Afinal, o que é moda?

Lindonas,

Sempre que me proponho a escrever algo aqui para vocês relacionado a moda, recebo alguns e-mails e comentários de pessoas que não gostaram do que escolhi e que a “moda é feia”, que não usariam aquilo, enfim, discordando de tudo o que escrevi.

Óbvio que ninguém precisa concordar com o que escrevo, pois aqui entra a minha opinião e gosto, e isso, cada um tem o seu.

No entanto, acho que a grande discordância está no fato das pessoas não entenderem a moda. Não estou dizendo que eu sou “expert” em moda e algumas de vocês não. Não é nada disso!

O que ocorre é que, ainda que em todos os posts de moda eu escreva que moda é tendência, muitas pessoas interpretam como se eu escrevesse que moda é uniforme, padrão e obrigatória.

Moda, queridas e queridos, não é isso. Moda é apenas um exemplo daquilo que mais vai se utilizar em determinada época. Os looks das passarelas apontam estilos, cores, cortes e modelos daquilo que vai ser adaptado ao gosto das pessoas.

Afinal, acho que só a Lady Gaga desfila por aí com todas aquelas esquisites que vemos nas passarelas, não é?

Vamos entender melhor isso?

Foto: Reprodução

Nos looks acima apresentados no SPFW de 2011, o estilista Ronaldo Fraga trouxe a proposta de se compor as peças com looks de cores fechadas e com estampas de mosaico. O mosaico, nesse caso, ficou muito aparente. Foi extraído de ladrilhos feitos pelo artista plástico Athos Bulcão.

Na “vida real” o uso de mosaicos ficou assim:

Foto: Reprodução

 Drew apareceu na festa de uma revista americana, Nylon, com esse vestidinho com estampas de mosaico. Observem que os mosaicos do vestido dela são totalmente diferentes dos mosaicos do vestido do desfile, mas não deixam de ser mosaicos, com inspiração no look apresentado. Ela trouxe para a “vida real” aquilo que virou tendência.

A mesma regra serve para cabelos:

Foto: Reprodução

Os coques vão estar em alta no inverno de 2012, escrevi dos penteados para vocês.

Isso não siginifca que todo mundo vai ter que sair com coques desse jeito.
 
Mas e assim, vocês não usariam:

 

Afinal, o que é moda?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

7 Comments
  1. Pois bem, florzinha. Trabalho com moda e sofro bastante com comentários do gênero…
    Muita gente tem dificuldade em entender a diferença entre “conceitual” e “comercial”. Não as culpo; isto é natural! ^^
    Gostei da forma simples e inteligível que você utilizou para explicar.
    Imagina só como é para um estilista TER que mostrar TODAS suas ideias e tendências em apenas 10 min. de desfile! Logo, este “balaio-de-gato-tudo-junto-e-misturado” é apenas uma saída para evidenciar as tendências, as quais serão utilizadas em menor escala nas produções.
    Beijão.

    1. Karina!

      Obrigada pela força!
      É essa a grande dificulade mesmo, distinguir, comercial e conceitual!

      Bjooo

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.