Meninas,
No outro post falei de auto-sabotagem e vim aqui indicar um ótimo livro sobre o assunto: O CICLO DA AUTO-SABOTAGEM: POR QUE REPETIMOS ATITUDES QUE DESTROEM NOSSOS RELACIONAMENTOS E NOS FAZEM SOFRER, do psicoterapeuta Stanley Rosner.
O autor é psicólogo clínico há mais de 40 anos e percebeu, durante sua prática, que uma das questões que seus clientes mais levavam para o consultório era a angústia provocada pela repetição de comportamentos.
Na tentativa de fazer com que as pessoas pudessem se libertar de tais atitudes destrutivas, Stanley se uniu à escritora Patrícia Hermes e, juntos, fizeram um livro de 200 páginas recheado de casos reais e de valiosos ensinamentos de como identificar e superar esses comportamentos que trazem tantos prejuízos.
O autor explica como episódios da infância podem criar dilemas inconscientes que acabam nos fazendo agir contra nós mesmos. Ele fala um pouco sobre cada área que costumamos nos sabotar e traz exemplos de situações em que esses comportamentos acontecem.
Vou colocar aqui só um trecinho:
“Lembro-me de uma jovem e atraente mulher, Cory, que foi ao consultório com uma preocupação bastante prática. Ela queria que eu a ajudasse a organizar seu tempo, suas tarefas. Elas queria estruturar sua vida profissional. Parecia um pedido singular para uma mulher jovem, brilhante e capaz. Cory cursara uma ótima faculdade de Direito e conseguira o emprego, depois de uma rigorosa seleção, em uma grande e prestigiada firma de advocacia. Mas logo começou a enfrentar dificuldades em cumprir cronogramas e priorizar seu tempo. (…) Saiu do emprego. Abriu sua própria forma de advocacia, mas estava com os mesmos problemas que enfrentara. Quando tentei investigar mais profundamente sua história, ela se impacientou: ‘Só quero me ater ao problema que tenho aqui e agora’, disse. (…) Mas logo ficou claro que ela estava sabotando a si mesma. O pai havia decidido transformá-la em alguém bem-sucedido, o filho que ele não teve. E, embora tudo levasse a crer que era aquilo que Cory desejava para si, não era este o caso. Cory tinha outros objetivos, inclusive alguns que só conseguiu perceber depois de muitas sessões.(…) Os conflitos do passado não haviam sido resolvidos. Cory e a figura internalizada do pai ainda estavam brigando, numa triste repetição do que tinha começado bem antes.”
Esse é um daqueles livros em que vamos nos identificando a cada linha, que nos faz refletir sobre nossos comportamentos, escolhas, padrões e atitudes. No final, a ficha cai: às vezes o problema não está nos outros (como costumamos achar e sair procurando culpados), e sim em nós mesmas!
Quem quiser, tem uma entrevista com o autor, na revista Época, é só ler AQUI.
Eu vasculhei a internet inteira atrás do e-book em PDF, mas infelizmente não encontrei. Mas é um livrinho tão bom e que traz grandes benefícios, que vale a pena comprar. O preço varia de R$ 16,70 (na FNAC) até R$27,70, segundo apurei no Google, hehehehe.
Beijos!!!
Amanda (Amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)