in

Dicas Para Controlar os Gastos

Que tal uma mudança nos hábitos financeiros? Decidi que quero chegar ao final do ano que vem com um determinado valor na poupança, sei que para isso vou ter que abrir mão de algumas coisas, mas estou determinada e vou conseguir. Quem me acompanha?

Pesquisei dicas de especialistas,  e vou dividir com vocês algumas que achei bem legais.

Bom, o início da organização das finanças pessoais é bem simples, o primeiro passo é saber exatamente quanto se ganha e com o que se está gastando, é preciso detalhar todos os gastos, inclusive os baratinhos como lanchinhos e gorjetas, nada pode ficar de fora. Essas anotações podem ser feitas em um caderno, bloquinho, agenda, planilha do excel, qualquer lugar, o importante é que tudo seja anotado e todos os dias, dedique pelo menos dois minutos do final do dia para isso, uma dica é guardar consigo as notinhas do que comprou na rua para não correr o risco de alguma passar despercebida, fazendo assim você consegue identificar as variações entre o que imaginava gastar e o que realmente gastou.

Outra dica importante é dividir o orçamento em quatro grupos ABCD.

A – refere-se aos alimentos; não podem deixar de ser consumidos.

B – refere-se ao básico; contas fixas como água, luz, telefone e outros gastos imprescindíveis.

C – refere-se ao contornável; são certas regalias que tornam a vida melhor mas numa eventualidade podem ser cortadas, como TV a cabo por exemplo.

D – refere-se aos desnecessários; algumas coisas que pagamos sem ver e sem saber poque, como por exemplo anuidade de 3 cartões de crédito, quando na verdade só usamos um.

São mudanças básicas, mas especialistas garantem que se seguidas à risca melhoram, e muito, a vida financeira, e ainda vai sobrar um dinheirinho para você guardar todo mês….Ooooobbbaaaa!!!

Dicas para controlar os gastos:

  • Organize o orçamento.

  • Descreva todos os dias as despesas que teve.

  • Depois de pagar todas as dívidas do mês, com o que sobrar, faça uma poupança.

  • Defina um valor fixo para depositar na poupança e classifique-o como despesa fixa, assim você não deixa de depositar todo mês.

  • Explique a sua família sobre seus novos hábitos financeiros e peça colaboração de todos.

  • Abra mão de despesas desnecessárias.

  • Antes de ir ao supermercado, faça uma lista para definir o que realmente precisa.

  • Evite sair de casa com fome, tudo na rua fica mais apetitoso, e consequentemente você acaba gastando mais.

  • Cuidado com as promoções.

  • Em shoppings, por exemplo, verifique se realmente precisa do produto antes de comprá-lo.

  • Antes de fazer compras parceladas, verifique se elas cabem no seu novo orçamento (pense na poupança) e se terá condições de quitar as prestações.

 Com determinação e disciplina a gente consegue!!!

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Bullying, o que fazer?

Dinheiro Não Aceita Desaforo!