A corrente russa é um tratamento estético que utiliza um aparelho eletroterápico para tonificar os músculos do corpo humano. O aparelho eletroterápico em questão emite correntes despolarizadas de baixa frequência ou correntes despolarizadas de média frequência na superfície da pele, promovendo a contração muscular necessária para que os músculos sejam tonificados e os resultados almejados sejam obtidos. O tratamento estético de corrente russa é muito procurado pelas mulheres, maiores de idade, que desejam modelar o corpo, tonificar os músculos e combater a flacidez, sendo indicado para qualquer região, como, por exemplo, os glúteos, o abdômen, as pernas e as coxas.
Com duração de 60 minutos por área, o tratamento estético de corrente russa fortalece em até 40% as fibras musculares em uma única sessão, além de servir como uma espécie de drenagem linfática que elimina retenção de líquido e ainda estimula o fluxo sanguíneo. Outra curiosidade é que, quando a região do corpo escolhida para tratamento é o abdômen, cada dez minutos de sessão equivale a 400 abdominais. Isso significa que uma sessão de 60 minutos equivale a cerca de 2400 abdominais. Sendo assim, o tratamento estético de corrente russa é altamente eficiente e funciona de fato, em qualquer região.
Para realizar o tratamento estético, você deve primeiramente seguir uma rotina de atividades físicas e também seguir uma alimentação diária balanceada, pois, caso contrário, não vai funcionar como deveria. Na clínica de estética, o paciente que vai se submeter às correntes russas deve deitar-se em uma maca. Então, a região desejada do corpo para tonificação receberá estimulação russa, como são conhecidas as correntes despolarizadas de baixa frequência ou correntes despolarizadas de média frequência, através de fios eletroterápicos e cintas eletroterápicas, que são colocados sob a superfície da pele e também estão conectados a um aparelho estético que realiza o procedimento.
As pontas destes fios e cintas possuem eletrodos, que se parecem à adesivos, pois aderem à superfície da pele sem descolar facilmente. Estes eletrotodos são responsáveis por transferir as correntes elétricas do aparelho estético para a região do corpo que está sendo tratada. Os eletrodos promovem movimentos involuntários por conta da contração muscular e são estes movimentos involuntários, que, realizados repetidamente, tonificam os músculos e oferecem os resultados desejados. A mulherada não precisa se desesperar. Os efeitos dos eletrodos são bem leves, não causam desconforto algum e são mais semelhantes a um repentino choque. Além da tonificação, há outros benefícios.
Quem vai definir o tempo de exposição ao aparelho estético e a intensidade dos eletrodos que promovem a corrente russa é o profissional responsável pelo tratamento em questão, pois tudo depende do caso, das necessidades, dos objetivos e das limitações de cada pessoa. Mas, uma coisa é certa: há outros benefícios na corrente russa que vão além da tonificação muscular. O tratamento estético resulta na circulação sanguínea por causa da estimulação, na eliminação da retenção de líquido por causa da drenagem linfática e no combate à flacidez por causa da tonificação dos músculos. Há quem faça corrente russa por saúde.
É o caso das pessoas que buscam no tratamento de corrente russa uma solução para os problemas de atrofia muscular ou para os problemas de fraqueza corporal. Neste caso, o tratamento ocorre por motivos de saúde e não por finalidades estéticas. Antes de se submeter à corrente russa, o paciente passa por avaliações para saber se está apto a passar pelo tratamento e se não faz parte do grupo de pessoas contra-indicadas para tal. Em termos de quantidade, por sua vez, são necessárias várias sessões para tonificar de fato os músculos, o que também acarreta na redução de medidas conforme o tipo de alimentação diária de cada pessoa.