Foi-se o tempo em que para saber saber notícias, pagar uma conta, paquerar, jogar, era necessário um computador de mesa ligado a internet. Os celulares que outrora eram usados para fazer e receber ligações e enviar mensagens hoje são verdadeiros “faz tudo”, com acesso a internet então, tornam a vida mais fácil e rápida, traduzindo, quebram váááááários galhos…
Porém, essas maravilhas tecnológicas podem levar os usuários a cometer inúmeras gafes, até mesmo sem perceber. Atitudes, inicialmente inofensivas, como falar alto ao telefone, receber um torpedo SMS durante uma palestra, escrever e-mail enquanto conversa ou durante uma reunião, tuitar em sala de aula, ouvir música alta dentro de um transporte público, dentre outras várias, podem incomodar muito as outras pessoas, e devido a isso acabam de entrar no rol das indelicadezas sociais.
Como os celulares já fazem parte da vida das pessoas se tornaram imperceptíveis; motivo pelo qual as normas de etiqueta e os bons costumes estão perdendo lugar. Cadê o bom senso, as pessoas são diferentes e pensam de maneiras diferentes. Existem formas de lidar com os novos aparelhos de maneira correta e sem incomodar quem está a sua volta.
Dicas de comportamentos adequados
– Não faça perto dos outros o que você não quer que façam perto de você. Por exemplo, se não gosta de uma determinada atitude, não repita (é a mais importante de todas as dicas).
– Não use o celular em uma reunião, uma conversa informal ou um encontro, é falta de educação.
– Se precisar digitar um torpedo ou um e-mail em público, pense se essa ação não irá afetar alguém, se sim, espere até poder enviar.
– Não fale alto ao telefone em público, as pessoas ao redor não precisam saber do seu assunto.
– Não use o celular enquanto dirige, pode causar um acidente.
– Não ouça música alto, ninguém é obrigado a ouvir o mesmo que você.
– Jamais interrompa uma conversa para atender uma ligação, é extremamente mal educado.
– Que as tecnologias são fundamentais na vida de todos é inegável, mas não é por isso que a educação deve ser deixada de lado, não concordam???
Beijos
Lili Nascimento
E-mail: [email protected]