A pimenta e seus benefícios

Meninas, para quem gosta, a pimenta além de saborosa, ela pode gerar diversos benefícios para a nossa saúde. Ela acelera o metabolismo, diminui os riscos de doenças cardiovasculares e de infartos, além de contribuir para o emagrecimento e a redução da tensão pré-menstrual. Assunto que com certeza interessam as mulheres e que são obrigadas a passar pela tal da TPM todo mês, rs.

A pimenta ajuda no tratamento da baixa imunidade, do câncer, depressão, esquistossomose, feridas abertas, gripes e resfriados, pressão alta. Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a combater dores de cabeça e enxaqueca. Também é usada como analgésico, controla os níveis de glicose no sangue, aumenta a capacidade pulmonar e ajuda no tratamento da rinite alérgica e também da obesidade. A pimenta também é recomendada para o tratamento das dores musculares, reumatismos, artrite e artrose, desordens gastrintestinais e na prevenção da arteriosclerose. Mas alerta-se que o consumo exagerado por ter resultados negativos, principalmente as pessoas que têm problemas como gastrite ou hemorróidas, devem tomar um cuidado redobrado para não “exagerar”.

A pimenta é usada como condimento e dá um gostinho diferenciado na comida. Ela pode ser usada nas geléias, molhos, azeites, bombons, trufas, chocolates, etc. Ela é rica em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio. Os diferentes tipos de pimentas, têm várias formas de preparo e modos de consumo, sendo uma das hortaliças mais versáteis para a indústria de alimentos.  Elas são nativas da América do Sul e Central. Até o começo dos anos 90, o Brasil era o primeiro produtor  e consumidor mundial de pimentas. Hoje ele perde para o México, Índia, Tailândia e alguns países africanos.

A pimenta pode ser encontrada em diversos modelos, como a pimenta verde, amarela, preta e vermelha. Algumas tem o gosto ardido, outras nem tanto. Caso queira que ela fique menos picante, utilize somente a casca. Cada espécie de pimenta tem um grau de ardência.  O sabor da pimenta é principalmente encontrado na parte externa da planta. Existem vários tipos de pimenta, como a habanero, a malagueta, caiena, cambuci e cumari e jalapeno.

Bem, vocês puderam observar os diversos benefícios do consumo da pimenta. Para quem gosta, segue uma receitinha básica.

Pimenta no azeite de oliva:

 Uma xícara de chá de azeite de oliva extravirgem

Dois dentes de alho picados

Uma colher de chá de suco de limão

Pimentas selecionadas à sua escolha

Modo de fazer:

Retire as sementes e os talos das pimentas. Frite o alho no azeite, até ficar levemente dourado. Coloque as pimentas em um vidro de conserva, deixando um espaço livre de 2 cm. Aqueça uma xícara de chá de azeite a 300º C. Enfie um cabo de uma colher no meio das pimentas e abra um buraco. Despeje o azeite quente lentamente, para que penetre. Complete o pote com azeite até atingir 0,5 cm da boca e tampe bem firme. Deixe esfriar naturalmente e conserve na geladeira.

Por isso meninas, vamos inventar bastante pratos com esse produto tão poderoso.

Beijos

rogeriasampaio@gmail.com

A pimenta e seus benefícios
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.