Oi Meninas,
Os relacionamentos amorosos são constituídos de pequenos gestos diários, que podem melhorar ou piorar a vida do casal. Demonstrações de afeto e carinho, por exemplo, ajudam a fortalecer a relação, enquanto indiferenças e faltas de consideração tornam a convivência bem complicada.
É comum que no começo de um relacionamento o casal se trate com gentileza, com carinho e com mais atenção, pois o desejo que prevalece é o de ser acolhido e aceito pelo outro. Com o tempo e com as turbulências da vida e da convivência, pode ser que o casal caia na rotina e deixe de lado esses pequenos gestos que ajudam a manter não só a chama acesa, mas também o respeito e a gratidão.
Por isso, a dica aqui é: mantenha a gentileza no relacionamento. Mesmo com os estresses do dia-a-dia, você não tem o direito de descontar suas frustrações no namorado/marido. Afinal, não é por que estamos em um relacionamento estável que podemos relaxar e deixar de cuidar de nós mesmas e de nossas boas maneiras.
Também não é por que vocês já tem intimidade e se conhecem bem, que poderão deixar de lado o tom dócil, o carinho, a atenção e palavras-chave como “por favor”, “obrigada”, “bom dia”, “com licença”, “boa noite”, etc. É preciso ter consideração para com o outro, valorizar a presença dele e demonstrar carinho, afinal, quem não gosta de ganhar atenção de quem ama?!
Só assim também seremos tratadas com gentileza e com respeito, pois quando alguém é delicado conosco, nos abrimos para agir assim também, o que acaba gerando uma corrente de gentileza. Sabe aquela história de que “gentileza gera gentileza”? Então. E da mesma forma, quando sentimos que não somos bem tratados, acabamos perdendo a vontade de tratar bem os outros, o que gera aversão, afastamento e insatisfações.
Pessoas rudes, amargas, grossas, sem tatos e que são verdadeiros ogros, só afastam as pessoas e os sentimentos bons, o que faz com que a vida delas seja exatamente como elas são: amarga. A gentileza é fundamental para manter a harmonia não só nas relações amorosas, mas também em todos os outros relacionamentos, seja com chefes, amigos, parentes ou desconhecidos.
Tenha em mente também que algumas atitudes podem magoar e afastar o companheiro, por isso, evite aumentar o tom de voz querendo se impor, escute e considere a opinião do outro, seja menos crítica, não faça chantagens emocionais e observe e respeite a disponibilidade do outro
Trabalhe suas boas maneiras e aprenda a ser gentil, principalmente com seu namorado/marido. Pequenos gestos, como levar uma cerveja enquanto ele assiste futebol, fazer a comida preferida, levar o carro dele para lavar ou mensagens carinhosas no celular ou espalhadas pela casa fazem toda a diferença. Não precisa ser nada complicado ou caro, com certeza ele vai perceber a sua intenção. E, ahh, não se esqueça de agradecer SEMPRE qualquer gentileza do seu companheiro!
Beijos!
Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)