Alguns temperos, como a pimenta do reino, a asafetida, a mostarda e a cúrcuma, marcam presença constante nos meus pratos ( adorooo cozinhar, mas odeio limpar! hahaha) e eu não consigo viver sem. Por isso fui pesquisar pra ver qual tipo de benefício eles proporcionam, porque aí a coisa fica fácil né? É só comer e dizer que está tratando da saúde…hahahaha
Como se vê, minha alma de gordo grita! Mas esse não é o assunto do post, porque hoje eu quero falar da cúrcuma, aquele pozinho amarelo, também conhecido como açafrão da terra, e que é a base do molho curry.
A cúrcuma é fonte de curcumina, que inibe o desenvolvimento de bactérias, ajuda no tratamento da artrite, da demência e, pasmem, do câncer. Sim, é isso mesmo, estudos comprovam que a curcumina é anti-cancerígena!
De acordo com um estudo publicado na revista “British Journal of Cancer”, a curcumina é eficaz na destruição das células do câncer da garganta. O que me surpreendeu foi a rapidez com a qual a curcumina age, pois após 24 horas da ingestão as células do câncer já começam a ser destruídas. Ou seja, a coisa é promissora, né?
Mas não é só contra o câncer que a cúrcuma age, pois ela possui propriedades adstringentes, analgésicas, antibacterianas, anticoagulantes, antifúngicas, antiinflamatórias, antioxidantes, estimulantes e antissépticas.
Na Ayurveda e na medicina tradicional chinesa, a cúrcuma é usada para tratar problemas hepáticos, digestivos e menstruais, além da artrite. De acordo com a sabedoria popular, a cúrcuma trata desde úlceras estomacais até cálculos biliares, passando por azias, eczemas e feridas.
Ela é muito eficiente como antiinflamatória e seu uso é comum em pacientes com artrite.
Outro fator importante, é que a cúrcuma previne a formação de coágulos, pois atua na prevenção da agregação de plaquetas sanguíneas pelos vasos sanguíneos.
No mais, protege o fígado, desintoxica o organismo e protege dos efeitos da poluição.
Ela não apresenta efeitos colaterais se usada dentro dos limites, pois a posologia indicada é de 300 mg ao dia, e mais que isso pode ser tóxico.
Eu adorei saber que um “tempero”, uma coisa tão barata proporciona tantos benefícios!
Beijos
Ju
@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br
https://www.facebook.com/JuLopesPE