A falta de sentido na vida é um mal que está presente em todos nós, em algum momento da nossa vida. A sensação de vazio, de não se sentir completo, a falta de perspectivas, o não saber o que fazer da vida e de estar insatisfeito com ela, faz com que muitas pessoas empurrem a vida “com a barriga”, entrem em depressão e, nos casos mais graves, tentam o suicídio.
É disso que trata o livro Veronika Decide Morrer, do Paulo Coelho. Veronika é uma jovem eslovena que não suporta mais a sua vida tão monótona, rotineira e vazia de sentido. Aparentemente, ela tem tudo que deseja, mas ainda se sente infeliz, sente que algo está faltando e a perspectiva de viver anos a fio assim a leva a tomar a decisão de acabar com a própria vida.
Após tomar vários calmantes e esperar pelo fim, Veronika Decide Morrer acorda em um asilo para loucos, com a notícia de que a tentativa não a matou, mas deixou uma sequela séria no seu coração, que parará de bater, no máximo, em uma semana.
A idéia de que seu coração poderia entrar em colapso a qualquer momento faz com que Veronika Decide Morrer passe a ver a vida de outro modo, se permitindo mais e aprendendo muito sobre ela mesma e as pessoas que a cercam. No asilo, ela se abre para novas experiências, redescobrindo o valor da vida e o amor, encontrando um sentindo e preenchendo o vazio que sentia.
Mas será que ela terá tempo para viver esse novo amor, esse novo sentido, essa nova vida? A história surpreende e vale muito a pena. Caso tenha interesse em comprar, é um livro cujo preço varia entre R$ 13,00 e R$ 25,00, dependendo da loja. Você encontra para comprar AQUI.
PS. A obra foi transformada em filme, muito bom também!
Beijos,
Amanda Carvalho ([email protected])