O Que Você Precisa Saber Antes de Vir À Bahia

Algumas meninas relataram que estavam vindo para a Bahia e pediram dicas pra sobreviver por aqui… Fiquei dias pensando no que escrever, porque né, a Bahia é o meu “normal”. Para mim não tem nada demais, além do calor, lógico. Mas aí fui lembrando de algumas viagens que fiz pra lugares mais “diferentes” e entendi mais ou menos o que elas queriam.

Vou dividir o post em partes, porque tenho que falar do quesito “alimentação”, roupas, temperatura, segurança e por aí vai.

Alimentação

Como em quase todos os lugares do mundo, dá pra encontrar todo tipo de comida por aqui, sobretudo em Salvador e nas cidades turísticas, como Ilhéus, Itacaré, Lençois, Barra Grande, Praia do Forte, Sauípe etc, mas, se vocês, assim como eu, gostam de conhecer a culinária local, vale tomar alguns cuidados.

Para quem não está acostumado, o dendê, que vai em muitos pratos típicos da culinária baiana, pode ser um problema e acabar atrapalhando a viagem. É chato falar disso, mas já vi muita gente ter dor de barriga depois de um acarajé, que para mim é a coisa mais leve do mundo (hahahaha).

Elevador_Lacerda_Salvador_Bahia

De modo geral, para quem está acostumado a uma comida mais leve, o ideal é manter a rotina de alimentação, com alimentos similares, e tomar muito cuidado com alimentos vendidos nas ruas e nas praias (não só na Bahia, mas em qualquer lugar do mundo), para não acabar com uma infecção intestinal das boas.

O Calor

A Bahia tem lugares lindos, o povo é simpático, a comida é deliciosa e as praias são um arraso, mas o calor é de lascar, sobretudo no verão, quando as temperaturas ficam ainda mais altas e o abafamento torna tudo mais irritante.

Isso, para quem não está acostumado, pode ser um problema. Tempos atrás uma amiga veio de Porto Alegre e jurou que Salvador, que nem é tão quente assim, era a esquina do inferno. Simplesmente não conseguia sair do carro, com o ar condicionado no último, é claro.

O problema de vir pra cá na “temporada dos turistas” é que além do calor habitual, todos os lugares estão cheios, o que aumenta o abafamento.

BAIANAS DE ACARAJÉ

Então, venha preparada, se jogue nas roupas mais leves que tiver e tenha sempre uma garrafinha de água mineral na bolsa. Não, isso não resolve, mas ajuda!

As Roupas

Roupa de verão, para mim, é roupa leve. Shorts, vestidinho, sainha, camiseta e similares, além de havaianas e rasteirinhas. Os tecidos, pelo amor de Deus, são leves e que permitam a pele respirar.

O que vestir depende da cidade onde você esteja e do lugar onde vá, mas, por exemplo, para quem está nas praias, como Barra Grande, Boipeba, Morro de São Paulo e Itacaré (foram as cidades sobre as quais mais recebi perguntas…), o uniforme do dia é biquíni, qualquer coisa leve por cima e havaianas. De noite, vale tudo que for leve, mas, pelo amor de Deus, evite sair montada e evite salto alto… É que na maioria dessas praias o chão é de “terra batida” ou, no máximo, de pedrinhas, e, além disso, a grande maioria das festas são na praia, na areia, então usar salto nessas situações pode – e vai – ser problemático.

Segurança

No quesito segurança, o mais complicado é Salvador, até por ser maior mesmo, mas, de modo geral, é preciso tomar os cuidados de sempre e não vacilar, né? Cuidados com máquinas fotográficas, carteiras, iPhones e similares são essenciais, assim como em qualquer outro lugar do mundo.

Eu, como tenho Ozzynho, não tenho esse tipo de problema, deixo até carteira em cima da mesa na praia, porque, como ele não gosta de sol, enquanto tô no mar ele fica sentadinho na barraca “tomando conta”, e ninguém em sã consciência vai se aproximar, sem ser convidado, de Ozzynho, né? É, a boquinha de Ozzynho não perdoa!

No próximo post prometo falar das melhores praias daqui, como muita gente pediu!

Beijos

Ju Lopes

O Que Você Precisa Saber Antes de Vir À Bahia
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.