LIVRO: Dercy de Cabo a Rabo

Eu sou meio alheia a TV,  tenho preguiça, mas vi que essa semana passou uma minissérie com base na vida da Dercy Gonçalves e lembrei que já havia lido a bibliografia dela.

Eu gostava muito da Dercy… Eu gostava da inteligência latente,  do humor escrachado, dos palavrões, da ironia sem fim, do lado aventureiro, do fato de ela ter vivido tudo o que quis. Mas eu gostava  muito mais da franqueza absoluta e da naturalidade assustadora com que ela falava dos seus traumas, medos, erros, casamentos desfeitos, frustrações…

Eu gosto dessa franqueza, sobretudo porque se opõe ao eterno comercial de margarina que é a imagem de vida da imensa maioria das pessoas.

A Dercy era uma artista, no sentido bruto da palavra… Tinha rompantes de gênio e uma vitalidade notável… Era desabusada, agressiva, terna, sincera…Foi uma pessoa que viveu como se não tivesse nada a perder, e por isso seus 101 anos de vida foram tão bem vividos.

Sua história de vida  se confunde com a história do teatro nacional, sua eterna paixão e fonte de vitalidade

O  livro é em primeira pessoa, com a Dercy falando dela mesma… Acho de uma lucidez absurda algumas de suas constatações. Confiram:

“Quem sou? sei lá! Não sei quem sou! Fui tanta coisa. Eu fui tudo.”

“O que para os outros é palavrão, pra mim nunca foi. É pontuação. Palavrão não é o que você diz, é o que você faz.

“Mas eu não sou velha. Velho é quem está caduco. Velhas são as pessoas que não tem mais o que fazer, que ficam encostadas, incomodando. Mas uma mulher como eu, que ainda trabalha, briga e raciocina…estou uma beleza, eu sou uma beleza!”

“Eu me acho linda da cabeça aos pés, e quem não achar que se dane.”

“Não minto, não me violento, não me reprimo.”

“Acredito em poucas coisas, duvido de muitas. Nem no sucesso eu acredito. Quando o pano abaixa, quando o palco escurece, volto a ser aquilo que sou.”

“Sou forte, estou viva porque não desisti de sonhar.”

“Eu sempre vou ganhar, porque tenho muita força interior. Eu caio e me levanto. Levei muito susto, mas procurei não sofrer. O que perdi, acho que não era pra ser meu, se fosse pra ser, não perderia.”

Esse livro é fantástico, mesmo, porque a vida dela foi fantástica!

Quem quiser ler o livro, pode baixar AQUI. Se alguém não conseguir, é só me enviar um e-mail que eu repasso, sem custo nenhum, é lógico,  em PDF tá?

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

LIVRO: Dercy de Cabo a Rabo
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

4 Comments
  1. Aiii, obrigada! Eu tava atrás desse livro!!! Tomara que lancem um novo agora, contando depois do lançamento desse e da morte dela.

  2. Leandro Costa disse:

    Ola Tudo bem ? Primeiro queria parabenizar pelo site…. e segundo não consegui baixar o livro você pode me enviar… rsrsrs
    Por enquanto muito obrigado..

    Atenciosamente

    Leandro Costa

  3. Ju, parece que você lê pensamentos…rs
    Estava atrás deste livro, você pode me enviar, please?!

    Obrigadinha!
    Bjssss

  4. Carla de Moraes disse:

    Amei suas palavras sobre a nossa rainha, por favor me manda o livro?!
    Grande beijo…

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.