Dicas de como fotografar melhor são sempre bem-vindas, ainda mais quando são de alguém que realmente tem o dom e sabe o que faz! Por isso, resolvi entrevistar a Milena Gantois Palladino, baiana, 29 anos, graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Unime, que optou pelo viés da fotografia para atuar profissionalmente.
É na cadência do olhar que Milena Palladino retrata o instante do cotidiano da vida. Poetisa da fotografia, não necessita de nenhum acontecimento raro, incrível ou extravagante para transformar um breve momento em rima. São as coisas singelas que a põem feliz e gerenciam a profusão de imagens que produz. Dotadas de simplicidade, as imagens e os sentidos se reforçam mutuamente a cada captura.
Dessa forma, o seu olhar zeloso conjuga liberdade, coloquialidade, singularidade e equilíbrio estético. Todo o efeito vem, na verdade, desses elementos harmonizados e do seu intenso carregamento poético.
A Milena faz coberturas de eventos, fotografias de ambientes e produtos, ensaios femininos, masculinos, infantis, de gestantes e sensuais, além de Still para cinema. Já participou de vários projetos interessantes, como a VI Bienal de Cultura da UNE – Categoria Poesia, a realização da Expo Fotográfica Milena Palladino, que homenageou o centenário da cidade de Itabuna, em 2010, e foi responsável pelo still do curta metragem ‘’O Velho e os Três Meninos’’ com incentivo do Governo do Estado da Bahia.
Como tirar fotos boas, nítidas e de qualidade?
Penso que existem dois fatores que são relevantes na hora de fotografar. O primeiro é o “olhar”. É preciso estar sempre atento ao que acontece ao seu redor, detalhes interessantes podem render uma boa fotografia.
O outro é a prática, que além de “treinar” o olhar, te deixa mais íntimo da sua câmera. Se você começa entender a câmera, ela vai captar melhor aquilo que você realmente quer.
A nitidez pode depender do foco, da luz ou até do ângulo. As câmeras oferecem sempre o recurso de foco automático, em outras já é possível ajustar manualmente também. É importante que a fotografia transmita uma mensagem para quem vê.
Uma boa resolução dá mais qualidade para uma foto, além de oferecer uma boa ampliação.
Qual a melhor câmera profissional, semi profissional e popular?
Hoje em dia os fabricantes estão sempre atualizando as câmeras, em poucos meses são fabricadas novas câmeras com diferentes recursos.
Não saberia te dizer qual é a melhor assim. Claro que, quanto mais você investir, poderá pegar uma que te ofereça mais recursos.
Mas para mim, um bom olhar vale mais que uma boa câmera.
Quais os melhores editores de imagem pagos e gratuitos?
Existe uma série de programas de tratamento de imagens que são simples e fácies de usar. O tratamento é o toque final que damos à imagem, é importante não exagerar nele. Usei por um tempo o Photoshop (Adobe) que respondia bem ao que eu queria. Hoje uso o Lightroom, da Adobe, que foi desenvolvido com esse propósito de tratamento de imagens digitais.
O que te inspira, como você sabe os melhores ângulos, a melhor luz?
Sentimento me inspira. Chegar a um ambiente, sentir a energia. Observando eu vejo possibilidades de como aproveitar bem o tema, de acordo com as condições que o momento me oferece.
A luz influencia? Dá para “comprar” alguma luz para que as fotos saiam melhores?
A palavra fotografia vem do grego e quer dizer é “escrever com luz”. Ela é o elemento primordial na fotografia.
A melhor luz para se fotografar é a luz do sol, sendo os melhores horários de manhãzinha e ao entardecer. Um rebatedor pode auxiliar na iluminação. E podemos utilizar luzes artificiais para fotografar também. Usa-se principalmente em estúdios, em cinema. Dá pra criar climas variados e ser bastante criativo usando a luz.
Dicas para tirar boas fotos.
Seja um bom observador, experimente novos ângulos. Quando enquadrar uma foto, prefira colocar o objeto em um dos quatro pontos de ouro. Pesquise, leia, queira saber mais sobre fotografia.
Para maiores informações, acessem o Face da Milena: www.facebook.com/MilenaPalladinoFoto
Espero que tenham gostado, pois eu adorei!
Beijos
Ju Lopes