Saia da Rotina e Se Supere!

É interessante como vivemos no “piloto automático”. A rotina, que é até algo benéfico, acaba fazendo com que as mesmas coisas sejam repetidas todos os dias, dia após dia, mês após mês, ano após ano, e assim passa toda uma vida.

Essa rotina que criamos é, muitas vezes, um empecilho para a superação e nos impede de, diante de determinadas circunstâncias, agir, experimentar, aprender e crescer. Sim, porque quem age de modo automatizado fica parado no tempo e tende a entrar em um processo de procrastinação que só  traz malefícios.

Dia desses, conversando com uma amiga que é terapeuta, ouvi a explicação de que a rotina se forma devido a uma sucessão de hábitos repetitivos, e que é possível sim, ao contrário do que muita gente pensa, mudar esses hábitos e quebrar a rotina apenas aprendendo a parar com a tal da repetição.

Esse processo, aliás, é muito utilizado no tratamento de vários tipos de vícios, onde “quebra-se” o hábito e a repetição do hábito, impedindo que ele se transforme em algo automático, rotineiro.

Mas, a questão aqui não são vícios nem hábitos ruins… A questão  aqui é superação, e mudança, é evolução.

7ABEA24DBB81A0A8BAF223461F9B98

E o que uma coisa tem a ver com a outra? Ora, tudo, porque quem repete as mesmas coisas não se abre para o novo, não se permite fazer coisas diferentes e, consequentemente, não evolui, não se supera.

É comum, diante de situações novas, sejam elas boas ou ruins, que as pessoas simplesmente paralisem. Algumas conseguem encarar a situação de frente e mudar, se superar, enquanto outras criam uma redoma que as impede de agir, e nesse processo a pessoa perde, e perde tudo, porque a vida passa, segue adiante, e a pessoa fica para trás, ela e seus medos.

Problemas sempre irão existir, uns maiores, uns menores, e isso na vida de qualquer pessoa, o que vai fazer diferença é como você encara e lida com eles, e isso é questão de escolha. Sim, cada escolha é uma renúncia e a gente e nunca está preparado para as perdas que as nossas escolhas geram, mas elas são inevitáveis, e não escolher também é uma escolha, que também gera renúncias.

Pode parecer clichê, e talvez até seja, mas eu acredito que qualquer coisa que a gente passe nessa vida serve para nos fazer crescer, e isso é, na verdade, uma oportunidade, e oportunidade a gente agarra. Problemas todos nós temos, erros todos nós cometemos, carrascos e vítimas todos nós somos em algum momento da vida, mas chega uma hora que é preciso deixar isso para trás e seguir em frente, porque não se pode passar o resto da vida vestindo a carapuça de vítima, de coitado ou de culpado.

 Ao contrário, pode-se, e deve-se, utilizar as perdas, a dor, as culpas e os medos como combustíveis para uma transformação, para uma verdadeira guinada na vida, para uma superação que só tende a trazer coisas boas.

Portanto, saia da rotina, abra as portas para o novo e se supere, sempre, a cada dia!

bBeijos

Ju Lopes

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Como Se Concentrar No Trabalho?
Como ser feliz agora?
Tags: , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.