O uso de anabolizantes pode causar tantas coisas que nem sei por onde começar, de verdade!
Como eu gosto de “dar choque”, vou começar logo pelo câncer, que todo mundo tem medo. Ah, não sabia? Pois o uso de anabolizantes pode causar câncer no fígado! O que acontece é que o fígado é o órgão responsável por metabolizar todos os medicamentos que consumimos, e o consumo de anabolizantes sobrecarrega o fígado, podendo ocasionar, em alguns casos, câncer hepático, que, como vocês devem saber, mata.
Quando não mata com o câncer, o anabolizante pode matar com problemas cardiovasculares. Sim, o uso de anabolizantes, devido a “dose extra” de hormônios, causa problemas cardiovasculares, já que isso acaba atingindo o músculo cardíaco, que acaba tendo fibroses por causa das alterações no metabolismo. O que acontece em seguida é que as fibroses podem obstruir veias e vasos, o que é causa de ataque cardíaco. Isso sem falar que toda essa sobrecarga de hormônio no fígado pode gerar aumento na produção de enzimas, o que leva a maior produção do colesterol ruim do que do colesterol bom. Aí, olha o problema, essa gordura vai se acumulando nas artérias do coração e do cérebro, o que causa o entupimento dessas veias, gerando problemas como, por exemplo, acidente vascular cerebral.
Além disso, muitos outros problemas podem ocorrer. Em relação à pele, por exemplo, é comum o surgimento de alguns problemas cutâneos, sobretudo relacionados à oleosidade e acne, já que os anabolizantes hipertrofiam as glândulas sebáceas, aumentando a produção de sebo. E não é só, já que o desequilíbrio hormonal causado por eles deixam marcas, como aumento dos pelos, tanto no homem como na mulher, perda da libido (para homens e mulheres), aumento no tecido mamário masculino, engrossamento da voz, pomo de adão e muito mais.
Quando usada por pessoas ainda em fase de crescimento, os problemas são ainda maiores, já que a testosterona em excesso atrapalha o crescimento. Outro sintoma muito comum do uso de anabolizantes é a agressividade, que aumenta em grande parte dos usuários, e ocorre justamente por causa da testosterona.
Para os homens que desejam ter filhos, o uso de anabolizantes é extremamente perigoso já que o risco de infertilidade é enorme, vez que é comum ocorrer atrofia nos testículos. Quando consumida em altas doses, a testosterona acaba fazendo com que os testículos percam a capacidade natural de produzi-la, sendo que esse problema pode ou não ser revertido a depender de cada caso específico. No mais, sabe-se que os anabolizantes podem causar impotência, pois eles causam bloqueios na hipófise, fazendo com que o indivíduo apresente o chamado hipogonadismo, onde há disfunção erétil e a perda do desejo sexual.
No mais, só para finalizar, o uso de anabolizante injetável aumenta enormemente o risco de doenças como hepatite e até HIV, isso porque muita gente sequer tem o cuidado de verificar se a seringa utilizada é nova, se veio lacrada ou não.
Ou seja, são riscos demais por benefícios, se é que se pode falar isso, de menos.
Beijos
Ju Lopes