempo as escovas..buáááá…
    Alguem me da uma soluçao boa e barata…obrigada.

  2. Muito boa matéria, gostei bastante mesmo, pude esclarecer muitas dúvidas.
    Obrigada!!

  3. eu adorei essas perguntas e respostas,pq a cada 4 meses eu faço uma escova progressiva no meu cabelo e eu nao do conta mais de fica sem fazer.Agora eu fiquei tranquila com essas informações!bjos*

  4. gostariade mais detalhes qtoa escova de cisteína p/ grávidas ecrianças apenas p/tratar os cabelos com porosidade ressecamento e pontas espigadas devido terem feito principalemnte descoloração nos fios. Não preciso de escova p/ alisar e sim p/ nutrir de dentro p/ fora do fio e acabar com a porosidade q pior coisa no cabelo.Qualseria umfabricante que possui esse tipo de escova? Pode me indicar? Passe os contatos se possível ou nome p/ eu pesquisar. Obrigada VIlma Ferreira.

    1. Ola Vilma, a técnica Adriana respondeu pra mim por email e vou colocar como ela mandou a resposta ok?
      “O indicado é fazer procedimentos de cauterização, hidratação, nutrição, etc. Qualquer procedimento especificamente para nutrir, sem ser progressiva”

      Vilma ela me explicou que não adianta associar a progressiva como um tratamento, não são em todos os cabelos que ele vai tratar, por isso ela especifica que para danos profundos como porosidade, ressecamento é necessário um tratamento de nutrição antes da progressiva.

      Pode enviar um email para o contato do site da Técnica Adriana Vilma , é esse aqui: http://www.ziniacosmeticos.com.br/conteudo/contato.htm

      Beijos.

    2. Obrigada pelas informações e atenção de todas vcs. Eu sei q necessitamos de muitos cuidados com cabelos principalmente qdo eles se encontram fragilizados e com danos q parecem irreverssíveis. O que estou sempre a procura é de produtos efecientes e de qualidade p/ q com o uso constante possamos chegar a um cabelo nutrido; tratado com maleabilidade; hidratados; sem volume e arrepiados e com aspecto natural tendo brilho e sedosidade. Tudo isso só se obtem com muitos gasto e profissionalismo além do mais importannte adquirir produtos que façam o q prometem com resultados visíveis. Nosso dia a dia já danifica os cabelos pela própria natures além do que necessitamos p/ estarmos atualizadas e termos nossa moldura do rosto e auto estima elevada que são os cabelos bem cuidados, bonitos, tonalizados e etc. Sou cabeleireira e terapeuta capilar, por isso estou sempre procurando me atualizar com q há de melhor p/ minhas clientes.

      Quem souber ou puder colaborar nessa cusa estou aberta emreceber informações e trocar idéias. Agradeço desde já VIlma Ferreira.

  5. ALESSANDRA TRUGANO disse:

    OLÁ!
    NA RESPOSTA Nº 10 NOSSA QUERIDA ENGENHEIRA QUÍMICA ADRIANA, CITA SOBRE ÓTIMOS PRODUTOS JÁ DISPONÍVEIS PARA Á RECONSTRUÇÃO DOS FIOS(SENDO PROGRESSIVA)
    FAÇO MECHAS NO CABELO E MEU CABELO DEU UMA SUPER RESSECADA, GOSTARÍA DE SABER QUAL ELA ME INDICARÍA PARA ESSE TIPO DE PROBLEMA?
    DESDE JÁ AGRADEÇO.
    Att,
    ALESSANDRA.

    1. Alessandra eu encaminhei sua pergunta para a técnica e logo vem sua resposta ok?

      Obrigada por participar!

      Beijos

    2. Alessandra a Técnica Adriana me informou que é preciso cuidar do seu cabelo primeiro de dentro para fora, nutrir (cauterização,hidratação…) antes de qualquer outro procedimento.

      Progressiva TAMBEM trata mas o objetivo é deixar liso.

      Beijos

  6. Ola meninas,
    adorei a materia perfeita mesmo ja sendo cabeleireira tirei algumas duvidas,
    muito interessante mesmo…
    Materias assim sempre é interessante..
    Bjosss

  7. amei essa enquete,como faço progressiva sempre tenho dúvidas e essa entrevista me ajudou muito,…parabéns a dona do blog,bjuxx!

  8. Amanda Kreves disse:

    Eu acho que é indispensável o profissional fazer uma avaliação antes de qualquer tipo de procedimento. Para o caso das Progressivas, alisamento e relaxamentos eu sempre faço uma recontrção com a linha Midollo di Bamboo da Alfaparf. Essa linha é indicada para reconstrução profunda dos cabelos que estão extramente danificados e enfrquecidos. E fortalecendo o cabelo pode-se depois aplicar a química.

    1. Amanda a técnica disse que seu comentário esta certíssimo!! E ainda disse: “É esse o conceito e a idéia que temos que ter em mente: cuidar dos fios de dentro pra fora pra ele brilhar lindo, liso ou não, com coloração ou não, o importante é deixar os fios cuidados, hidratados e nutridos.”

      Obrigada pela sua participação
      Beijos

  9. gostaria q me falasse sobre a carbocisteina se faz mal??é da tutanat…e se a escova ecologica da lissé é sem quimica mesmo ,pois promete alisar e dis q nao tem quimica é ecologica?será?rsrs bjs no aguardo…

    1. Ola Celiana vou colocar a resposta da técnica:

      “A carbocisteína não faz mal algum se for utilizada de acordo com a orientação do fabricante do produto; este ativo tem como base o aminoácido cisteína que já existe na cadeia molecular do nosso cabelo, por isso dizemos que é natural, pois estamos utilizando um mesmo componente já existente no cabelo para fazer com que as ligações químicas presentes na cutícula do fio sejam modificadas temporariamente desde que estejam no pH ácido; por isso todo produto a base de carbocisteína tem o pH bem baixinho. Pode ser usado sem medo.

      A respeito das escova ecológica que pergunta não posso afirmar nada. Vale lembrar que o que o fabricante quer dizer com “não tem química” significa dizer que não possui nenhum ativo alisante agressivo conhecido como por exemplo hidróxido de sódio. Química vamos encontrar em absolutamente tudo, até na água que bebemos. O apelo de ecológico pode ser verificado se é verdadeiro ou não se o produto tiver algum selo que assim o certifique, hoje existem empresas especializadas e renomadas em certificar cosméticos em naturais, orgânicos, ecológicos, etc. Se não houver selo algum o apelo não é totalmente verídico. Fique atenta caso esteja procurando por produtos realmente certificados.”

      Beijos

  10. por favor,pode me dizer alguma coisa sobre a da tutanat …pq ela tem carbocisteina e andei dando uma pesquisada e vi q carbocisteina faz mal… e a ecologia essa progressiva é boa msmo e é sem quimica alguma? e como deixa liso?? é da ciclo natural´s da lissé.obg desde ja!

    1. Ola Celiana, vou mandar para a técnica sua duvida ok?
      Logo venho com a resposta.

      Beijos

    2. Ola Celiana, novamente a resposta da técnica:

      ” Como foi dito, a carbocisteína não faz mal algum aos fios, nem ao couro cabeludo, nem a pele, nem ao cabeleireiro e nem ao consumidor. agora sobre as escovas das marcas citadas, caso tenha dúvidas entre em contato com a empresa e faça todas suas perguntas ao químico responsável e conteste caso ouça alguma coisa que não entenda ou que verifique ser diferente do que já se falou aqui neste site. o fabricante do produto tem a obrigação de explicar qual o ativo que existe no produto e como ele faz o alisamento acontecer. se você não ouvir uma resposta clara e convincente duvide e procure outra marca, na qual você possa confiar e se sentir segura e respaldada. hoje existem várias marcas, e várias marcas boas no mercado, faça sua busca e escolha uma com segurança.”

      Beijos

  11. Oi,

    Fiz escova de carbocisteina, meu cabelo já era liso, só que tinha um pouco de volume. Mas não gostei do resultado. Gostaria de saber se meu cabelo vai voltar ao normal ou se vou t