Bom dia, meninas!!!
Sempre falo em meus posts que devemos buscar o autoconhecimento para alcançar equilíbrio em nossas vidas. E sempre digo isso por que é até quase óbvio: quando sabemos quem somos e o que queremos, encaramos tudo com mais clareza, mais objetividade e aprendemos a controlar nossas emoções, o que nos mantém no caminho certo para alcançar nossas metas e estar em harmonia conosco e com a vida.
O caminho do autoconhecimento não é fácil e pode ser doloroso, cheio de recordações, lembranças, sentimentos mal elaborados, sonhos despedaçados, e exige coragem para enfrentar medos, ansiedades, erros, fraquezas e fracassos. É preciso força de vontade, determinação e persistência, pois nem sempre queremos conhecer a verdade a respeito de nós mesmos, nem sempre estamos dispostos a reconhecer nossa parcela de responsabilidade por nossas vidas. É mais fácil julgar e culpar os outros, mas é muito difícil olhar para si e decidir que é hora de mudar para melhor.
Se conhecer é um processo lento e demorado, onde é a própria pessoa quem deverá encontrar seu próprio caminho, devendo ter paciência para esperar o entendimento chegar. Mesmo que seja tão complexo, o processo de autoconhecimento traz tantos benefícios que é algo que realmente vale a pena. O controle emocional obtido irá permitir que você aprenda a lidar com as frustrações, expectativas, ansiedade, evitando sentimentos de baixa autoestima e autodesvalorização, aumentando a confiança na sua própria capacidade de tomar decisões, de encontrar soluções e vencer obstáculos.
Todos nós temos um poder pessoal, habilidades e capacidades, e quando as conhecemos, nós nos tornamos ainda mais fortes, mais preparados, resistentes e capazes, gerando energia positiva, reforçando o que temos de melhor e aprendendo a lidar com nossas fraquezas, nos perdoando por nossas falhas e abrindo espaço para a compreensão, a empatia e a compaixão.
Quando compreendemos os comos e os porquês de sermos como somos, de agir como agimos e entendemos como chegamos até aqui e por que estamos passando ou lidando com certa situação de um determinado modo, abrimos espaço para que novas crenças, novas percepções, novos aprendizados e novas atitudes se firmem em nossa vida, tornando tudo mais fácil de lidar.
Assim, a conscientização dá suporte para que as mudanças desejadas aconteçam, ou seja, quando nos defrontamos com uma situação que já não nos satisfaz mais, percebemos que é hora de mudar, e o autoconhecimento vai dar a clareza e o sentido a respeito de como mudar, o que mudar, quando mudar e por que mudar. Além disso, se conhecer vai mostrar a direção em que é preciso ir, pois existem inúmeras possibilidades mas nem todas elas vão trazer coisas positivas e relevantes para uma vida melhor e de qualidade.
O autoconhecimento pode ser alcançado através da meditação, Yoga, relaxamento, terapias psicológicas, reflexão e até mesmo a leitura de livros de auto-ajuda. Há quem goste de astrologia, leitura de mãos e tarô. Não importa COMO e sim estar buscando sempre se conhecer, persistir nesse caminho e querer realmente encontrar equilíbrio e paz.
Aproveitem os simbolismos de Natal e Ano Novo para refletir sobre si mesma e para colocar o pé na estrada do autoconhecimento. Desejo a todas as leitoras do Patricinha Esperta um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de paz, amor, respeito, equilíbrio, compreensão, sucesso, saúde, realizações, tolerância, paciência, superação e autoconhecimento! Amo todas vocês, queridas leitoras!
Beijos!
Amanda Carvalho ([email protected])