Nunca mais falei de livros por aqui, né? Massss, agora que o PE está de cara nova, tenho que caprichar nisso!
Já falei muitas vezes do Osho aqui no blog, apesar de não concordar com muitas das suas ideias, e o livro de hoje é dele.
Numa época onde as pessoas estão de tornando cópias mal feitas das outras, onde um imita outro pra não se sentir excluído, onde as pessoas parecem ter medo de assumir o que são, ler um livro como Liberdade – A Coragem de Ser Você Mesmo, é libertador.
Nesse livro o Osho fala das três dimensões da liberdade, física, psicológica e espiritual, e de como somos continuamente escravizados, muitas vezes por nós mesmo.
É nesse livro que o Osho comenta a teoria de Nietzsche (Assim Falava Zaratustra – O espírito das três transformações) sobre o camelo, o leão e a criança , as três metamorfoses sucessivas do espírito.
Ele fala de como a gente se “acorrenta” por comodismo e de como, mesmo desejando, temos um medo profundo da liberdade, já que, além de desconhecida, ela acarreta uma responsabilidade gigantesca.
É um livro leve, lindo, rico e profundo, que recomendo fortemente!
Vejam alguns trechos:
1- “A verdadeira liberdade não tem nada a ver com o mundo exterior, a verdadeira liberdade não é política, não é econômica, é espiritual.
A verdadeira liberdade é sempre espiritual. Ela tem a ver com o seu ser mais profundo, que não pode ser acorrentado, que não pode ser algemado, que não pode ser posto em nenhuma prisão.
Sim, o seu corpo pode sofrer todo tipo de coisa, mas a sua alma é intrinsecamente livre.”
2-“A liberdade é uma só; as escravidões são muitas – assim como a verdade é uma só e as mentiras podem aparecer aos milhares.”
3-“Qual é exatamente a substância mais íntima da liberdade? Aquilo que o liberta do passado e que o liberta do futuro.”
4-“Não existem correntes – as correntes das lembranças, dos desejos. Essas são as verdadeiras correntes que oprimem a alma e nunca deixam que você viva o momento que é seu.”
5-“Você tem de ser livre na sua alma, pois essa é única liberdade que existe.”
Não é um livro caro, custa umas 20 Dilmas, e pode ser encontrado mais barato ainda nos sebos virtuais.
Compensa, e muito!
Beijos
Ju Lopes