O que é um sapato mocassim?

mocassim

O mocassim é um sapato famoso, disponível através de modelos femininos e de modelos masculinos, que foi criado pelos índios de uma tribo norte-americana chamada algonquinos, embora sejam os noruegueses que começaram a produzir os modelos industrialmente. Durante algumas décadas, o uso do sapato mocassim virou uma espécie de “mico” por causa da sua faixa de couro cortada em formato de losango e costurada artesanalmente. Contudo, o mesmo voltou ao auge da moda por causa das tendências dos fashionistas, que rescussitaram vários hits da década de 50, momento específico em que o sapato mocassim estourou de fato no comércio mundial.

Na década de 50, ainda conhecido por outros nomes, variando de região a região, o mocassim era chamado como penny loafer, dockside ou weejuns. O sapato virou febre por ter se tornado figura carimbada nos pés de celebridades renomadas, como, por exemplo, os cantores Elvis Presley e Michael Jackson. Hoje em dia, é ideal para deixar o look mais formal ou sofisticado e não desajeitado, sendo o sapato mocassim bastante valorizado nos ambientes de trabalho para as mulheres que não desejam usar plataformas de saltos. Ocorre que o sapato mocassim não aperta, não machuca, não cansa e não cria bolhas.

Por ser um sapato tido como “careta” ou “masculinizado”, o mocassim deixa peças de roupas simples mais elegantes, motivo pelo qual deve-se optar por trocar as vestimentas neutras por vestimentas mais femininas para fazer o contraste legal. Vale abusar de acessórios, anéis, brincos, cintos, colares, cores, estampas, óculos ou pulseiras para customizar blusas, casacos, macacões, moletons, saias, shorts e vestidos. Por ser um sapato quente, o mocassim é utilizado sem meias, então é necessário higienizar sempre, além de investir em desodorantes ou talcos. Também há palmilhas especiais para evitar o cheiro ruim, principalmente no calor excessivo do nosso verão tropical.

Quer dicas de uso para o seu sapato mocassim? Ao invés de utilizar o mocassim com shorts jeans naquele estilo boyfriend larguinho, ou seja, masculinizados, você pode combiná-lo com shorts de paetês, que por ser uma vestimenta fina e extremamente chamativa, só fica legal em ocasiões especiais e com plataformas de salto. Contudo, a mistura de sapato mocassim + shorts de paetê quebra tanto o look feminino demais quanto o look masculino demais. O contraste harmoniza e tira o foco para apenas uma peça, permitindo o uso do visual em diferentes tipos de ocasiões sem chamar muito a atenção das pessoas.

Outros tipos de shorts bem femininos são os de cós alto, sejam os mesmos neutros ou floridos, e os de sarja, coloridos. Quem opta pela parte de baixo neutra, pode investir em opções despojadas para a parte de cima. Vale camisas coloridas, camisas floridas, camisas de formas geométricas, camisas xadrez, ou coletes. Quem não vai usar sapato mocassim a trabalho tem a chance de formar um visual mais casual. Basta combiná-lo com uma saia longa, que é ideal para mulheres modernas e com personalidade forte. O look vai ficar mais feminino ou mais masculino a partir da escolha da blusa.

Uma combinação poderosa para as mulheres de atitude é a saia longa + blusa em tom pastel + sapato mocassim + casaco de couro que seja justo e não largo. Como o look completamente despojado, como este, é especialmente indicado para as mulheres que fazem o estilo moderno, a combinação não fica com ar masculinizado e também não ofusca nenhuma das peças escolhidas. A saia longa mesmo, não impede o sapato mocassim de aparecer em cena. Já as mulheres mais clássicas podem optar pelos macacões, sejam os mesmos floridos, estampados, geométricos ou lisos. Peças de roupas com tecido de renda também são recomendadas.

O que é um sapato mocassim?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.