A nossa alimentação, não raras vezes, é uma lástima, porque é só besteira que se come, não é mesmo? É pizza aqui, fast-food acolá e nada de frutas, verduras e legumes, que são opções saudáveis e repletas de nutrientes.
Mas não basta ingerir só vitaminas e minerais, porque, para ser saudável, a dieta precisa ser balanceada e isso inclui o consumo de carboidratos, proteínas e gorduras, das boas, é claro!
Carboidratos
Os carboidratos tem super fama de vilões, mas a coisa não é exatamente como se pensa. Claro que o seu consumo exagerado não é bom, e que é preciso escolher com cuidado esses alimentos, evitando os de alto índice glicêmico, mas é fato que eles são o “combustível” do corpo, que o corpo precisa dele pra funcionar corretamente, então nada de fazer a louca e, sem acompanhamento médico, excluir os carboidratos da dieta e da vida!
Vitamina D
Já fiz muitos posts falando da vitamina D, da importância da vitamina D e, consequentemente, da importância de tomar sol e fiquei completamente chocada quando descobri que estava com deficiência de vitamina D! Fiquei chocada porque eu moro na Bahia, onde faz sol o ano todo e em uma cidade que é chamada de “cidade sol”, justamente porque o sol é intenso todos os dias do ano, mas a verdade é que sou neurótica com filtro solar, passo quatro vezes ao dia no corpo todo (para não ter melasma, porque eu tenho tendência!), e não me exponho ao sol nem com reza brava, daí a coisa fica difícil, não é?
A grande questão de tudo isso é que a vitamina D é responsável, direta ou indiretamente, por mais de 200 genes no nosso organismo e, se existe deficiência dessa vitamina, as coisas começam a entrar em colapso! É preciso tomar 15 minutos de sol diariamente para que tenhamos a correta absorção de vitamina D, que só é sintetizada quando tomamos sol.
Alguns alimentos, como óleo de peixes de água salgada, óleo de fígado de peixe, ovos e leite também oferece boas doses de vitamina D, que também pode ser suplementada.
Ácido Glutâmico
Tem problema de pressão arterial? Não tem e não quer ter? Invista no ácido glutâmico, menina! Estudos realizados recentemente comprovaram que ele, que pode ser encontrado principalmente em proteínas de origem vegetal, ajuda no controle da pressão arterial!
Vale investir em abacate, coco, sementes oleaginosas, gergelim, cogumelo, aveia integral, lentilha e batata são boas fontes de ácido glutâmico e devem fazer parte da dieta diária.
Ômega 3
Ômega 3 é vida! Essa gordura é extremamente benéfica par ao corpo como um todo, inclusive para o cérebro, tanto que alguns estudos já relacionam a sua deficiência com a maior probabilidade de problemas mentais. O Ômega 3 é bom também pra quem quer emagrecer, porque ele age na inflamação, e a obesidade é, também, um processo inflamatório. Só tomem cuidado com a concentração, porque o ideal, pra que o efeito seja bom, é, em caso de suplementos, uma concentração maior.
Atum, sardinha e salmão também são boas fontes de ômega 3.
Beijos